Facebook

Twitter

17 janeiro, 2025

Jornalismo Novabrasil

 

O vai e vem da polêmica do Pix

Na coluna Conexão Brasília desta semana, o nosso comentarista de política, Diego Amorim, explicou e analisou a “crise do Pix”, que resultou na revogação por parte do governo Lula de uma portaria da Receita Federal. A norma promovia mudanças no monitoramento de movimentações financeiras de pessoas físicas e jurídicas e foi alvo de uma enxurrada de fake news na internet. Segundo ele, o governo, que precisa aumentar a arrecadação, não conseguiu esclarecer o que estava realmente querendo com as mudanças, e perdeu a batalha das redes sociais, também impulsionada, em parte, por desinformações criminosas.

“Se era fake news, por que voltaram atrás?”, questionou Amorim

Enfim, um passo para a paz? 

O acordo de paz entre Israel e o grupo Hamas foi celebrado nesta semana pelos dois lados dessa guerra que se arrasta há 15 meses. Mas, ainda há muitas dúvidas sobre a implantação e desenrolar do plano. Em entrevista à Novabrasil, o historiador João Miragaya avaliou que “o Egito foi um mediador decisivo no processo”. Já o professor Leonardo Trevisan, da ESPM, entende que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tem interesse na manutenção do conflito pela “própria sobrevivência política”.

A primeira parte do acerto prevê a libertação de 33 reféns e deve durar 6 meses

Azul e Gol juntas e o que muda

O grupo ABRA, controlador da Gol e da Avianca, assinou um memorando com a Azul Linhas Aéreas para unir negócios no Brasil. Em comunicado, a Gol informou que o acordo representa a fase inicial de um processo de negociação cujo objetivo é "explorar a viabilidade de uma possível transação". A expectativa é que as empresas mantenham suas marcas próprias. Ouvimos o economista e professor do Insper, Otto Nogami. Afinal, essa fusão deve impactar o preço das passagens por aqui?

Assista a avaliação das consequências para o consumidor final

Maiores riscos globais

As guerras são a principal ameaça para o mundo em 2025, enquanto a desinformação é o maior risco global no curto prazo, ou seja, nos próximos dois anos. Os dados são de relatório elaborado pelo Fórum Econômico Mundial. O documento foi divulgado nesta semana. A colunista da Novabrasil, e especialista em sustentabilidade, Sonia Consiglio, trouxe os dados em primeira mão ao jornalismo da Novabrasil: “quando olhamos para o horizonte de dez anos, ao menos quatro riscos globais são ambientais, como eventos climáticos extremos, perda de biodiversidade, mudanças críticas nos sistemas terrestres e escassez de recursos naturais”. O relatório deverá servir de base também para discussões em Davos, entre 20 e 24 de janeiro, e trouxe ainda uma novidade em relação ao Brasil.

Quer saber qual?

Tamanho não é documento…

… e nem confirmação de obesidade. Uma comissão formada por mais de 50 especialistas do mundo inteiro trouxe nesta semana a definição da obesidade clínica, que vai muito além do IMC - Índice de Massa Corpórea. O estudo é feito há 3 anos e os profissionais chegaram a 18 sinais capazes de indicar quando obesidade é doença em adultos. Isso pode derrubar preconceitos em relação ao problema. O médico Ricardo Cohen, presidente mundial da Federação Internacional de Cirurgia da Obesidade, participou da pesquisa e falou com o jornalismo da Novabrasil. “A obesidade era a única doença crônica que não tinha ainda uma lista definida de sinais e sintomas. E agora temos isso”, ressaltou.

Ele também falou o que isso muda nos tratamentos

O que faz uma redação Nota 1.000?

Apenas 12 alunos do país alcançaram a tão sonhada nota 1.000 na redação do Enem 2024. E a única no estado de São Paulo foi Sabrina Ayumi, da Escola Thathi de Araçatuba. Conversamos com ela nesta semana e lemos atentamente a redação dela. A repórter Carine Roma levou o texto a especialistas analisarem o que faz com que a uma redação alcance a nota máxima.

Quer saber também?

Lições de um tenista na comunicação

Sim, ele é o mais novo “queridinho” do esporte brasileiro no Tênis! Sabemos disso e engrossamos o coro a favor do João Fonseca. Mas, depois de surpreender o mundo no Australian Open, o jovem tenista brasileiro, de apenas 18 anos, também ensina como responder com maturidade e confiança a perguntas desafiadoras, destacando a importância do controle emocional e da clareza em suas palavras. Esse foi o assunto da fonoaudióloga e especialista em Comunicação para lideranças corporativas, Vanessa Pedrosa, na coluna dela Voz e Conexão desta semana.

Conheça essas lições

Mais que moderna, brasileira

Começamos a semana com “cara nova”. A Novabrasil renovou a identidade visual e direcionamentos para consolidar a emissora como uma produtora de conteúdos que valorizam a brasilidade. E, claro, que essa mudança inclui também o nosso jornalismo.

Saiba tudo em novabrasil.com