Facebook

Twitter

24 dezembro, 2024

Le Monde

 

O primeiro-ministro francês, Francois Bayrou, chega para um comício com o ministro francês do Interior no centro de crise interministerial (Centre Interministeriel de Crise) no Ministério do Interior em Paris, em 23 de dezembro de 2024, após a passagem do ciclone Chido sobre o território francês de Mayotte, no Oceano Índico. JULIEN DE ROSA/Pool via REUTERS

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteNão há muita novidade sobre o governo de François Bayrou

O primeiro-ministro francês François Bayrou nomeou figuras políticas experientes, muitas das quais pertencem à antiga coalizão governamental. Esta é uma base tão limitada quanto a de seu antecessor, e não o protege de uma moção de desconfiança.

Leia o artigoícone ler artigo

Manuel Valls, ex-primeiro-ministro, no 38º jantar do CRIF (Conselho representativo das instituições judaicas francesas) em Paris, França, em 06 de maio de 2024. (Foto de Raphael Gotheil / Hans Lucas / Hans Lucas via AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteO "traidor" Manuel Valls administrará os territórios ultramarinos da França em um retorno político surpreendente

O ex-socialista que se tornou apoiador de Macron, cuja "personalidade um tanto kamikaze" foi aclamada pelo primeiro-ministro François Bayrou, foi escolhido por sua expertise na Nova Caledônia e, de forma mais ampla, por sua experiência em gerenciamento de crises.

Leia o artigoícone ler artigo

O presidente do conselho regional de Hauts-de-France, Xavier Bertrand, durante uma coletiva de imprensa após um comício com prefeitos locais sobre a crise migratória em Ambleteuse, norte da França, em 29 de novembro de 2024. Foto de Raphael Lafargue/ABACAPRESS.COM

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteExtrema direita francesa comemora após bête noire do partido ter negado Ministério da Justiça

Desde que a candidatura de Xavier Bertrand ao Ministério da Justiça foi levantada pela primeira vez, o Rassemblement National tem criticado o homem que eles consideram um dos seus piores inimigos políticos.

Leia o artigoícone ler artigo

Moradores de Aleppo são fotografados correndo para comprar pão em uma fábrica de pães no oeste de Aleppo. Pessoas reclamam do alto preço do pão, em 23 de dezembro de 2024.

RECURSO

ícone de assinanteEm Aleppo, na Síria, apesar da queda de Assad, os moradores temem que o "veneno" da divisão persista

Embora muitas pessoas comemorem a saída do tirano, isso não apaga os anos de violência durante os quais o regime se esforçou para colocar uma comunidade contra a outra.

Leia o artigoícone ler artigo

Um foguete SpaceX Falcon 9 decola da plataforma 39A no Kennedy Space Center, na Flórida, terça-feira, 6 de outubro de 2020. O foguete está carregando satélites de comunicação Starlink. (Craig Bailey/Florida Today via AP)

ANÁLISE DE NOTÍCIAS

ícone de assinanteDesafiada por Musk, a indústria espacial europeia procura um novo modelo

Para reforçar sua independência e resistir à ofensiva da SpaceX, a Europa precisa construir um novo modelo, enfrentando de frente os desafios industriais, tecnológicos e organizacionais.

Leia o artigoícone ler artigo

O Palais Bulles projetado pelo arquiteto Antti Lovag, Théoule-sur-Mer, 13 de agosto de 2024.

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteFamília, associados e amigos reivindicam o legado de Pierre Cardin

O costureiro Pierre Cardin, que morreu de Covid-19 em 29 de dezembro de 2020, aos 98 anos, deixou mais do que apenas uma estética futurística. O império do estilista, incluindo o extraordinário Palais Bulles no sul da França, está no centro de uma guerra de sucessão que coloca Rodrigo Basilicati-Cardin, sobrinho-neto do estilista, contra seus muitos primos.

Leia o artigoícone ler artigo


Paris, França, 4 de dezembro de 2024 - Discussão, na Assembleia Nacional, de duas moções de censura apresentadas nos termos do artigo 49.º, n.º 3, da Constituição. A fachada da Assembleia é iluminada com as cores da bandeira tricolor.

NOTÍCIAS

ícone de assinante'2024 ficará na história como um annus horribilis para a política francesa'

Solenn de Royer

Leia o artigoícone ler artigo

Pessoas se reúnem em apoio à francesa Gisele Pelicot, vítima de um estupro em massa orquestrado por seu então marido Dominique Pelicot em sua casa na cidade de Mazan, no sul da França, um dia após o veredito no julgamento de Dominique Pelicot e 50 co-acusados, em frente ao tribunal em Avignon, França, em 20 de dezembro de 2024. O slogan diz "Obrigada, Gisele". REUTERS/Manon Cruz

DOCUMENTO

ícone de assinanteJulgamento de estupro de Pelicot: leia como os juízes justificaram seu veredito

Pascale Robert-Diard

Leia o artigoícone ler artigo

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteO debate sobre a árvore de Natal: 'Se eu tirá-la, é melhor cancelar tudo...'

Ophélie Neiman

Leia o artigoícone ler artigo

Paris, França 14 de julho de 2024 - Cerimônia de 14 de julho na Avenue Foch. O Presidente da República, Emmanuel Macron, conversa com Brigitte Macron.

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteA arte do segredo de Emmanuel Macron

Raphaëlle Bacqué

Leia o artigoícone ler artigo

Esta vista aérea mostra fiéis muçulmanos participando das primeiras orações semanais de sexta-feira desde a queda de Bashar al-Assad na Mesquita Omíada do século XVII, na Cidade Velha de Damasco, em 13 de dezembro de 2024.

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteInteligência francesa teme renascimento do Estado Islâmico na Síria

Jacques Follorou

Leia o artigoícone ler artigo

ARTIGO DE OPINIÃO

ícone de assinanteAlexandra Roulet, Prêmio de Melhor Jovem Economista de 2024: 'Para que realmente servem os economistas?'

Alexandra Roulet

Leia o artigoícone ler artigo

EDITORIAL

Síria: O desafio da justiça

Leia o artigoícone ler artigo

Rússia condena americano a 15 anos de prisão por "espionagem"

Na terça-feira, o Tribunal da Cidade de Moscou condenou o homem, identificado como Gene Spector, a "15 anos de prisão em uma colônia penal de regime estrito", levando em consideração uma sentença que o réu já havia recebido por suborno, informou a agência de notícias estatal RIA Novosti.

Leia o artigoícone ler artigo

ONU condena execução sumária de mais de 200 pessoas no Haiti neste mês

As Nações Unidas relatam uma "caça ao homem" brutal, com vítimas sendo retiradas de suas casas em Porto Príncipe para serem executadas. A operação foi ordenada por um líder de gangue convencido de que a doença de seu filho havia sido causada por praticantes de vodu.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinantePrimeiro-ministro da Roménia é reconduzido, mas a crise política persiste

O social-democrata Marcel Ciolacu foi reconduzido para liderar um governo de orientação pró-europeia, apesar do declínio acentuado no desempenho de seu partido nas recentes eleições gerais.

Leia o artigoícone ler artigo

Partido de extrema direita alemão AfD realiza passeata após ataque a mercado de Natal

A iniciativa antiextremista "Não Dê Chance ao Ódio" também estava se reunindo nas proximidades de Magdeburg, local da carnificina de sexta-feira.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinanteHonda e Nissan: Os desafios da fusão planejada

A Honda e a Nissan anunciaram negociações para estabelecer uma holding até agosto de 2026 que supervisionará ambos os grupos, com a Mitsubishi Motors talvez se juntando às negociações no mês que vem.

Leia o artigoícone ler artigo

Matt Gaetz, aliado de Trump e ex-parlamentar dos EUA, pagou por sexo com menores e usou drogas ilegais, diz investigação

Gaetz, que foi a primeira escolha de Trump para comandar o Departamento de Justiça, pagou por sexo inúmeras vezes e usava drogas ilegais regularmente, de acordo com um relatório do Congresso divulgado na segunda-feira.

Leia o artigoícone ler artigo