Facebook

Twitter

02 janeiro, 2025

Le Monde

 


O melhor do jornalismo francês, cuidadosamente selecionado e entregue na sua caixa de entrada todas as manhãs.
O presidente eleito Donald Trump fala com repórteres antes de uma festa de Ano Novo em Mar-a-Lago, terça-feira, 31 de dezembro de 2024, em Palm Beach, Flórida. (AP Photo/Evan Vucci)

COLUNA

ícone de assinante'2025 não será o ano da recuperação democrática'

Apesar de algumas surpresas agradáveis, os resultados das eleições realizadas ao redor do mundo confirmaram a erosão do "centro" e a ascensão contínua dos movimentos de protesto, explica o colunista do Le Monde, Alain Frachon.

Leia o artigoícone ler artigo

A polícia de Nova Orleans e agentes federais investigam um suposto ataque terrorista na Bourbon Street, em Nova Orleans, no dia de Ano Novo, quarta-feira, 1º de janeiro de 2025. (Chris Granger/The New Orleans Advocate via AP)

ícone de assinanteAtaque em Nova Orleans: Investigadores focam na radicalização do agressor, um veterano do Exército dos EUA

O ataque com carro-atropelamento matou pelo menos 15 pessoas nas ruas lotadas da cidade americana durante as celebrações de Ano Novo. Shamsud-Din Jabbar, 42, nascido e residente no Texas, deixou um vídeo no qual jurou lealdade ao Estado Islâmico.

Leia o artigoícone ler artigo

Um veículo blindado está ao lado de barreiras antitanque de concreto enquanto o primeiro-ministro polonês inspeciona a primeira seção concluída das fortificações do "Escudo Oriental" na fronteira entre a Polônia e a Rússia, perto de Dabrowka, norte da Polônia, em 30 de novembro de 2024. (Foto de Wojtek RADWANSKI / AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteA Polônia faz do "Escudo Oriental" o centro de suas ambições de poder militar

O país embarcou em um reforço massivo de sua infraestrutura de defesa nas fronteiras com a Rússia e a Bielorrússia. Ele visa construir o exército líder da Europa. Mas o governo agora no poder deve enfrentar o legado difícil de seus antecessores.

Leia o artigoícone ler artigo

Makoto Uchida, Diretor, Representante Executivo, Presidente e CEO da Nissan Motor Corporation, Toshihiro Mibe, Diretor, Presidente e Representante Executivo da Honda, juntamente com Takao Kato, Diretor, Representante Executivo, Presidente e CEO da Mitsubishi Motors (não retratado), realizam uma coletiva de imprensa conjunta sobre suas negociações de fusão, em Tóquio, Japão, 23 de dezembro de 2024. REUTERS/Kim Kyung-Hoon

COLUNA

ícone de assinante'A Nissan avaliou mal sua vulnerabilidade ao desfazer sua aliança com a Renault'

O grupo japonês foi forçado a unir forças com sua compatriota Honda, um casamento que faz pouco sentido industrial. Quanto à montadora francesa, ela se viu isolada, frágil e limitada em sua capacidade de fazer a transição para veículos elétricos, escreve o colunista do Le Monde, Stéphane Lauer.

Leia o artigoícone ler artigo

A sinalização é vista do lado de fora do Woking Community Hospital, a sudoeste de Londres, em 11 de abril de 2024, antes da visita do primeiro-ministro britânico Rishi Sunak. (Foto de Leon Neal / POOL / AFP)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteNo Reino Unido, a 'Regra de Martha' visa permitir que os pacientes obtenham uma segunda opinião médica

A introdução deste experimento em mais de 100 hospitais em todo o país salvou vidas ao permitir uma revisão do atendimento ou uma mudança de tratamento.

Leia o artigoícone ler artigo

Trabalhadores autônomos se preparam para receber os pedidos após retirá-los do armazém de alimentos da Swiggy em uma área de mercado em Nova Déli, Índia, em 6 de maio de 2024. REUTERS/Priyanshu Singh

NOTÍCIAS

ícone de assinanteComo os serviços de entrega em 10 minutos estão revolucionando o comércio na Índia

Plataformas que oferecem serviços de entrega ultrarrápida estão crescendo no país mais populoso do mundo, onde podem recrutar uma força de trabalho quase ilimitada. Essa disrupção está desestabilizando lojas pequenas e tradicionais.

Leia o artigoícone ler artigo


A acadêmica franco-iraniana Fariba Adelkhah observa enquanto chega para participar de uma cerimônia de boas-vindas na Sciences Po University em Paris em 20 de outubro de 2023, após ficar detida por quatro anos e meio no Irã e retornar à França. Adelkhah foi presa em junho de 2019 e condenada por acusações de segurança nacional que seus apoiadores denunciaram como absurdas. Ela foi libertada da prisão em fevereiro, mas continuou impossibilitada de deixar o Irã. (Foto de ALAIN JOCARD / AFP)

COLUNA

ícone de assinanteUm relato excepcional das prisões iranianas

Jean-Pierre Filiu

Leia o artigoícone ler artigo

26 de dezembro de 2024. O Huanan Seafood Wholesale Market está fechado, com todo o mercado transferido para outro local 20 km ao norte. A cerca azul ao redor do antigo local do mercado era tão apertada que mal se conseguia ver o interior. O mercado de óculos no segundo andar ainda está aberto.

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteCovid-19: Cinco anos depois, a busca pela origem do SARS-CoV-2 continua infrutífera

Hervé Morin

Leia o artigoícone ler artigo

SELEÇÃO

ícone de assinanteOs filmes favoritos do Le Monde de 2024

Leia o artigoícone ler artigo

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteJovens introvertidos não querem ser a alma da festa: 'Tenho que estar preparado para ter a energia sugada de mim'

Audrey Parmentier

Leia o artigoícone ler artigo

Por sugestão de José Martinez, Diretor de Dança, Alexander Neef, Diretor Geral da Ópera Nacional de Paris, nomeou Roxane Stojanov Danseuse Étoile de l'Opéra National de Paris no palco da Ópera da Bastilha, após a apresentação do balé Paquita de Pierre Lacotte, no qual ela interpretou o papel-título, no sábado, 28 de dezembro de 2024.

NOTÍCIAS

ícone de assinanteRoxane Stojanov, nova estrela do balé da Ópera de Paris

Rosita Boisseau

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinante'A saída da França da crise política implica neutralizar os extremos'

Françoise Fressoz - Colunista

Leia o artigoícone ler artigo

EDITORIAL

Os desafios da reconstrução de Mayotte

Leia o artigoícone ler artigo

Homem armado mata pelo menos 12, incluindo duas crianças, em tiroteio em Montenegro

O atirador matou o dono de um bar na cidade de Cetinje, os filhos do dono do bar e seus próprios familiares, disseram as autoridades na quarta-feira. Mais tarde, ele morreu após atirar em si mesmo.

Leia o artigoícone ler artigo

Autoridade Palestina suspende transmissões da Al Jazeera

As tensões entre a rede sediada em Doha e o movimento Fatah do presidente palestino Mahmud Abbas aumentaram nas últimas semanas após a cobertura do canal de confrontos entre forças de segurança palestinas e militantes em Jenin.

Leia o artigoícone ler artigo

GALERIA

ícone de assinanteUm ano de crise no Parlamento francês, em fotos

O fotojornalista Julien Muguet trabalha regularmente para o Le Monde, cobrindo eventos na Assemblée Nationale. Aqui está uma retrospectiva de um ano cheio de reviravoltas, com quatro primeiros-ministros, eleições antecipadas e dois governos interinos.

Leia o artigoícone ler artigo

RECURSO

ícone de assinanteAs performances cada vez melhores de Victor Wembanyama encantam San Antonio

Prestes a completar 21 anos, o astro francês do San Antonio Spurs está tendo um ótimo começo em sua segunda temporada e está se mostrando um sério candidato a uma vaga no NBA All-Star Game.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteNo campo de refugiados de Yarmouk, o futuro desfeito dos palestinos da Síria

Esta área na periferia sul de Damasco é o coração pulsante da diáspora palestina. Depois de ser reduzida a escombros durante a guerra civil, apenas alguns milhares de habitantes ainda vivem lá.

Leia o artigoícone ler artigo

2024 foi o ano mais quente já registrado na China

A China também registrou o mês mais quente de sua história em julho de 2024.

Leia o artigoícone ler artigo