12 fevereiro, 2012

Video para você: "Muito Além do Cidadão

Em 1993, o Channel Four, uma rede de TV Britânica, produziu um filme que conta a história da Rede Globo de Televisão e as ações sombrias no país. O documentário foi proibido no Brasil desde 1994, graças a uma ação judicial movida por Roberto Marinho. Atualmente existem poucas cópias em circulação no Brasil. O filme conta com a participação de alguns artistas, políticos, e especialistas como Luiz Inácio Lula da Silva, Chico Buarque, Leonel Brizola e Washington Olivetto. O documentário jamais esteve no circuito de cinemas brasileiros e a exibição que ocorreria no Museu de Arte Moderna (MAM), do Rio de Janeiro, foi proibida pelo então presidente da República, Itamar Franco.

O título original é "Beyond Citizen Kane". Ele teve origem no personagem de Orson Welles, Cidadão Kane ou Charles Foster Kane, criado no final da década de 1940, como protótipo do magnata dono de um império de comunicação. O personagem Cidadão Kane, por sua vez, foi criado por Wells para o filme sobre William Randolph Hearst, magnata da comunicação nos Estados Unidos.

O documentário é dividido em 4 partes: Na primeira parte ele mostra a relação entre a Rede Globo de Televisão e o período militar, no qual se vê fatos sociais que ocorreram no país em decorrência do governo. Na segunda parte apresenta o acordo firmado entre a Rede Globo e o Grupo Time-Life. Na terceira parte evidencia-se o poder do proprietário da Rede Globo, Roberto Marinho. Mostra também o suposto apoio da Rede Globo à saída dos militares do poder, na figura do candidato à presidência da República Tancredo Neves. Na quarta parte, tida como a mais importante e reveladora do filme, mostra-se às claras os envolvimentos ilegais e mecanismos manipulativos utilizados pelas Organizações Globo em suas obscuras parcerias para com o poder em Brasília. Contudo, o documentário não apresenta fontes primárias, apenas entrevistas.



Indicação da Jornalista Neide Pessoa

http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/message/12829

Nenhum comentário:

Postar um comentário