Facebook

Twitter

02 janeiro, 2025

A Semana em Positivo

 

Cartão_virtual__happy_holidays_delicate_gold_and_white.png

" Não pare de Pensar na Vida como uma Aventura. Você não tem Segurança a menos que possa Viver com Coragem, Emoção, Imaginação; a menos que você possa escolher um desafio " 


Editorial

Contra os valentões do nosso tempo: aqueles de nós que lutam por um futuro melhor são mais do que aqueles que só querem dividir e destruir. JORGE DOBNER

 

A empatia deve ser a resposta à indiferença. Precisamos de construir uma sociedade em que cada indivíduo se sinta visto e ouvido, sem medo de ser assediado por aqueles que acreditam ter o poder de atropelar os outros. É hora de pararmos de olhar para o outro lado e começarmos a defender os direitos dos mais vulneráveis.

 

 
assédio-sobrecarregar-crispacion-dividir-destruir-acoasar.jpg

Sociedade

tendências_-_2025.png

 

2025: tendências globais que transformarão o mundo

 

2025 apresenta-se como um ano de mudanças profundas e desafios partilhados, marcado por tendências globais que irão transformar a política, a tecnologia, o ambiente e a sociedade.

 

 

 
melhores-notícias-300x297.png

Balanço positivo de 2024: um tour pelas melhores notícias do ano

 

Da luta contra as alterações climáticas aos avanços históricos na saúde, na igualdade de género e nos direitos humanos, 2024 foi um ano repleto de marcos que merecem ser celebrados.

OPINIÕES

arte.PNG

Bebamos à justiça poética até pela política do mal, hoje corrente entre os elogios. E sempre com o copo cheio de razão, coragem e dignidade. ROSA MARIA ARTAL

 

Tenho a sensação de que, este ano talvez ainda mais do que nos outros, as pessoas estão a dedicar-se a desfrutar o Natal de forma quase ansiosa, como se tivessem a obrigação imperativa de se divertir. Ocorre quando o ambiente atual produz raios ao menor atrito.

 

 
gabriel.PNG

Portugal, uma conspiração suave para a felicidade colectiva. GABRIEL MAGALHAES

 

 

Nesta “aguarela” portuguesa os problemas não desaparecem, mas a vontade de compromisso e a capacidade de sonhar com um futuro mais amável inspiram um país que navega com calma entre as tempestades internacionais.

 

ISAAC-ROSA-768x512.jpeg

Queremos trabalhar menos, muito menos. Queremos tempo. Queremos vida. Vamos. ISAAC ROSA

 

Eles não vão nos dar a redução da jornada de trabalho. E veja, é uma meta modesta, até mesmo insultuosa: duas horas e meia a menos por semana. Uma minúcia. 

 

 

 
Vera-Weidenbach-1024x683.jpeg

O Holocausto não teria sido possível se a maioria da população alemã não tivesse aceitado amplamente o regime nazi sem o questionar. VERA WEIDENBACH

 

No seu ensaio de 1964, Arendt descreveu como aqueles mais facilmente influenciados pelo regime nazi não eram criminosos ou aqueles que não respeitavam a lei, mas aqueles que simplesmente seguiam as leis. 

 

 

Alterar mídia

sanchez-cuenca.PNG

Quando a agenda da mídia é deixada nas mãos dos usuários das redes sociais. IGNACIO SÁNCHEZ-CUENCA

 

Segundo o artigo de opinião do professor de ciências políticas Ignacio Sánchez-Cuenca, a desintermediação está transformando a esfera pública e reflete sobre como as redes sociais quebraram as hierarquias tradicionais entre produtores e consumidores de informação. Esta tendência é resumida por Elon Musk no seu controverso tweet: “Agora vocês são a mídia”.

 

Repovoar

casas_rurais.PNG

Da cidade ao campo: o sucesso imparável do turismo rural

 

As áreas mais procuradas, como o Parque Natural Corona Forestal em Tenerife, onde 53,5% dos lugares estavam ocupados, são especialmente chamadas a equilibrar desenvolvimento e conservação.

 

Viva melhor

cérebro-1536x864.jpg

12 questões essenciais para cuidar do cérebro este ano, segundo especialistas

 

A Academia Americana de Neurologia (AAN) propõe uma ferramenta simples: pergunte ao seu médico 12 perguntas-chave que vão desde hábitos diários até fatores de risco hereditários.