Imprensa Livre.
Respeita sua Inteligência, até nas horas de lazer ...Saúde, Sorte e $uce$$o: Sempre!!!
Facebook
▼
Twitter
▼
01 dezembro, 2024
Le Monde
Manchetes
RECURSO
A 'aposta bem-sucedida' de Macron com Notre-Dame
Na sexta-feira, o presidente francês tentou transformar a restauração oportuna da catedral em uma "metáfora para a vida da nação".
Leia o artigo
RECURSO
Nas sessões de autógrafos do líder de extrema direita Jordan Bardella: 'Olha, ele é como um influenciador'
Em todo o sul da França, o líder do partido Rassemblement National tem sido um grande sucesso, especialmente entre os jovens. Seus apoiadores estão certos de que ele pode responder às suas preocupações sobre imigração, segurança e poder de compra, e acreditam que ele está ajudando a modernizar o partido de extrema direita.
Leia o artigo
Zelensky diz que garantias da OTAN podem acabar com a "fase quente" da guerra
Esta semana, a Rússia ameaçou atacar prédios governamentais em Kiev e lançou um ataque aéreo massivo ao setor energético da Ucrânia, o que chamou de resposta aos disparos de mísseis fornecidos pelos EUA e pela Grã-Bretanha em território russo.
Leia o artigo
Polícia da Geórgia diz que 107 foram presos em protesto pró-UE
A declaração do primeiro-ministro Irakli de que a Geórgia não tentará abrir negociações de adesão à União Europeia até 2028 desencadeou uma reação furiosa da oposição e dois dias de protestos.
Leia o artigo
EDITORIAL
Direito internacional e oportunismo francês
O Ministério das Relações Exteriores francês anunciou que o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu receberia imunidade se visitasse a França. Este anúncio pode ser interpretado por Israel como uma espécie de carta branca para continuar a guerra em Gaza.
Leia o artigo
Pesquisadores franceses elaboram inventário do patrimônio de Gaza
Liderada pelo historiador Fabrice Virgili, uma equipe de cerca de 30 acadêmicos está documentando o estado do patrimônio histórico listado pela UNESCO na Faixa de Gaza, onde dois terços dos edifícios já foram destruídos pelo exército israelense.
Leia o artigo
Escolhas do editor
EM PROFUNDIDADE
A retirada forçada do exército francês da África continua
Elise Vicente
Leia o artigo
RECURSO
Os restaurantes noturnos de Paris estão desaparecendo. Entre nos poucos que restam
Léo Pajon
Leia o artigo
VÍDEO
Assista: O mundo descobre o interior da Notre-Dame restaurada
Leia o artigo
RECURSO
A Irlanda é rica. Por que os irlandeses sentem que vivem em um país meio desenvolvido?
Cécile Ducourtieux
Leia o artigo
ENTREVISTA
Bassirou Diomaye Faye: 'Em breve não haverá mais tropas francesas no Senegal'
Coumba Kane
Leia o artigo
Opinião
EDITORIAL
A ameaça de um voto de desconfiança para o governo Barnier é uma coerção de Marine Le Pen
Embora ele nunca tenha deixado claro que todo o plano foi projetado especificamente para agradar o partido Rassemblement National de Le Pen, sua intenção é ao mesmo tempo cristalina e mal recompensada. Julgando as concessões muito modestas, Le Pen deu a ele até segunda-feira, quando o projeto de lei do Financiamento da Seguridade Social deve ser devolvido à Assemblée Nationale, para ir mais longe.
Não é uma negociação, mas uma forma de coerção para reconhecimento que o presidente do grupo parlamentar RN empreendeu, explorando o impasse em que Barnier se encontra: Quase € 10 bilhões foram concedidos ao longo da discussão do orçamento, já que a França deve reduzir seu déficit público de 6% para 5% do produto interno bruto até 2025. E ainda assim nenhum compromisso geral pôde ser encontrado com os chamados partidos do governo. Na quarta-feira, os socialistas anunciaram que, como o resto da esquerda, votariam contra os projetos de lei financeiros, uma vez que não foram levados em consideração. A maioria das mudanças foi feita apenas para satisfazer as demandas dos chamados grupos de "base comum", Les Républicains (direita da LR) e Ensemble pour la République (EPR, o grupo do partido do presidente Emmanuel Macron), cuja falta de solidariedade é óbvia.
Cabos submarinos danificados: 'A cooperação entre fabricantes e marinhas nacionais tornou-se essencial'
Jean-Michel Bézat
Leia o artigo
EDITORIAL
Julgamento por estupro em massa: a lição de justiça de Gisèle Pelicot
Leia o artigo
Mais histórias
Explosão no canal do Kosovo que alimenta as principais usinas de energia é rotulada como um "ataque terrorista" pelo PM
A explosão ocorreu perto da cidade de Zubin Potok, no problemático norte do país, danificando um canal que fornece água para sistemas de resfriamento de duas usinas de energia que geram a maior parte da eletricidade do Kosovo.
Leia o artigo
CONVERSA
De Paris a Los Angeles, a vida de sonho do pianista prodígio Sofiane Pamart
O artista francês de Lille, que agora mora em Los Angeles, tocou nas cerimônias de abertura das Olimpíadas de Paris e do prêmio César de cinema.
Leia o artigo
Começa a contagem de votos em disputa acirrada entre três candidatos na eleição irlandesa
Os três principais partidos ficaram empatados em uma pesquisa de boca de urna após o término da votação na sexta-feira. A contagem começa na manhã de sábado, mas pode levar vários dias devido ao sistema de representação proporcional da Irlanda.
Leia o artigo
EM PROFUNDIDADE
No Quénia, uma “crise” de mães solteiras
Como parte de uma série que explora a criação de filhos no exterior, esta semana o 'Le Monde' analisa os distritos da classe trabalhadora de Nairóbi, onde muitas mulheres são forçadas a criar seus filhos sozinhas, sem qualquer ajuda – um fenômeno crescente.
Leia o artigo
Macron promete ajudar a Ucrânia "tão intensamente e pelo tempo que for necessário" contra a escalada russa
A Rússia usou um novo míssil hipersônico contra a Ucrânia em resposta ao uso de mísseis americanos e britânicos pela Ucrânia dentro do território controlado pela Rússia. Em meio às ameaças da Rússia de uma resposta repetida, ela aumentou seus ataques com drones e outros mísseis. A França disse que o uso de mísseis franceses pela Ucrânia continua sendo "uma opção".
Leia o artigo
S&P mantém classificação e perspectiva da economia da França
Apesar da dívida e dos problemas políticos, o país recebeu uma classificação de perspectiva "estável" na sexta-feira da agência de classificação. O primeiro-ministro Michel Barnier tinha acabado de anunciar uma grande concessão na quinta-feira para encerrar um impasse com a oposição sobre o orçamento.