Facebook

Twitter

20 janeiro, 2025

Le Monde

 

Palestinos deslocados passam pelos escombros enquanto retornam para suas casas no dia em que um cessar-fogo entre Israel e o Hamas entra em vigor, no norte da Faixa de Gaza, em 19 de janeiro de 2025. REUTERS/Khalil Ramzi

NOTÍCIAS

ícone de assinanteCom a entrada em vigor do cessar-fogo, os habitantes de Gaza esperam "poder viver em paz"

Com o acordo de cessar-fogo, que entrou em vigor no domingo, o território palestino recuperou uma calma desconhecida por 471 dias. Enquanto a ajuda humanitária chega, o Hamas intensifica suas demonstrações de força.

Leia o artigoícone ler artigo

TOPSHOT - Apoiadores e parentes de reféns mantidos em cativeiro na Faixa de Gaza desde os ataques de 7 de outubro de 2023 por militantes palestinos reagem enquanto assistem a uma transmissão de televisão ao vivo sobre a libertação de reféns israelenses, na Praça dos Reféns em Tel Aviv, em 19 de janeiro de 2025. A multidão na "Praça dos Reféns" de Tel Aviv aplaudiu e gritou de alegria no final de 19 de janeiro com a notícia de que os três primeiros reféns libertados sob o acordo de cessar-fogo de Gaza haviam retornado a Israel. (Foto de Menahem Kahana / AFP)

RECURSO

ícone de assinanteAlegria e medo na Praça dos Reféns de Tel Aviv após a libertação de três mulheres israelenses

Doron Steinbrecher, Romi Gonen e Emily Damari retornaram para casa após 471 dias de cativeiro na Faixa de Gaza. Depois de uma espera tão longa, a alegria não apagou a raiva sentida por alguns israelenses, que há meses pedem um acordo de cessar-fogo.

Leia o artigoícone ler artigo

WASHINGTON, DC - 19 DE JANEIRO: O presidente eleito Donald Trump sobe no palco em seu comício de vitória na Capital One Arena em 19 de janeiro de 2025 em Washington, DC. Trump será empossado como o 47º presidente dos EUA em 20 de janeiro. Anna Moneymaker/Getty Images/AFP (Foto de Anna Moneymaker / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP)

RECURSO

ícone de assinanteAntes da posse, Trump reforça promessas a apoiadores em êxtase em Washington, DC

Em um comício no domingo, na chuva e depois na neve, o presidente eleito americano repetiu suas promessas de romper com o passado em uma mistura clássica de improvisação, piadas e interações com uma multidão entusiasmada.

Leia o artigoícone ler artigo

Uma foto divulgada pelo governo de transição da Síria mostra o novo líder do país, Ahmed al-Sharaa, esperando a chegada do ministro das Relações Exteriores da Espanha no palácio presidencial em Damasco em 16 de janeiro de 2025. O principal diplomata espanhol hasteou a bandeira de seu país na embaixada em Damasco em 16 de janeiro, mais de uma década depois de Madri suspender a atividade diplomática e enquanto os países ocidentais retomam as relações após a deposição de Assad. - RESTRITO AO USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "FOTO AFP / Governo de Transição da Síria" - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS DE PUBLICIDADE - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES (Foto do GOVERNO DE TRANSIÇÃO DA SÍRIA / AFP) / RESTRITO AO USO EDITORIAL - CRÉDITO OBRIGATÓRIO "FOTO AFP / Governo de Transição da Síria" - SEM MARKETING, SEM CAMPANHAS DE PUBLICIDADE - DISTRIBUÍDO COMO UM SERVIÇO AOS CLIENTES

RECURSO

ícone de assinanteNa Síria, advogados estão preocupados com o domínio do novo regime sobre a advocacia

Os islâmicos do Hayat Tahrir al-Sham decidiram unilateralmente substituir os membros da associação de advogados, eleitos sob o regime de al-Assad, por aqueles da filial de Idlib, a região nordeste que era seu reduto antes de tomarem Damasco.

Leia o artigoícone ler artigo

O embaixador dos EUA na Hungria, David Pressman, fala durante uma entrevista coletiva, anunciando sanções contra o alto funcionário do governo húngaro Antal Rogan, na embaixada dos EUA em Budapeste, Hungria, em 7 de janeiro de 2025. REUTERS/Krisztina Fenyo

CARTA DE...

ícone de assinanteNa Hungria, o embaixador dos EUA demite-se sob as vaias das forças pró-regime

Apontado como inimigo público número um pela mídia local e autoridades governamentais do país, David Pressman deixou seu posto após dois anos e meio de ataques pessoais e ódio implacável de Viktor Orban.

Leia o artigoícone ler artigo

O aplicativo TikTok com a mensagem "Desculpe, o TikTok não está disponível no momento" é visto nesta ilustração tirada em 19 de janeiro de 2025. REUTERS/Dado Ruvic/Ilustração

NOTÍCIAS

ícone de assinanteDomingo louco do TikTok nos EUA, bloqueado e depois restaurado

Usuários americanos não puderam mais acessar o aplicativo chinês no domingo. Mas, como Donald Trump disse sobre sua intenção de assinar uma ordem executiva oferecendo um adiamento do aplicativo na segunda-feira, a empresa disse que o serviço seria restaurado.

Leia o artigoícone ler artigo


INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteProtecionismo, uma história política dos EUA de George Washington a Donald Trump

Pascal Riché

Leia o artigoícone ler artigo

LEITURA LONGA

ícone de assinanteComo a "liberdade de expressão" se tornou a arma dos conservadores nos EUA

Gilles Paris

Leia o artigoícone ler artigo

2018, o título é "Espelho"

ENTREVISTA

ícone de assinante'Trump acredita, como Putin, que os fortes estão destinados a devorar os fracos'

Benjamin Quenelle

Leia o artigoícone ler artigo

Estrasburgo, 19 de setembro de 2024. Instituto de Fisiologia e Química Biológica, Universidade de Estrasburgo. Cultura de células.

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinantePFAS: Em busca da arma contra os "produtos químicos eternos"

Mehdi Harmi e Kassiopée Toscas

Leia o artigoícone ler artigo

Uma placa em um supermercado que usa o Facewatch em Bristol, Inglaterra, em 28 de junho de 2023. O sistema de reconhecimento facial alerta os funcionários da loja quando alguém em uma lista de observação de furto entra (Suzie Howell/The New York Times).

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteO uso do reconhecimento facial em Londres está aumentando, apesar das falhas da tecnologia

Julie Zaugg

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinanteO acordo de cessar-fogo em Gaza: um castelo de cartas

Jean-Pierre Filiu - Historiador e professor da Sciences Po Paris

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinanteThomas Piketty: 'Na batalha global entre democracia e oligarquia, só podemos esperar que os europeus saiam da sua letargia'

Thomas Piketty - professor da EHESS (Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales, Paris) e da Escola de Economia de Paris

Leia o artigoícone ler artigo

Posse de Trump terá a primeira presença de líderes estrangeiros

Donald Trump rompeu com a tradição e convidou políticos estrangeiros para sua posse, incluindo figuras conservadoras e de extrema direita, como a italiana Giorgia Meloni, o argentino Javier Milei e a eurodeputada francesa Marion Maréchal.

Leia o artigoícone ler artigo

VÍDEO

Assista Trump prometer o fim de "quatro longos anos de declínio americano" no último comício antes da posse

O presidente eleito dos EUA reuniu seus apoiadores uma última vez antes de fazer o juramento de posse, prometendo medidas severas contra a imigração e o "wokismo".

Leia o artigoícone ler artigo

ícone de assinanteCrise diplomática sobre a Groenlândia se intensifica entre a Dinamarca e o futuro governo Trump

Em uma conversa telefônica com o primeiro-ministro dinamarquês em 15 de janeiro, o presidente eleito dos EUA aparentemente reiterou suas ameaças de uma guerra comercial contra a Dinamarca, causando turbulência no reino.

Leia o artigoícone ler artigo

Bombeiros cansados ​​de Los Angeles se preparam para ventos perigosos

Os dois maiores incêndios, que arrasaram bairros inteiros da segunda maior cidade dos EUA, estão agora mais da metade contidos, anunciaram autoridades no domingo. Mas o Serviço Nacional de Meteorologia alertou que ventos fortes e umidade muito baixa trariam novamente 'condições climáticas perigosas de alerta vermelho para incêndios de alto nível' na segunda-feira.

Leia o artigoícone ler artigo

Houthis alertam sobre 'consequências' de quaisquer ataques ao Iêmen durante o cessar-fogo em Gaza

Na sexta-feira, os rebeldes iemenitas alertaram que continuariam seus ataques se Israel não respeitasse os termos do cessar-fogo com o Hamas, que está programado para começar às 06h30 GMT de domingo.

Leia o artigoícone ler artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteExtrema direita francesa dividida entre fascínio e desconfiança em relação a Elon Musk

Embora o aliado bilionário Donald Trump tenha apoiado a extrema direita britânica e alemã, ele ainda não se intrometeu na política francesa. Isso é um alívio para o Rassemblement National, que abordou a questão Musk com cautela.

Leia o artigoícone ler artigo