Facebook

Twitter

27 dezembro, 2024

A Semana em Positivo

 

Viva_la_vida_2024.jpg

Editorial

Um ano de desafios onde a humanidade brilhou pela solidariedade. JORGE DOBNER

 

Desde a mobilização dos cidadãos face às crises humanitárias na Ucrânia e em Gaza, ao movimento Só o povo salva o povo em Valência após a catástrofe da DANA e às iniciativas locais que apoiam os mais vulneráveis, este ano mostrou que, embora os desafios sejam grande, a compaixão humana é ainda maior.

 

 
2024-o-melhor-o-melhor-do-ano-768x768.jpg

Sociedade

a-1536x1025.jpg

 

O que nos une nos faz bem: voltar ao que é humano

 

Do Japão à Alemanha, incluindo os Países Baixos e Espanha, as pessoas procuram espaços para se reconectarem com outras pessoas, seja através de pequenos gestos diários ou de grandes projetos coletivos.

 

 

 
organizações judaicas-768x432.jpg

Organizações judaicas pedem um cessar-fogo imediato em Gaza

 

Em cidades como Paris e Nova Iorque, as manifestações adotaram um caráter inter-religioso e multicultural, evidenciando um esforço para construir pontes entre comunidades e religiões.

Cultura

libros_-_en_positvo.jpg

Contando histórias: os melhores livros em espanhol do século 21

 

Estas obras, que se destacam pela qualidade, riqueza e diversidade, não só captam a essência da nossa linguagem, mas também exploram os temas universais que ligam o leitor à própria vida.

 

OPINIÕES

exe.PNG

Vamos conversar sobre o que nos convém e nos beneficia como povo. Vamos conversar mais e gritar menos. RAQUEL EJERIQUE

 

Esperemos que em 2025 fique esclarecido o que foi e o que não foi crime nos múltiplos processos judiciais abertos, e ficará claro para nós o que foi um escândalo. Porque, se tudo é escândalo, nada é escândalo.

 

 
taxa.PNG

Netanyahu não estará em Auschwitz porque é procurado por crimes de guerra. GIDEON LEVY

 

Netanyahu não viajará para a Polónia no próximo mês para participar na cerimónia principal que assinala o 80º aniversário da libertação do campo de extermínio de Auschwitz, devido a preocupações de que possa ser detido com base no mandado de prisão emitido contra ele pelo Tribunal Penal Internacional em Haia.

 

alvarez.PNG

Precisamos de muito mais gente treinando, muito mais gente inventando, muito mais gente lançando coisas que ainda não existem. MARIA ALVAREZ

Reduzir a jornada, criar um mundo onde o trabalho seja uma das coisas que fazemos na vida, mas não a única, é a única forma de ter uma força de trabalho verdadeiramente valiosa e competitiva no século XXI.

 

 

 
duran-barba.jpg

 

Vivemos um período de mudanças vertiginosas, associadas ao desenvolvimento de uma inteligência artificial superior à dos humanos. JAIME DURAN BARBA

 

A entrevista de Jorge Fontevecchia com Nick Bostrom, fundador do Future of Humanity Institute da Universidade de Oxford, é leitura essencial para quem quer entender o caos político na América Latina e o que acontecerá nas eleições do próximo ano.

 

 

Alterar mídia

australia-tech-giants.png

Na Austrália, gigantes da tecnologia devem pagar impostos para financiar o jornalismo

 

O Governo australiano deu um passo histórico para garantir a viabilidade do jornalismo no seu território. A partir de 1º de janeiro de 2025, gigantes da tecnologia como Google, Facebook e TikTok terão de pagar um imposto que visa financiar a mídia local.

 

Repovoar

la_pinada_-_microciudades.jpg

Microcidades sustentáveis: viva, trabalhe e desfrute em harmonia com o meio ambiente

 

Este conceito inovador, inspirado no modelo “cidade dos 15 minutos”, promete revolucionar a forma como vivemos e trabalhamos, oferecendo uma melhor qualidade de vida ao aproximar os serviços básicos do cidadão.

 

Viva melhor

Robin-Dunbar-amizade-768x512.jpg

O poder da amizade: como nossos relacionamentos nos ajudam a viver melhor, segundo o antropólogo Robin Dunbar

 

Os seres humanos só conseguem gerir no máximo 150 relacionamentos significativos por vez. Mais de 30 anos depois de formular a sua hipótese, Dunbar defende que, apesar das mudanças sociais e tecnológicas, a sua teoria ainda é válida.