Facebook

Twitter

30 setembro, 2024

Boletins UOL

 

Ludwig Bemelmans foi um escritor e ilustrador austríaco de livros infantis e um chef gourmet internacionalmente conhecido. Seu trabalho mais notável foi a série Madeline. Wikipédia
Nascimento: 27 de abril de 1898, Merano, Itália
Falecimento: 1 de outubro de 1962, Nova Iorque, Nova York, EUA


A brasileira por trás dos maiores contratos do futebol mundial
A brasileira por trás dos maiores contratos do futebol mundial
Reprodução
 
  
Da USP para o topo do mercado da bola: a ascensão de Rafaela Pimenta
Livia Camillo, do UOL

A mulher mais poderosa do futebol é brasileira. Rafaela Pimenta, 51, cuida das carreiras de grandes estrelas do mundo - entre elas Erling Haaland, do Manchester City - desde o início dos anos 2000.

Por três décadas, ela trabalhou nos bastidores, ao lado do polêmico superagente Mino Raiola, que sempre assumiu o papel midiático nas negociações.

Com a morte do empresário, em 2022, os holofotes se viraram para ela.

Naquele mesmo ano, Rafaela passou a trabalhar por conta própria e venceu dois importantes prêmios: o Globe Soccer Awards de Melhor Transferência do Ano e o Golden Boy de Melhor Agente de Jogadores Europeus.

E mesmo com o "boom" na imprensa e inúmeros pedidos de entrevista, Rafaela se mantém muito reservada e discreta.

No entanto, na conversa com a reportagem do UOL, a superagente não teve papas na língua.

Rafaela contou como é ser uma mulher latina no mercado da bola, relembrou casos de assédio sexual e explicou o seu dia a dia lidando com bilhões de reais em transferências.

Um papo franco que ajuda a explicar como a ex-professora de direito internacional da Universidade de São Paulo se tornou uma potência no futebol.

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NO UOL PRIME

ASSISTA AO VÍDEO

Moradores caminham pelos destroços de um bombardeio de Israel em Beirute
Moradores caminham pelos destroços de um bombardeio de Israel em Beirute
Bilal Jawich/Xinhua
 
  
Israel amplia ofensiva no Líbano, Hezbollah diz estar pronto para invasão

Israel ampliou sua ofensiva militar contra alvos no Líbano e no Iêmen nas últimas horas. Nesta segunda, o líder do Hamas no Líbano, Fatah Sherif, foi morto em um campo de refugiados no sul do país. Ele era um dos principais contatos entre o movimento de resistência palestino e o Hezbollah.

Na madrugada, o primeiro ataque da atual campanha a um bairro do centro de Beirute matou dois integrantes da Frente Popular para a Libertação da Palestina, um grupo com base na Cisjordânia. No domingo, Israel também realizou bombardeios no Iêmen contra bases dos Houthis, grupo apoiado pelo Irã.

Tanques e tropas israelenses estão se deslocando para a fronteira com o Líbano, de onde o Hezbollah continua a atacar o norte de Israel com foguetes.

A resposta do Hezbollah

Naim Qassem, um dos líderes do Hezbollah, disse nesta segunda-feira que o grupo libanês "está preparado para [enfrentar] uma invasão [de Israel] por terra e sair vitorioso".

Qassem também afirmou que a cúpula do grupo deve anunciar em breve quem será o substituto do seu líder máximo, Hassan Nasrallah, assassinado por um ataque israelense em Beirute na sexta-feira. Segundo Qassem todos os comandantes militares e líderes políticos do grupo têm vices, prontos para assumir a qualquer momento.

Transmitido pela TV Al-Manar, que pertence ao Hezbollah, o discurso de Qassem foi a primeira manifestação de um integrante da cúpula do grupo após a morte de Nasrallah. Segundo a correspondente do serviço persa da BBC em Beirute, Nafiseh Kohnavard, "ficou claro que ele queria transmitir a mensagem de que o Hezbollah ficará de pé, se reorganiza e continuará sua luta contra Israel".

Euforia chinesa

As bolsas na China tiveram nesta segunda-feira o melhor dia desde 2008. Tanto o Shanghai Composite como o CSI 300 Index subiram mais de 8%. O resultado foi impulsionado pelo anúncio, nesse domingo, da permissão de refinanciamento de hipotecas imobiliárias.

A semana passada também já havia sido a melhor em décadas, após a divulgação de medidas de estímulo econômico, como redução de juros e injeção de dinheiro no mercado acionário. A euforia na China, principal mercado internacional do Brasil, ajudou o Ibovespa a fechar a semana passada com alta de 1,28%.

Ex-nazistas na Áustria

A extrema-direita conquistou uma vitória sem precedentes nas eleições austríacas. O Partido da Liberdade (FPÖ, na sigla em alemão) obteve cerca de 29% dos votos, segundo resultados preliminares divulgados pelo Ministério do Interior nesta segunda. O conservador Partido do Povo, do primeiro-ministro, Karl Hammer, ficou em segundo lugar, com 26,5%.

Apesar da vitória, é improvável que o Partido da Liberdade, criado por ex-nazistas nos anos 1950, consiga montar uma coalizão que lhe garanta a maioria dos votos no Congresso, e o Partido do Povo deve continuar no poder.

De qualquer forma, o resultado é mais um sinal do avanço da ultradireita na Europa, após o crescimento da coalizão de Marine Le Pen na França e de vitórias do Partido Alternativa para a Alemanha nas eleições estaduais deste mês.

Manifestação de domingo em Lisboa convocada pelo partido de ultradireita Chega contra a "imigração descontrolada" em Portugal
Imagem: Patricia de Melo Moreira / AFP

Le Pen no banco dos réus

A líder da ultradireita na França, Marine Le Pen, vai a julgamento a partir de hoje pela acusação de usar dinheiro público do Parlamento da União Europeia para o pagamento de funcionários trabalhando por seu partido na França entre 2004 e 2026. Ela e outros 23 integrantes da Frente Nacional, sua legenda à época, são acusados de desviar 3,2 milhões de euros.

Se condenada, Le Pen está sujeita a uma pena de 10 anos de prisão, multa de 1 milhão de euros e até 5 anos de inelegibilidade. Ela é uma das favoritas para a próxima eleição presidencial na França, marcada para 2027.

Destruição nos EUA e no Nepal

O furacão Helene causou pelo menos 90 mortes em seis estados americanos. O mais afetado foi a Carolina do Norte, onde até agora há registros de 36 mortos e mais de mil desaparecidos. Cerca de 2,4 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica. O Helene foi o furacão mais forte que já atingiu a região do Big Bend da Flórida, a norte da baía de Apalachee.

Enchentes e deslizamentos provocados por tempestades também deixaram pelo menos 148 mortos desde sábado no Nepal. Até esse domingo, pelo menos 50 pessoas ainda estavam desaparecidas após a inundação do vale que cerca a capital, Kathmandu.

Deu na CNN

Assassinato de Nasrallah é um prêmio para Israel, mas é muito cedo para descartar o Hezbollah. O analista da rede americana Peter Bergen diz que as consequências a longo prazo da morte de Nasrallah são "incertas". "Israel deveria saber por sua própria história que tais ataques nem sempre conseguem incapacitar um grupo militante".

Como exemplo, Bergen cita uma série de assassinatos de líderes de grupos inimigos por Israel, incluindo o fundador do Hamas, Sheikh Ahmed Yassin, em 2004. Leia mais.

Fadel Itani / AFP
 
  
Drones de Israel atingem prédio no centro da capital do Líbano e matam 2 pessoas

Israel ataca centro de Beirute pela primeira vez desde o início da guerra. Duas pessoas foram mortas em um ataque que ocorreu já no início desta segunda-feira (noite de domingo no Brasil), segundo uma fonte de segurança libanesa ouvida pela agência AFP. É o primeiro bombardeio diretamente sobre a capital libanesa desde o ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro do ano passado. Um drone atingiu um apartamento pertencente a dois membros do grupo islamista libanês Jamaa Islamiya, que apoiou o Hezbollah em seus ataques ao norte de Israel, de acordo com a fonte. Ontem, um novo ataque do exército israelense deixou ao menos 105 mortos, segundo um balanço do Ministério da Saúde libanês. Outras 359 pessoas ficaram feridas. Os ataques ocorrem dois dias depois do assassinato do líder do movimento islamista libanês, Hassan Nasrallah. Leia mais.
****
Hamas diz que Israel matou seu líder no Líbano. O grupo extremista anunciou que Fatal Sharif Abu al-Amine, que comandava as ações e a interação da organização palestina com o Hezbollah libanês, foi morto em um ataque aéreo contra o campo de refugiados palestinos Al-Bass, perto de Tiro, no sul do país. A ação ainda não foi anunciada por Israel, mas mostra que Tel Aviv segue expandindo sua ação. Daqui a uma semana, a ofensiva do Hamas que resultou nessa guerra completa um ano. O ataque deixou 1.200 mortos e fez 251 reféns em Israel.

Gusttavo Lima é indiciado por lavagem de dinheiro e organização criminosa. Segundo reportagem da TV Globo, o indiciamento do sertanejo ocorreu no dia 15 de setembro no inquérito que apura a atuação em jogos ilegais. A investigação diz que ele virou sócio da Vai de Bet em julho de 2024, empresa citada na Operação Integration. O cantor teria 25% de participação, mas a polícia suspeita que ele era sócio bem antes disso. A Justiça de Pernambuco chegou a pedir a prisão do cantor, mas seus advogados conseguiram derrubar o pedido na segunda instância menos de 24 horas depois. Cabe agora ao Ministério Público decidir se irá denunciar Gusttavo à Justiça. Leia mais.

Nunes, Boulos, Marçal e Tabata participarão de debate UOL/Folha. Os quatro candidatos mais bem posicionados na última pesquisa de intenção de votos do Datafolha foram convidados para o encontro. As campanhas acertaram a participação e assinaram o compromisso de atender às regras. Nunes está com 27% das intenções de voto, Boulos, com 25%, Marçal, com 21%, e Tabata, com 9%. O debate será no formato banco de tempo com cada candidato com um total de 20 minutos para falar nos quatro blocos. Dois segmentos terão perguntas entre eles e dois terão perguntas dos jornalistas do UOL e da Folha. O encontro começa às 10h e será transmitido ao vivo do estúdio do UOL em São Paulo.

Cassinos de Las Vegas abrem bets no Brasil. Multinacionais do jogo presencial, como MGM Grand e Caesars Palace, estão próximas de obter uma licença para operar no setor de apostas online no país. Elas estão em busca não apenas do lucro com o jogo nos smartphones e computadores, mas também querem experimentar a dinâmica do mercado brasileiro e reforçar a sua marca, se preparando para uma eventual abertura de cassinos. Em paralelo à liberação das apostas na internet, o Congresso Nacional voltou a discutir o projeto que regulamenta jogo do bicho, corrida de cavalo e cassinos, e os deputados garantem que a regulamentação das bets não vai interferir na tramitação deste outro projeto. Saiba quais empresas já têm licença para operar bets no Brasil.

Nova onda de calor vai elevar temperaturas acima de 40°C. O Brasil está vivendo sua oitava onda de calor do ano desde ontem, e ela deve se estender até o dia 8 de outubro, segundo a previsão. Nesse período, o país pode registrar temperaturas acima de 40°C no Centro-Oeste, interior do Sudeste e Nordeste. As cidades de Cuiabá e Corumbá devem alcançar máximas entre 40°C e 42°C. No interior de São Paulo e no Tocantins, os termômetros podem marcar até 39°C. As temperaturas no país estão de 3°C a 5°C acima da média. Por outro lado, o Rio Grande do Sul sofre com chuvas intensas e risco de enchentes. As precipitações superaram a média histórica de setembro em várias cidades e a previsão é de novas chuvas ao longo da semana. Saiba mais.

China Zun Tower, em Pequim, na China
China Zun Tower, em Pequim, na China
Wirestock/Getty Images
 
  
China anuncia estímulos; veja o que mais movimenta o mercado
Diogo Rodriguez

Bom dia, investidores,

Veja quais são os destaques desta segunda (30):

  • China anuncia corte de taxas para aliviar crise no setor imobiliário
  • Tesouro Nacional divulga relatório da dívida pública
  • Governo descongela R$ 1,7 bilhão do orçamento: PAC deve ser priorizado
  • Produção industrial de agosto será divulgada na quarta-feira
  • Estados Unidos publicam dados do payroll na sexta-feira
  • Conta de luz mais cara: Aneel aciona bandeira vermelha em outubro

China anuncia corte de taxas para aliviar crise no setor imobiliário

  • Em meio ao enfraquecimento econômico e a uma crise prolongada no setor imobiliário, o Banco Central da China anunciou novas medidas para tentar reverter a situação.
  • O governo determinou que os bancos comerciais reduzam as taxas de juros das hipotecas já existentes antes do dia 31 de outubro, em uma tentativa de aliviar o peso financeiro para os proprietários de imóveis.
  • As novas diretrizes estabelecem que as taxas de hipotecas sejam reduzidas para pelo menos 30 pontos-base abaixo da taxa de referência do mercado (Loan Prime Rate, LPR), com expectativa de que a média dos cortes fique em torno de 50 pontos-base.
  • Esta é mais uma de uma série de políticas adotadas por Pequim neste ano, que também incluem a redução dos valores de entrada para financiamento e ajustes nas condições de crédito.

Tesouro Nacional divulga relatório da dívida pública

  • Hoje (30), o Tesouro Nacional publica o relatório mensal da Dívida Pública, com números que detalham a situação fiscal do governo.
  • No último resultado, referente a julho, o saldo entre receitas e despesas do setor público consolidado (que inclui Tesouro Nacional, Banco Central e Previdência Social) ficou negativo em R$ 9,28 bilhões.
  • Apesar do déficit, o esforço fiscal conseguiu reduzir o resultado negativo em 75,3% em comparação ao mesmo mês de 2023.
  • O número, no entanto, mostrou que as despesas obrigatórias, como pagamento de aposentadorias, salários do funcionalismo e gastos com saúde e educação, continuam a superar a arrecadação obtida com tributos e outras fontes de receita.

Governo descongela R$ 1,7 bilhão do orçamento: PAC deve ser priorizado

  • Também nesta segunda-feira, será publicado o decreto de programação orçamentária e financeira, indicando quais ministérios serão beneficiados pelo descongelamento de R$ 1,7 bilhão do orçamento.
  • Entre R$ 650 milhões e R$ 700 milhões desse montante devem ser destinados ao novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), uma das principais vitrines políticas da gestão Lula.
  • A reversão do contingenciamento, feito em julho, gerou críticas de economistas que apontam para a diminuição do esforço fiscal do governo.

Produção industrial de agosto será divulgada na quarta-feira

  • Na quarta-feira (2), o IBGE publicará os dados da produção industrial de agosto.
  • Em julho, o setor registrou uma queda de 1,4% na comparação com junho, revertendo parte do crescimento de 4,3% do mês anterior.
  • No acumulado de 12 meses, porém, a taxa anualizada mostra um avanço de 2,2%, intensificando o ritmo de crescimento observado nos meses anteriores.

Estados Unidos publicam dados do payroll na sexta-feira

  • Nesta sexta-feira (4), os EUA divulgarão os números do payroll de setembro, com foco no mercado de trabalho.
  • Qualquer sinal de desaceleração na geração de empregos poderá aumentar as expectativas de que o Federal Reserve continue com seu ciclo de flexibilização monetária.
  • O dado será acompanhado de perto por investidores, que veem uma possível desaceleração como um sinal positivo para novas reduções na taxa de juros.

Conta de luz mais cara: Aneel aciona bandeira vermelha em outubro

  • A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, na última sexta-feira, que a conta de luz para o mês de outubro será reajustada para a bandeira vermelha nível 2, o maior patamar de cobrança adicional desde abril de 2022.
  • A medida reflete a situação crítica dos reservatórios e deve ter impacto direto no IPCA de outubro, com um acréscimo de até 0,21 ponto percentual, segundo cálculos de analistas.
  • A projeção para a inflação no mês varia entre 0,23% e 0,41%, com expectativas de alívio apenas a partir de dezembro, quando a bandeira amarela poderá ser retomada.

Veja o fechamento de dólar e Bolsa na sexta (27):

  • Dólar: -0,16%, a R$ 5,4363.
  • B3 (Ibovespa): -0,21%, aos 132.730,36 pontos.

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.


Cidad3: Imprensa Livre!!!