Facebook

Twitter

20 dezembro, 2024

Le Monde

 

A francesa Gisele Pelicot, vítima de um suposto estupro em massa orquestrado por seu então marido Dominique Pelicot em sua casa na cidade de Mazan, no sul da França, deixa o tribunal após o veredito no julgamento de Dominique Pelicot e 50 co-acusados, em Avignon, França, 19 de dezembro de 2024. REUTERS/Manon Cruz

NOTÍCIAS

ícone de assinanteJulgamento de estupro de Pelicot: um veredicto justo e independente

Após três meses e 17 dias de um julgamento histórico, o tribunal criminal considerou todos os 51 réus culpados. Dominique Pelicot foi condenado a 20 anos de prisão. O tribunal proferiu sentenças determinadas caso a caso. De acordo com a lei.

Leia o artigoícone ler artigo

19 de dezembro de 2024 Reconstrução da favela Kawéni_Mayotte

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteO desafio de contar os mortos em Mayotte

As autoridades, que não conseguiram acessar todas as áreas afetadas do território ultramarino francês no Oceano Índico, estão apresentando um número provisório de mortos por enquanto. Rumores estão se espalhando sobre um número dramaticamente alto de mortos.

Leia o artigoícone ler artigo

Vista de satélite do ciclone tropical Chido no sábado, 14 de dezembro, sobre o departamento francês de Mayotte

GALERIA

Mayotte: Imagens de antes e depois mostram a devastação após o ciclone Chido

Fotografias de satélite tiradas pela empresa americana Maxar na segunda-feira, 16 de dezembro, mostram um nível de devastação sem precedentes no território francês no Oceano Índico após a passagem do ciclone.

Leia o artigoícone ler artigo

ARQUIVO - Pessoas seguram uma foto do professor de história Samuel Paty, que foi decapitado na semana passada, durante uma marcha memorial em homenagem a ele, terça-feira, 20 de outubro de 2020 em Conflans-Sainte-Honorine, noroeste de Paris. (AP Photo/Lewis Joly, Arquivo)

Veredictos devidos para oito pessoas em julgamento por participação na decapitação de professor na França

Samuel Paty foi morto perto de Paris em 16 de outubro de 2020, dias depois de mostrar à sua turma caricaturas do profeta Maomé durante um debate sobre liberdade de expressão.

Leia o artigoícone ler artigo

O Capitólio dos EUA é retratado antes de uma votação sobre um projeto de lei de resolução contínua revisado em Washington, DC, em 19 de dezembro de 2024. A Câmara dos Representantes dos EUA rejeitou esmagadoramente em 19 de dezembro de 2024 um projeto de lei de financiamento liderado pelos republicanos com o objetivo de evitar uma paralisação do governo, com agências federais devendo ficar sem dinheiro na sexta-feira à noite e começar a fechar no fim de semana. (Foto de Allison ROBBERT / AFP)

Câmara rejeita projeto de lei de gastos liderado pelos republicanos à medida que a paralisação se aproxima

Em uma votação noturna convocada às pressas, os legisladores republicanos não conseguiram atingir o limite de dois terços necessário para a aprovação. Uma paralisação parcial do governo começará após o fim do dia de sexta-feira se o Congresso não estender o financiamento do governo antes disso.

Leia o artigoícone ler artigo

Vista da exposição "A Alma Treme", de Chiharu Shiota, no Grand Palais, Paris, dezembro de 2024.

ANÁLISE

ícone de assinanteChiharu Shiota agita o Grand Palais em Paris

Além das nuvens de fios vermelhos que a tornaram famosa, a artista japonesa revela todo o escopo de sua arte em uma exposição espetacular, a meio caminho entre os sonhos e a espiritualidade.

Leia o artigoícone ler artigo


O presidente francês, Emmanuel Macron, durante uma visita à Galeria Matica Srpska, Novi Sad, 30 de agosto de 2024. Como parte de uma visita de estado, Emmanuel Macron viajou para Belgrado e Novi Sad, onde um acordo para a compra de 12 Rafales pela Sérvia foi anunciado. O presidente também participou de uma conferência sobre inteligência artificial e da inauguração do terminal do aeroporto Nikola-Tesla com seu colega sérvio, Aleksandar Vucic.

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteA dualidade permanente de Emmanuel Macron

Ariane Chemin

Leia o artigoícone ler artigo

TOPSHOT - Um homem olha para barcos danificados em Dzaudzi, no território francês do Oceano Índico de Mayotte, em 17 de dezembro de 2024, depois que o ciclone Chido atingiu o arquipélago. Equipes de resgate correram contra o tempo para alcançar sobreviventes e fornecer ajuda urgente depois que o devastador ciclone Chido atingiu o território francês do Oceano Índico de Mayotte, destruindo casas nas ilhas, com centenas de mortos. (Foto de DIMITAR DILKOFF / AFP)

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteMinistro do Interior destaca migração após devastador ciclone em Mayotte

Júlia Pascual

Leia o artigoícone ler artigo

Anne Hidalgo, prefeita de Paris, em seu escritório no Hôtel de Ville, Paris, França, 25 de novembro de 2024. ADRIENNE SURPRENANT / MYOP POUR “LE MONDE

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteAnne Hidalgo, a prefeita de Paris elogiada no exterior, mas pouco amada na França

Helene Bekmezian

Leia o artigoícone ler artigo

O presidente francês Emmanuel Macron ouve o discurso da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, durante uma cerimônia no Hotel de Ville em Paris, França, em 14 de maio de 2017. REUTERS/Charles Platiau

INVESTIGAÇÃO

ícone de assinanteEmmanuel Macron, uma certa ideia de poder

Raphaëlle Bacqué

Leia o artigoícone ler artigo

EDITORIAL

A histórica sentença de prisão de Nicolas Sarkozy

Leia o artigoícone ler artigo

COLUNA

ícone de assinante'François Bayrou continua confrontado com as mesmas fraquezas de Michel Barnier'

Françoise Fressoz - Colunista

Leia o artigoícone ler artigo

Primeiro-ministro francês espera nomear novo governo até o Natal

Um aliado centrista do presidente Emmanuel Macron, François Bayrou tem a tarefa de ter sucesso onde o primeiro-ministro Michel Barnier, de curta duração, falhou. Qualquer orçamento terá que sustentar as finanças instáveis ​​da França sem desencadear mais censura da extrema direita ou os cortes de gastos e aumentos de impostos restantes para reduzir o déficit.

Leia o artigoícone ler artigo

NOTÍCIAS

Esquerda francesa chama comentários de Macron relatados pelo Le Monde de "racistas"

O Palácio do Eliseu "nega firmemente" que o presidente Emmanuel Macron tenha dito que "o problema com as enfermarias de emergência neste país é que elas estão cheias de Mamadous". O Le Monde mantém sua reportagem.

Leia o artigoícone ler artigo

EM PROFUNDIDADE

ícone de assinanteSíria: De Hayat Tahrir al-Sham às Forças Democráticas Sírias, quais grupos armados estão presentes?

O movimento islâmico Hayat Tahrir al-Sham se estabeleceu como o principal componente da nova liderança do país, mas muitos outros grupos armados, às vezes com objetivos divergentes, ainda estão ativos na Síria.

Leia o artigoícone ler artigo

SUAS HISTÓRIAS

ícone de assinanteApós as inundações em Valência, o trauma psicológico da população ainda está vivo

Angústia, ansiedade, estresse pós-traumático, depressão, insônia e outros distúrbios psicológicos causados ​​pelas devastadoras enchentes em Valência causaram danos profundos à saúde mental dos moradores das comunidades afetadas.

Leia o artigoícone ler artigo

Suspeito de assassinato de CEO de empresa de saúde é acusado de homicídio em Nova York

Luigi Mangione, 26, compareceu perante a juíza federal Katharine Parker, que leu as acusações pelo assassinato do presidente-executivo da UnitedHealthcare, Brian Thompson, em 4 de dezembro, incluindo homicídio, perseguição e porte ilegal de arma de fogo, de acordo com um porta-voz do tribunal.

Leia o artigoícone ler artigo

ANÁLISE

ícone de assinante'Mufasa: O Rei Leão': A saga de Scar e Mufasa afogada em hiper-realismo nas telonas

Dirigido por Barry Jenkins, a prequela do filme de animação da Disney simplesmente reproduz as receitas que o tornaram um sucesso.

Leia o artigoícone ler artigo