Facebook

Twitter

29 abril, 2025

Le Monde

 


MANCHETES

Uma mulher usa a lanterna do celular enquanto passeia com seu cachorro em Vigo (Espanha), 28 de abril de 2025.
MIGUEL RIOPA / AFP
Grande apagão lança Espanha e Portugal no caos
Trens parados, metrôs fechados, trânsito paralisado, voos cancelados, comunicações parcialmente cortadas... A Península Ibérica sofreu um apagão sem precedentes pouco depois do meio-dia de segunda-feira. As causas ainda não foram determinadas.
Usando seus celulares para iluminar os corredores escuros de um grande bazar chinês nos subúrbios de Madri, os clientes procuravam lanternas, velas, pilhas e rádios portáteis em uma atmosfera cinematográfica apocalíptica. Logo abaixo, em um supermercado Mercadona operando com gerador, prateleiras abastecidas com refeições prontas, garrafas de água, papel higiênico e sacos de carvão foram invadidas.
Ler mais
O primeiro-ministro canadense Mark Carney chega ao palco em sua sede de campanha depois que o Partido Liberal venceu as eleições canadenses em Ottawa na terça-feira, 29 de abril de 2025.
Mark Carney mantém seu cargo como primeiro-ministro do Canadá
O candidato conservador Pierre Poilievre, frequentemente comparado a Donald Trump e que era previsto para vencer há alguns meses, foi penalizado em decorrência das ameaças do presidente dos EUA contra seu vizinho do norte.
Leia o artigo
Cenas de votação em 29 de abril de 1945, em Paris.
Há 80 anos, as mulheres francesas finalmente votaram pela primeira vez
Em 29 de abril de 1945, as mulheres puderam votar pela primeira vez na França. Hoje, algumas centenárias relembram essas eleições municipais históricas. Elas enfatizam que obtiveram esse direito do governo provisório do General Charles de Gaulle em 1944, graças à sua participação ativa na Resistência.
Leia o artigo
Beit Lahia, no norte da Faixa de Gaza, após ataques israelenses, 28 de abril de 2025.
'Apelamos à União Europeia para que apoie uma confederação dos estados de Israel e da Palestina numa única pátria'
Condenar atrocidades ou expressar apoio abstrato a uma "solução de dois Estados" não é mais suficiente, argumenta um grupo internacional de 121 acadêmicos e intelectuais, incluindo Kenneth Pomeranz e Gisèle Sapiro.
Leia o artigo
SOLÈNE REVENEY PARA “LE MONDE” APÓS YAN DOBRONOSOV / GLOBAL IMAGES UCRÂNIA VIA GETTY IMAGES
Viktoria Roshchyna era uma jornalista ucraniana que estava atrás das linhas russas. Ela não voltou viva
 A jovem, que se descreveu como uma "guerreira da informação", morreu detida na Rússia. O Le Monde e seus parceiros da Forbidden Stories traçaram sua trajetória desde seu desaparecimento nos territórios ocupados no verão de 2023.
Ler mais
A procissão do caixão do papa da Capela de Santa Marta até a Basílica de São Pedro após a morte do pontífice no Vaticano em 23 de abril de 2025.
Começam grandes manobras para a sucessão do Papa Francisco
As congregações gerais, que começaram no dia seguinte à morte de Francisco, oferecem uma oportunidade para discussões sobre o futuro da Igreja Católica. Conservadores e progressistas estão se avaliando antes do início do conclave, em 7 de maio.
Leia o artigo
A toureira mexicana Paola San Roman durante uma tourada na Monumental Plaza de Toros México, na Cidade do México, em 9 de fevereiro de 2024.
No México, 'touradas sem violência' não agradam a ninguém
Em março, o parlamento aprovou a proibição de matar touros na arena, para grande consternação dos profissionais do setor e também dos defensores da proibição total das touradas.
Leia o artigo

ESCOLHAS DO EDITOR

Na França, a China não mede esforços para silenciar os dissidentes
Leia o artigo
Kim Kardashian em Los Angeles, Califórnia, em 19 de outubro de 2024.
Julgamento dos "ladrões de avós" de Kim Kardashian começa em Paris
Leia o artigo
A exceção cultural da Europa sob ataque dos americanos
Leia o artigo

OPINIÃO

Atender às expectativas dos jovens no local de trabalho
Ao contrário dos estereótipos, a maioria dos franceses de 16 a 30 anos tem maior ânsia por trabalho do que as gerações mais velhas, de acordo com um estudo recente. No entanto, eles têm expectativas válidas de reconhecimento, autonomia e respeito da gerência.
"Não estamos trabalhando o suficiente." Essa declaração, feita pelo primeiro-ministro francês François Bayrou ao lançar sua conferência sobre finanças públicas em meados de abril, ressaltou a gravidade da situação orçamentária da França e a necessidade de aumentar as taxas de emprego para impulsionar a produtividade, essencial para financiar o modelo social do país e investimentos futuros, especialmente devido ao declínio demográfico .
Ler mais
Em 1945, as mulheres francesas “votaram pelo direito de votar, comparecendo em massa às suas primeiras eleições”
Leia o artigo

MAIS HISTÓRIAS

Energia elétrica na Espanha está quase totalmente restaurada, Portugal volta ao normal após um dos apagões mais graves da Europa
Ainda há dúvidas sobre o que causou um dos apagões mais graves da Europa na segunda-feira, aterrando voos, paralisando sistemas de metrô, interrompendo comunicações móveis e fechando caixas eletrônicos na Espanha e Portugal.
Leia o artigo
Supremo Tribunal da UE decide contra o programa de "passaporte dourado"
O Tribunal de Justiça Europeu ordenou que Malta encerrasse seu programa que permite que indivíduos ricos adquiram cidadania da UE, determinando que ele violava as leis da União Europeia.
Leia o artigo
Macron define horizonte de 10 dias para ampliar pressão ocidental sobre a Rússia
O presidente francês acrescentou que acreditava ter "convencido os americanos da possibilidade de uma escalada de ameaças e potenciais sanções" contra Moscou.
Leia o artigo
As refinarias de ouro suíças estão operando em plena capacidade
As quatro plantas de processamento de metais preciosos do país estão passando por alta atividade em meio à corrida do ouro desencadeada pela instabilidade internacional.
Leia o artigo
Multinacionais do café lucram com trabalho forçado no Brasil, alega ONG em denúncia nos EUA
Starbucks, Nestlé, McDonald's e outras grandes marcas estariam supostamente comprando café de fazendas brasileiras que utilizam formas de escravidão, de acordo com a ONG Coffee Watch, que está registrando uma denúncia nos EUA. No Brasil, a servidão e o tratamento cruel infligidos aos trabalhadores estão longe de serem erradicados.
Leia o artigo