Facebook

Twitter

21 dezembro, 2024

Le Monde

 


Um policial faz guarda em uma área isolada perto de um mercado de Natal após um incidente em Magdeburg, Alemanha, sexta-feira, 20 de dezembro de 2024. (Foto AP/Ebrahim Noroozi)

NOTÍCIAS

ícone de assinanteAtaque ao mercado de Natal alemão pode eletrizar o debate político

Na sexta-feira, 20 de dezembro, um BMW preto atropelou pedestres em Magdebourg, matando duas pessoas e ferindo dezenas de outras. O motorista, um homem de origem saudita que trabalhava como médico na Alemanha, foi preso.

Leia o artigoícone ler artigo

ARQUIVO - O presidente eleito Donald Trump ouve Elon Musk quando ele chega para assistir à decolagem do mega foguete Starship da SpaceX para um voo de teste da Starbase em Boca Chica, Texas, em 19 de novembro de 2024. (Brandon Bell/Pool via AP, Arquivo)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteComo Musk e Trump levaram o Congresso à beira de uma paralisação

Um projeto de lei de gastos para evitar uma paralisação do governo foi aprovado pela Câmara dos Representantes e depois pelo Senado na sexta-feira, desafiando os desejos do presidente eleito e a pressão exercida pelo CEO da Tesla, o novo desestabilizador da vida política americana.

Leia o artigoícone ler artigo

Pessoas esperam do lado de fora do Tribunal Especial de Paris pelo veredito no caso contra oito pessoas acusadas em conexão com a decapitação jihadista do professor Samuel Paty em 2020, a ser anunciado, em Paris, em 20 de dezembro de 2024. Samuel Paty, 47, foi decapitado em outubro de 2020 por um radical islâmico de 18 anos de origem chechena após mostrar caricaturas do profeta Maomé em sala de aula. Seu assassino, Abdoullakh Anzorov, morreu mais tarde em um tiroteio com a polícia. (Foto de STEPHANE DE SAKUTIN / AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteVeredicto no julgamento da decapitação de professor francês mostra continuidade entre palavras e assassinato

Ao condenar os dois responsáveis ​​pela campanha de ódio contra Samuel Paty a 13 e 15 anos de prisão por terrorismo, o tribunal estabeleceu uma nova jurisprudência.

Leia o artigoícone ler artigo

Hassan, 32, ex-soldado do exército sírio. Alistado em 2012, ele está com sua família no telhado de sua casa em Ish Al-Werwer, no sopé de uma montanha com vista para Damasco. O bairro é habitado por milhares de moradores da comunidade alauíta, a maioria dos quais serviu no exército do regime deposto em Damasco em 18 de dezembro de 2024.

RECURSO

ícone de assinanteSoldados sírios sobre a derrota do exército: 'Recusar ordens significava pena de morte ou pior – prisão em Saydnaya'

Soldados dizem que não foram mantidos informados por seus oficiais sobre o avanço relâmpago dos rebeldes. Eles também revelam um sistema baseado em recrutas mal treinados, que só conseguiram sobreviver graças ao apoio iraniano e russo.

Leia o artigoícone ler artigo

Paris, 13 de dezembro de 2024. Michel Barnier entrega a François Bayrou // François Bayrou. François Bayrou primeiro-ministro: PS exige "garantias", LFI promete censura. Os socialistas estão pedindo ao novo inquilino de Matignon que renuncie "ao uso do Artigo 49.3" e, em troca, prometa não tentar derrubar o governo.

NOTÍCIAS

ícone de assinanteDívida francesa atinge novo pico de 3,3 trilhões de euros

A dívida pública francesa atingiu 113,7% do PIB no terceiro trimestre, anunciou o instituto nacional de estatísticas na sexta-feira. Sem uma ação governamental resoluta, o aumento provavelmente continuará até 2030, de acordo com a agência de classificação de crédito Moody's.

Leia o artigoícone ler artigo

SELEÇÃO

ícone de assinanteCinco dicas de chefs para refeições de sucesso em feriados

Aves picantes de Natal, um aperitivo com bebidas fermentadas, saborosos biscoitos amanteigados da Alsácia... nossas sugestões para alegrar sua refeição festiva.

Leia o artigoícone ler artigo


CORREÇÃO / TOPSHOT - O presidente francês Emmanuel Macron visita o sítio arqueológico de al-Hijr (Hegra), perto da cidade saudita de Al-Ula, no noroeste, em 4 de dezembro de 2024. Macron conclui sua visita de estado à Arábia Saudita em 3 de dezembro no oásis de Al-Ula, um projeto turístico icônico do reino, longe da crise política que abala a França. (Foto de Ludovic MARIN / POOL / AFP)

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteA diplomacia individual de Emmanuel Macron

Ariane Chemin

Leia o artigoícone ler artigo

HISTÓRIA VISUAL

ícone de assinante51 homens foram condenados no julgamento de estupro de Pelicot. Aqui estão eles e cada uma de suas sentenças

Pascale Robert-Diard

Leia o artigoícone ler artigo

O presidente francês Emmanuel Macron ouve o discurso da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, durante uma cerimônia no Hotel de Ville em Paris, França, em 14 de maio de 2017. REUTERS/Charles Platiau

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteEmmanuel Macron, uma certa ideia de poder

Raphaëlle Bacqué

Leia o artigoícone ler artigo

Maria Schneider e Marlon Brando em "Último Tango em Paris", de Bernardo Bertolucci.

COLUNA

ícone de assinante"É claro que 'O Último Tango em Paris' deve ser exibido, mas você deve considerar como enquadrá-lo"

Michel Guerrin

Leia o artigoícone ler artigo

Vista de satélite do ciclone tropical Chido no sábado, 14 de dezembro, sobre o departamento francês de Mayotte

GALERIA

Mayotte: Imagens de antes e depois mostram a devastação após o ciclone Chido

Gary Dagorn

Leia o artigoícone ler artigo

EDITORIAL

A Europa está estagnada e a França está a olhar para o outro lado

Leia o artigoícone ler artigo

EDITORIAL

A histórica sentença de prisão de Nicolas Sarkozy

Leia o artigoícone ler artigo

RESUMO

ícone de assinanteO ciclone Chido provavelmente foi impulsionado por temperaturas muito altas no Oceano Índico

Embora seja difícil estabelecer a ligação entre o ciclone altamente destrutivo em Mayotte e o aquecimento global, a tendência a longo prazo é clara: os ciclones se tornarão mais intensos mais rapidamente e estarão associados a mais chuvas, devido ao aumento das emissões de gases de efeito estufa.

Leia o artigoícone ler artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteA queda de Bashar al-Assad, um golpe para a Rússia em África

Como apoiador do regime deposto na Síria, Moscou deseja manter duas bases militares lá como base logística para suas operações no Sahel. Além disso, a incapacidade de Vladimir Putin de salvar seu aliado sírio está lançando dúvidas entre as juntas da África Ocidental sobre a solidez e confiabilidade de seu parceiro russo.

Leia o artigoícone ler artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteMacron enfrenta a ira das vítimas do desastre de Mayotte

O presidente visitou o território do Oceano Índico devastado pelo Ciclone Chido. Ele teve que responder às acusações dos moradores locais de que o estado os abandonou há muito tempo. Entre outros problemas, eles alertaram sobre os problemas de acesso à água limpa, que só foram exacerbados pelo desastre.

Leia o artigoícone ler artigo

Volkswagen revela grandes cortes de empregos em campanha de redução de custos

A gigante automobilística alemã Volkswagen disse na sexta-feira que cortaria 35.000 empregos até 2030.

Leia o artigoícone ler artigo

EUA cancelam recompensa de US$ 10 milhões pela prisão do novo líder da Síria

Os Estados Unidos decidiram oferecer uma recompensa de US$ 10 milhões pela captura de Ahmed al-Sharaa, após reuniões entre diplomatas seniores e representantes do Hayat Tahrir al-Sham.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

ícone de assinantePara Gisèle Pelicot, uma 'provação' virou uma 'luta'

Esses quatro momentos marcaram a jornada de Gisèle Pelicot.

Leia o artigoícone ler artigo