Facebook

Twitter

03 janeiro, 2025

Le Monde

 



Sexta-feira, 3 de janeiro de 2025
O melhor do jornalismo francês, cuidadosamente selecionado e entregue na sua caixa de entrada todas as manhãs.
FOTO DE ARQUIVO: Elon Musk fala com o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, em uma exibição do lançamento do sexto voo de teste do foguete SpaceX Starship em Brownsville, Texas, EUA, 19 de novembro de 2024 Brandon Bell/Pool via REUTERS/Foto de arquivo

COLUNA

ícone de assinante'O ano de Trump começa com uma ofensiva antidemocrática e antieuropeia liderada por Elon Musk'

Assim como o presidente eleito dos EUA durante seu primeiro mandato, o chefe da SpaceX ataca líderes europeus e promove seus oponentes no X, sua rede de mídia social. Esta é uma forma preocupante de interferência em uma Europa onde a extrema direita está florescendo, escreve a colunista do Le Monde Sylvie Kauffmann.

Leia o artigoícone ler artigo

Policiais andando pela Bourbon Street passando por repórteres em 2 de janeiro de 2025 em Nova Orleans, Louisiana, um dia após um ataque de um homem dirigindo um caminhão pela Bourbon Street no French Quarter. Pelo menos 15 pessoas foram mortas e 30 ficaram feridas em 1º de janeiro quando um veículo atropelou durante a noite uma multidão de Ano Novo no coração do próspero distrito turístico de Nova Orleans, disseram autoridades da cidade do sul dos EUA. (Foto de ANDREW CABALLERO-REYNOLDS / AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteApós ataque, Nova Orleans quer mostrar que não há perigo para o turismo

O FBI declarou que o terrorista, um ex-militar dos EUA, provavelmente agiu sozinho. Quatorze pessoas foram mortas e 35 ficaram feridas.

Leia o artigoícone ler artigo

A polícia monta guarda na residência do presidente impeachment da Coreia do Sul, Yoon Suk Yeol, em Seul, em 3 de janeiro de 2025. Investigadores sul-coreanos chegaram do lado de fora da residência presidencial na sexta-feira de manhã para prender Yoon Suk Yeol, com os apoiadores ferrenhos do líder impeachment se aglomerando do lado de fora para protegê-lo, viram repórteres da AFP. Carros transportando investigadores investigando a curta declaração de lei marcial de Yoon foram até sua residência no centro de Seul, que estava cercada por uma forte presença policial, viram a AFP. Yoon se tornaria o primeiro presidente em exercício na história da Coreia do Sul a ser preso. (Foto de JUNG Yeon-je / AFP)

Coreia do Sul: Prisão do presidente Yoon Suk Yeol impedida pelos seus serviços de segurança e pelos militares

Investigadores foram frustrados em sua tentativa de prender o presidente suspenso Yoon Suk Yeol na sexta-feira. O confronto dramático, que colocou a polícia contra os guarda-costas de Yoon, decorre de sua tentativa fracassada de impor a lei marcial.

Leia o artigoícone ler artigo

O presidente russo Vladimir Putin participa de um comício do Conselho Econômico Supremo da Eurásia no resort Igora, na região de Leningrado, Rússia, em 26 de dezembro de 2024. Sputnik/Gavriil Grigorov/Pool via REUTERS ATENÇÃO EDITORES - ESTA IMAGEM FOI FORNECIDA POR TERCEIROS.

ícone de assinanteSituação econômica da Rússia piora antes do retorno de Trump à Casa Branca

O presidente Vladimir Putin não respondeu à oferta de acordo do presidente eleito dos EUA. Seu exército continua na ofensiva na Ucrânia. No entanto, quase três anos após o início da guerra, os sinais de uma deterioração repentina na situação econômica estão se multiplicando.

Leia o artigoícone ler artigo

©PHOTOPQR/LE DAUPHINE/Christophe AGOSTINIS; Avinhão; 02/01/2024; Avignon em 2 de janeiro de 2024. ILUSTRAÇÃO janeiro secoFoto Christophe Agostinis / Le Dauphiné Libéré (MaxPPP TagID: maxnewsworldsix124670.jpg) [Foto via MaxPPP]

ícone de assinanteJaneiro seco é mais popular do que nunca na França, apesar da falta de apoio governamental

O desafio de janeiro, uma pausa de um mês no consumo de álcool, oferece inúmeros benefícios à saúde. No entanto, pelo sexto ano consecutivo, a iniciativa continua sem apoio governamental ou apoio de política oficial na França.

Leia o artigoícone ler artigo

ANÁLISE

ícone de assinanteOlga de Amaral, visionária têxtil da Colômbia, ganha destaque na Fundação Cartier

Apresentando 80 obras — a maioria das quais nunca foi exibida na França — a exposição de Paris destaca a energia transformadora das criações tecidas do designer colombiano.

Leia o artigoícone ler artigo


O presidente do partido francês de extrema direita Rassemblement National (RN) e eurodeputado Jordan Bardella fala durante um debate sobre a necessidade do apoio contínuo da UE à Ucrânia, como parte de uma sessão plenária no Parlamento Europeu em Estrasburgo, leste da França, em 17 de julho de 2024. (Foto de FREDERICK FLORIN / AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteO lento realinhamento da extrema direita francesa em relação à Ucrânia

Clément Guillou

Leia o artigoícone ler artigo

Makoto Uchida, Diretor, Representante Executivo, Presidente e CEO da Nissan Motor Corporation, Toshihiro Mibe, Diretor, Presidente e Representante Executivo da Honda, juntamente com Takao Kato, Diretor, Representante Executivo, Presidente e CEO da Mitsubishi Motors (não retratado), realizam uma coletiva de imprensa conjunta sobre suas negociações de fusão, em Tóquio, Japão, 23 de dezembro de 2024. REUTERS/Kim Kyung-Hoon

COLUNA

ícone de assinante'A Nissan avaliou mal sua vulnerabilidade ao desfazer sua aliança com a Renault'

Stéphane Lauer

Leia o artigoícone ler artigo

Um veículo blindado está ao lado de barreiras antitanque de concreto enquanto o primeiro-ministro polonês inspeciona a primeira seção concluída das fortificações do "Escudo Oriental" na fronteira entre a Polônia e a Rússia, perto de Dabrowka, norte da Polônia, em 30 de novembro de 2024. (Foto de Wojtek RADWANSKI / AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteA Polônia faz do "Escudo Oriental" o centro de suas ambições de poder militar

Jakub Iwaniak

Leia o artigoícone ler artigo

26 de dezembro de 2024. O Huanan Seafood Wholesale Market está fechado, com todo o mercado transferido para outro local 20 km ao norte. A cerca azul ao redor do antigo local do mercado era tão apertada que mal se conseguia ver o interior. O mercado de óculos no segundo andar ainda está aberto.

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteCovid-19: Cinco anos depois, a busca pela origem do SARS-CoV-2 continua infrutífera

Hervé Morin

Leia o artigoícone ler artigo

SELEÇÃO

ícone de assinanteOs filmes favoritos do Le Monde de 2024

Leia o artigoícone ler artigo

EDITORIAL

O caminho estreito de Emmanuel Macron

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinante'A saída da França da crise política implica neutralizar os extremos'

Françoise Fressoz - Colunista

Leia o artigoícone ler artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteAtaque do Talibã aos direitos das mulheres atinge novo patamar no Afeganistão

Os fundamentalistas islâmicos no poder estão exigindo que as ONGs que operam no país se livrem de suas funcionárias. Eles também estão ordenando que as janelas da cozinha sejam bloqueadas para esconder suas ocupantes femininas.

Leia o artigoícone ler artigo

Explosão do Tesla em Las Vegas: Homem no carro se matou antes da explosão do Cybertruck

Em um comunicado à imprensa sobre o incidente, no qual um Tesla Cybertruck explodiu em frente ao hotel do presidente eleito Donald Trump em Las Vegas, autoridades declararam que um soldado do Exército dos Estados Unidos que estava no carro atirou na própria cabeça.

Leia o artigoícone ler artigo

Principais diplomatas europeus na Síria para conversações com o líder Sharaa

O ministro das Relações Exteriores francês, Jean-Noël Barrot, e sua colega alemã, Annalena Baerbock, chegaram a Damasco na sexta-feira para discussões em nome da União Europeia.

Leia o artigoícone ler artigo

Apple aceita acordo de US$ 95 milhões em processo de espionagem contra Siri

A gigante da tecnologia sediada na Califórnia fez da privacidade do usuário uma parte importante de sua imagem de marca e uma das razões pelas quais ela controla rigidamente seu ecossistema de hardware e software.

Leia o artigoícone ler artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteA Europa que compra petróleo e gás americano pode evitar uma guerra comercial com Trump?

O presidente eleito se envolveu em uma disputa de poder com a Europa, incitando-a a comprar grandes quantidades de petróleo e gás americanos. Este é um desejo difícil de conceder, dadas as baixas margens disponíveis para produtores nos EUA.

Leia o artigoícone ler artigo