Facebook

Twitter

02 agosto, 2024

Observador 360o.

 


Antonio Cordiani, chamado também de Antonio da Sangallo, o Jovem, foi um arquitecto italiano do período do Renascimento. Os seus tios, Giuliano da Sangallo e Antonio da Sangallo eram arquitectos consagrados da altura. Mudou-se muito novo para Roma onde foi discípulo de Donnato Bramante, cujo estilo Antonio seguiu. Wikipédia
Nascimento: 12 de abril de 1484, Florença, Itália
Observador

360º

Fotografia de Alexandra Machado
Alexandra Machado
Editora de Economia

Enquanto dormia…

… Patrícia Sampaio devia ainda estar a olhar para a medalha. O judo voltou a colocar a bandeira de Portugal lá no alto, com a medalha de bronze na categoria -78 kg. O grito com que entra na arena mostrou o foco da atleta em cada combate. Até ao da disputa da medalha. Foi com surpresa que viu a adversária perder nessa derradeira luta. E foi com lágrimas que subiu ao pódio. O bronze é de Sampas. O judo nem foi para Patrícia Sampaio um amor à primeira vista: “É um relacionamento com altos e baixos, que envolve choro, tristeza, blocos operatórios, desilusões…” E agora envolve uma medalha de bronze. A quarta medalha para o judo nos Jogos Olímpicos, a 29.ª de Portugal.

A medalha para Filipa Martins foi ter ido à final da geral (all around) individual da ginástica artística. Ficou no 20.º lugar desta competição, o mais alto conquistado pelas cores nacionais. Nesta prova Filipa Martins era a mais velha, 28 anos. Competia com a que era, então, a campeão olímpica, Sunisa Lee, mas os olhos estavam postos em outras atletas. Uma em particular. Simone Biles arrecadou o ouro. Depois da surpresa em Tóquio, em que desistiu colocando a saúde mental dos atletas no topo das discussões, chegava a Paris com um objetivo bem focado. E até agora conseguiu a medalha individual e a medalha coletiva. O último exercício, no solo, foi o seu statement.Biles não deixava nada por fazer. A disputar o ouro estava também a brasileira Rebeca Andrade, outra grande história do desporto. O desporto são histórias e histórias de superação. Nestes Jogos há muitas histórias. Todos os atletas têm a sua. Jorge Fonseca também. Ficou pelo caminho mas promete voltar.

Diogo Ribeiro ainda está lá, chegou às meias finais dos 50 metros livres e já aprendeu uma lição que vai ser valiosa“Tenho de preocupar-me comigo, não com os outros”. Nas piscinas, Diogo Ribeiro vê máquinas a competir. Uma delas é Ledecky que se tornou na segunda mulher com mais medalhas na história dos Jogos.

Esta manhã (a partir das 10 horas) Diogo Ribeiro vai disputar a qualificação dos 100 metros mariposa,já depois do combate da judoca Rochele Nunes, que se estreia às 9hHá mais portugueses a entrar hoje em açãoSiga o que se vai passando em Paris no nosso liveblog, com o atletismo a permitir mais portugueses a entrar em ação.

Em outras frentes, o dia foi marcado pela troca de prisioneiros entre o Ocidente e a Rússia.As maiores negociações de sempre para libertar prisioneiros, envolvendo sete países. O jornalista do Wall Street Journal Evan Gershkovich, o antigo sargento da marinha norte-americana Paul Whelan e ainda os opositores contra o regime Vladimir Kara-Murza e Ilya Yashin são quatro dos 16 detidos em prisões russas libertados. Como moeda de troca, o Kremlin conseguiu Vadim Krasikov, antigo membro dos serviços secretos condenado à prisão perpétua na Alemanha, regressou à Rússia e foi a chave nestas negociações. Os prisioneiros libertados já chegaram aos Estados Unidos.

É também dos Estados Unidos que a declaração de Edmundo González como vencedor das eleições venezuelanas, contra Nicolás Maduro.Foi o chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, a declará-lo. É um assunto que também continuamos a seguir a par e passo.

Tal como a guerra de Israel ao Hamas. Em dois dias, Israel confirmou a morte de dois líderes do Hamas. Na quarta-feira foi morto no Irão o líder político do movimento terrorista Ismail Haniyeh e diz que o grupo está agora mais perto de se render ou ser eliminado. Já Joe Biden declarou que esta morte não ajuda nas negociações para um cessar fogo em Gaza. Este é um assunto que vai estar em debate a partir das 10h no Contra-Corrente com José Manuel Fernandes. Para participar ligue o 910024185.

Por cá Joaquim Miranda Sarmento, ministro das Finanças, introduziu nova discussão na política nacional, com o Orçamento do Estado para 2025 no horizonte. Admite eleições antecipadas para que o documento das contas não saia desvirtuado no Parlamento. Um recado para Chega e PS. 

É agosto, mas há muito para seguir na atualidade nacional e internacional. Fique connosco e aproveite para ir jogando o nosso Sudoku e o AbraPalavra. E já ouviu o primeiro episódio da história do rei inglés que esteve na mira da nazis, britânicos e portugueses na mansão dos Espírito Santo, em Cascais? No primeiro episódio da nova série dos podcast plus do Observador, “Um Rei na Boca do Inferno”, o Duque de Windsor chega a Portugal em 1940 e fica em casa de Ricardo Espírito Santo. Cada novo episódio é sempre publicado às terças-feiras no site do Observador e nas principais plataformas de podcast, como na Apple Podcast e no Spotify. “Um Rei na Boca do Inferno” tem narração da atriz Soraia Chaves, música original de Cláudia Pascoal. Os assinantes do Observador têm acesso antecipado a todos os episódios, ou seja, é possível ouvir a série de seguida.

Nesta newsletter encontra as notícias de que precisa para estar sempre bem informado nesta sexta-feira em que acontece o primeiro de três concertos do rapper Travis Scott. No site e na rádio do Observador pode contar com todas as atualizações sobre o que se vai passar ao longo do dia.

Boa sexta-feira, bom fim de semana e boas férias se for o caso

NOTÍCIAS RELEVANTES

UM REI NA BOCA DO INFERNO

Fotografia
PODCASTS

Estreia. “Um Rei na Boca do Inferno”. Episódio 1

No primeiro episódio de “Um Rei na Boca do Inferno”, o Duque de Windsor chega a Portugal em 1940 e fica em casa de Ricardo Espírito Santo. Começa um mês de intrigas que envolvem nazis e Aliados.

JOGOS OLÍMPICOS

Fotografia
PARIS 2024

A rapariga de bronze que só queria andar descalça

Nasceu e cresceu em Tomar, foi para Lisboa sozinha terminar o Secundário e correr atrás do sonho do judo, que apareceu pelo irmão e que não foi "amor à primeira vista". A história de Patrícia Sampaio.

Fotografia
PARIS 2024

Valeu a pena. Pelo clube, por Tomar e por ela

Patrícia Sampaio lutou sobretudo contra si, não conseguiu dormir antes das meias e ainda está a acordar de um sonho cumprido em Paris. Difícil só um título para o dia – até que uma frase veio à baila.

Fotografia
PARIS 2024

O dia que deu sentido à caminhada de Sampas

Patrícia Sampaio demorou 2.06 minutos a varrer três adversárias de manhã entre duas top 10 e teve na forma como reagiu à derrota com a número 1 a maior vitória para a medalha de bronze em Paris.

Fotografia
PARIS 2024

Entre máquinas e experiência, Diogo tirou a lição

Depois de ter passado com 21,91 em 13.º às meias dos 50 livres, Diogo Ribeiro ficou em 16.º com 22,01. Não era o que esperava, daí saiu a lição para os 100 mariposa: qualificação, meias e uma final?

Fotografia
PARIS 2024

Os portugueses em ação no dia 7 dos Jogos

Com o segundo dia de atletismo chega um forte contingente português a disputar as eliminatórias. Na natação, Diogo Ribeiro compete na mariposa. No judo, Rochele Nunes procura a segunda medalha.

Fotografia
PARIS 2024

Filipa já tinha o seu ouro. Agora é top20 olímpica

Ultrapassou lesões, lançou um movimento de dificuldade superlativa e cunhou o seu nome num movimento totalmente novo. Despede-se dos seus terceiros Jogos como a melhor de sempre na ginástica nacional.

Fotografia
PARIS 2024

Simone deu a volta a uma história que lhe pertence

Respirou fundo, entrou no solo, teve uma atuação que acabou com as adversárias de pé a aplaudir, fez tempo para festejar o inevitável: a melhor de todos os tempos recuperou a coroa que foi sempre sua.

Fotografia
PARIS 2024

O monstro perdeu, chorou no chão e já quer voltar

Fonseca desafiou o impossível ao completar novo ciclo olímpico após um ano de paragem mas caiu frente ao campeão olímpico. Não era o mesmo Jorge de Tóquio mas quer ser de novo monstro em Los Angeles.

Fotografia
PARIS 2024

Ledecky, a segunda mulher mais medalhada dos Jogos

Com a prata nos 4x200m, Ledecky isolou-se na segunda posição das atletas com mais medalhas olímpicas. Em Paris ainda pode terminar com 14 e aproximar-se de Latynina, que tem 18.

Fotografia
PARIS 2024

A última dança de um Sir aconteceu na cidade luz

Chegou ao fim a carreira de um dos maiores tenistas britânicos de sempre. Para a história ficam três Grand Slams e 41 semanas no topo do ranking ATP. Murray é o único a vencer dois ouros olímpicos.

Fotografia
PARIS 2024

"Sofri 2 golpes no nariz e não conseguia respirar"

A polémica está instalada no boxe olímpico. Depois de ter sido expulsa do Mundial por falhar o teste de género, Khelif viu o COI autorizar a sua presença em Paris. Italiana aguentou 46 segundos.

Fotografia
PARIS 2024

Kim Yeji, a atiradora sul-coreana estrela em Paris

Kim Yeji tem sido notícia e não apenas por ter conquistado uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos. Os seus óculos especiais e o visual digno de um filme de ação têm gerado curiosidade no público.

Fotografia
PARIS 2024

Adnan teve de andar muito para chorar em Paris

Fugiu da Síria em 2015, com apenas 21 anos, e estreou-se nos Jogos Olímpicos em Paris e depois de ter passado meses num campo de refugiados na Alemanha. A impressionante história de Adnan Khankan.

O QUE SE PASSA LÁ FORA

Fotografia
DIPLOMACIA

As negociações da troca histórica de prisioneiros

Fotografia
CONFLITO ISRAELO-PALESTINIANO

Haniyeh e Deif mortos. Israel vai destruir Hamas?

Fotografia
TURQUIA

Turquia bloqueia acesso ao Instagram

Fotografia
VENEZUELA

Machado: "A comunidade internacional apoia-nos?"

Fotografia
CONFLITO ISRAELO-PALESTINIANO

Hezbollah lança rockets contra norte de Israel

Fotografia
DIPLOMACIA

Trump acusa Biden de fazer "mau acordo"

Fotografia
CONFLITO ISRAELO-PALESTINIANO

Israel diz que fez apenas um ataque aéreo na terça

Fotografia
ELEIÇÕES EUA

Trump. Rejeitado recurso a ordem de silêncio

OS NOSSOS ESPECIAIS

Fotografia
ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS

"Carlos Moedas não pode gerir Lisboa pelo TikTok"

Fotografia
ELEIÇÕES AUTÁRQUICAS

Pedro Duarte pode gozar de vazio deixado no Porto

Fotografia
ORÇAMENTO DO ESTADO

Governo ameaça com eleições contra união PS-Chega

OPINIÃO

Fotografia do Colunista
José Meireles Graça

Viagem ao Algarve e ao passado

O meu amigo e todos os moços da nossa idade que conhecíamos tinham justificada esperança de um futuro de muito, ou algum, sucesso em Portugal. Hoje não têm.

Fotografia do Colunista
P. João Basto

Blasfémias a mais. Perguntas a menos.

A exigência de reparações e pedidos de desculpas por uma ofensa ocorrida na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos é, ou não, entrar no mesmo caminho que se tem vindo a denunciar no wokismo?

Fotografia do Colunista
Eva Delgado-Martins

Construindo redes de apoio familiar e social

Ter uma rede de apoio torna a vida mais simples e fácil de gerir, pelo facto de as pessoas saberem que tem alguém ali com quem contar, permitindo-lhes sentir-se mais acompanhadas e seguras.

Fotografia do Colunista
Bruno Campos

JMJ: um ano depois

A correria quotidiana parou um pouco, e a cultura católica, entranhada na sociedade portuguesa, exteriorizou-se como poucas vezes se tem visto.

MAIS PARA LER

Fotografia
LIVROS

James Baldwin: 100 anos do dom da palavra certa

Nativo do Harlem, exilado em Paris, James Baldwin, o escritor que ousou amar a sua herança de negro e filho da terra é, no centenário do seu nascimento, o rosto da justiça que falta cumprir.

Fotografia
MÚSICA

Holly: este é o caminho de um mago do "beat"

Esteve em tour com DJ Shadow, no Coachella e na banda sonora de “The Batman”; e a lista de colaborações vai de Danny Brown a Slow J. Antes de atuar no Lux e no Sudoeste, falámos com Miguel Oliveira.

Fotografia
NUNCA MAIS É SÁBADO

11 coisas para fazer no fim de semana

O Capitólio recebe amantes da 7ª arte para as noites de Cinema no Verão. Na Lego Space as crianças têm direito a um brinde secreto. No Algarve há aulas de pilates com vista para o mar.

RÁDIO OBSERVADOR

Fotografia
ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

A onda Kamala Harris vai durar ou desfazer-se?

Fotografia
DESPORTO

Habemus medalha! Habemus Patrícia Sampaio

Fotografia
IMPRENSA

Comer carne vermelha processada? Pense duas vezes

Observador - Rua João Saraiva, nº 7, 1700-248 Lisboa


Cidad3: Imprensa Livre!!!