10 fevereiro, 2012

Datas de Fevereiro - Dia 12

Nascia em Kentucky, EUA, Abraham Lincoln (1809).
Grande presidente norte Americano – o 17º em 1861/6 - que assinou a constituição de seu país. É lembrado como Salvador da União, emancipador dos escravos (1862) e personificação da lenda de que qualquer pessoa, de qualquer condição, pode chegar a Casa Branca, sede do governo nos EUA; pois vinha da uma família muito pobre. Defensor da Democracia ocupa um lugar Especial na história norte Americana.
"Se eu tivesse 8 horas para cortar uma Arvore, gastaria 6 afiando o meu machado".


Nascia em Shrewsbury, Inglaterra, o Naturalista Charles Robert Darwin (1809).
Filho do médico Robert Darwin e Susannah Darwin. Neto do Livre Pensador Erasmus Darwin. Para ele, o Criador Cria por Leis. Essas Leis regem as transmutações – as formações de novas espécies. Considera que as espécies sofrem alterações permanentes a fim de adaptar-se as peculiaridades do habitat. Defende a tese que o Homem descende do Macaco. Em 1832 Conheceu a Floresta Tropical da Bahia. Anota em seu diário que jamais conheceria tamanhos "arroubos de Prazer".


Nascia Vittorio-Emmanuele de Savóia (1937), príncipe de Nápoles, Chefe da Casa Real Italiana.

Nascia em Garanhuns, Pernambuco – Terra de Lula – José Domingos de Morais (1941).
O "Príncipe do Baião" Dominguinhos.


Nascia, em Duas Barras, interior do RJ, Martinho José Ferreira, (1938) o Cantor, Compositor e apaixonado pôr Vila Isabel, Martinho da Vila.
Filho de Josue Ferreira e D.Teresa. Único irmão de 4 irmãs. Menino pobre engraxou sapatos e Limpou caixas de gordura. O Pai não agüentando a miséria, suicidou-se. Sua Mãe teve que distribuir os 5 filhos na comunidade da paróquia que eles freqüentavam no subúrbio de Lins de Vasconcelos. Martinho foi Trabalhar de empregado doméstico de D. Ida e D. Alzira, 2 Professoras que ensinaram-lhe a Ler. Iniciou na Escola De Samba Aprendizes Da Boca Do Mato, recém Fundada. No 2º Carnaval, Escreveu o Samba-de-Enredo Carlos Gomes. Entre os Sambistas, correu a Notícia que ele estava surgindo um Gênio na pequena Escola. Celebridades do SAMBA foram buscá-lo. Em 1967, já na Escola De Samba Unidos De Vila Isabel, Encantou a todos com o antológico Samba-de-Enredo Carnaval De Ilusões, levando a Escola para as Grandes agremiações do RIO. Nascia o Martinho da Vila.
Nesse ano, iniciava sua carreira de Cantor, no Teatro Record/SP, NO III Festival da MPB com a Música Menina Moça. Em 1968, no IV Festival da MPB da Record/SP `arrebentou' com o Sucesso Casa De Bamba, até hoje sua Música mais lembrada e pedida. MARTINHO comprou a Fazenda que seus Pais Trabalhavam e hoje descansa na casa de caseiro que sua Mãe deu-lhe a Vida.

Martinho da Vila Sonhava em Ser Compositor. Nunca pretendeu Ser Cantor. E como
Compositor inscreveu Seu Samba "Menina Moça" no II Festival de Música popular
Brasileira, em SÃO PAULO, em 1967. Jamelão foi escolhido para Ser o Interprete
de Martinho, que teve dificuldade em passar ao Cantor os detalhes da Composição.
A medida que Se aproximava o dia da Apresentação de "menina Moça", as
preocupações de Martinho Aumentavam. Cheio de compromissos, Shows pelo Brasil
Inteiro, Jamelão não tivera tempo para ensaio e parecia não estar pronto para
defender o Samba do Compositor de Vila Isabel, quando a hora chegasse.
E foi o que aconteceu. A Direção do Festival foi Comunicada que Jamelão não
poderia participar do evento e que Martinho não tinha Interprete para Seu Samba.
Não Sabia Jamelão o Grande Beneficio que estava fazendo, naquele momento, para a
Musica popular Brasileira.
Martinho da Vila foi obrigado a defender Sua Composição e Nasceu o Interprete
que deu ao Samba, uma forma diferente de Ser Cantado.
(Revista História do Samba)




Nos deixava Rubens Cubeiro Rodrigues (1999), o Guitarrista Rubinho do Jô 11 e meia: 2 derrames cerebrais, 3 cirurgias no cérebro. Estava internada desde 12/98, aos 63 anos, infecção generalizada, SP.

O ex-deputado federal Sergio Naya, dono da Construtora Sersan, é condenado à indenizar 88 moradores do edifício que caiu: R$ 165 mil para cada morador (1999).

Nos deixava o Cartunista Americano Charles Monroe Schulz (2000),
Criador de Charlie Brown, Snoopy e sua turma Suas tiras foram traduzidas para 21 idiomas e publicados em 2.600 Jornais de 75 países. Tinha 355 milhões de Leitores. Antes de ser vitimado pôr um câncer, aos 77 anos, Desenhou sua última tira, despedindo-se de seus Leitores. Califórnia, EUA.


http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/message/12727
http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/message/12728

Nenhum comentário:

Postar um comentário