Facebook

Twitter

20 dezembro, 2024

Visão Se7e

 

20 dezembro 2024

VISÃO Se7e: E os livros do ano são…

Bom dia!, 

Por coincidência, um dos últimos artigos que escrevi para a VISÃO era, justamente, sobre os hábitos de leitura dos portugueses . Ao contrário do que muitos poderiam pensar, nos últimos anos houve um crescimento significativo na venda de livros, sobretudo, na faixa etária de 15 a 24 anos. A tendência tem sido impulsionada pelos booktokers , cujas sugestões de literatura mais leve, nas redes sociais, são desvalorizadas por aqueles que defendem um [redutor] “perfil de bom leitor: aquele que lê os clássicos, os tratados filosóficos ou a literatura erudita”, aponta Regina Duarte. Para a comissária do Plano Nacional de Leitura, “o hábito de leitura em si é sempre positivo, porque quem se vê e se sente confiante como leitor se sente confiante para conhecer outros mundos e outros autores”. No site da VISÃO Se7e , você sabe, sempre vai encontrar livros para descobrir… novos ou que ficaram esquecidos. 

Feliz Natal! 
 

Cheirinho de Natal

Se você quer se aventurar nas lides culinárias e surpreender a família na véspera de Natal, aqui estão três receitas de sobremesas natalinas , sugeridas por Marlene Vieira (pão de ló), Vasco Coelho Santos (aletria de coco e pistache) e Filipa Gomes (as peras bêbadas da foto). 

A criatividade de Cícero

A chef de cozinha Alessandra Montagne – foi a primeira mulher brasileira a abrir um restaurante em nome próprio, em Paris – agora está no comando do Cícero, o restaurante de Campo de Ourique , em Lisboa. Luísa Oliveira fala de memórias inesquecíveis à mesa, com “pratos difíceis de catalogar, pela originalidade”.

Os 101 livros do ano

Grandes romances, reedições históricas, universos fantásticos em quadrinhos, biografias, poesia e gastronomia. Os jornalistas da VISÃO selecionaram alguns dos melhores livros publicados em Portugal em 2024 , incluindo novidades acabadas de chegar às livrarias, e alcançamos as 101 sugestões que bem merecem ganhar um laçarote junto à árvore de Natal.

Reinvenção de um ícone

A carteira popularizada pela princesa Diana tem sido alvo da intervenção de dezenas de artistas. Alguns exemplares da coleção Lady Dior Art agora são exibidos na loja da marca, em Lisboa.

Promessas do milénio

O Pedro Dias de Almeida entrevistou o músico Samuel Úria, a propósito do lançamento de 2000 AD ., a recordar as previsões absurdas da passagem do milénio que ficaram por concretizar. Uma conversa em que também se fala de religião, culpa, prazer e política.

O melhor filme do ano

A segunda longa-metragem da jovem realizadora indiana Payal Kapadia tem sido altamente elogiada pela crítica. Tudo o que Imaginamos como Luz foi considerado o melhor filme do ano pela revista britânica Sight and Sound. Segundo o Manuel Halpern, “é altamente poético. Mas também concreto. (…) Uma história de amor com obstáculos do tamanho de um país inteiro (ou de uma cidade, Bombaim)”.

Porcelana fina

Ao percorrer a exposição Rumo ao Infinito – Vista Alegre, 200 anos de Criatividade , percebe-se o quanto a marca está interligada com a História do País e do mundo, tendo se tornado sinônimo de prestígio na sociedade portuguesa. A história, também de sua renovação e criatividade, é contada com a ajuda de 400 peças da fábrica de porcelana, que ocupam duas salas e a capela do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa.