Facebook

Twitter

30 agosto, 2024

Negócio Fechado com a CNN

 

Carlos Eduardo do Lago Soares, ou apenas Eduardo Lago é um ator brasileiro. Tornou-se mais conhecido por seus trabalhos em Páginas da Vida e Apocalipse. Wikipédia
Nascimento: 31 de agosto de 1958, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Veja em seu navegador
Sexta-feira, 30 de agosto de 2024
Desemprego cai a 6,8% no trimestre encerrado em julho, diz IBGE

taxa de desemprego no Brasil ficou em 6,8% nos três meses até julhoem linha com o esperado por economistas e marcando o menor nível para o período desde o início da série do governo, em 2012, evidenciando a força do mercado de trabalho no país em um momento em que o Banco Central tem reiterado surpresa com a força da atividade econômica.

taxa recuou 0,7 ponto percentual (p.p) em relação ao trimestre imediatamente anterior, de fevereiro a abril, e caiu 1,1 ponto sobre o mesmo período de 2023, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (30).

população desocupada caiu para 7,4 milhões no trimestremenor número de pessoas procurando por uma ocupação no país desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015.

BOLSA E DÓLAR NESTA SEXTA-FEIRA

O desempenho dos mercados hoje. Veja aqui

 

Os principais índices do mercado doméstico fecharam no campo negativo nesta sexta-feira (30), com mercados analisando dados da inflação dos Estados Unidos, enquanto no cenário local as atenções se voltaram para falas de autoridades sobre o cenário econômico.

Ibovespa encerrou a sessão praticamente estável, com leve perda de 0,03%, aos 136.004 pontos, diminuindo o recuo nos momentos finais do pregão. Na semana, o principal índice do mercado doméstico fechou com alta de 0,29%.

O clima global também deu fôlego ao dólar, que fechou o dia com avanço de 0,24%, negociado a R$ 5,636, em linha com a valorização da divisa norte-americana ante uma cesta de moedas fortes. O desempenho deu fôlego para a divisa encerrar a semana com salto de 2,86%, enquanto o saldo do mês teve leva queda de 0,5%.

DÍVIDA PÚBLICA, DÉFICIT, HADDAD
Macroeconomia

resultado fiscal do setor público surpreendeu negativamente em julho, com a dívida pública bruta do Brasil como proporção do PIB subindo a 78,5%, de 77,8% no mês anterior, mostraram dados do Banco Central nesta sexta-feira (30).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta sexta-feira que o resultado primário do governo central registrado em julho, divulgado pelo Banco Central, veio “completamente em linha com as metas do ano”.

Haddad também disse que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro está crescendo perto de 3% e vai manter esse ritmo, mesmo que, pouco tempo atrás, a maior parte dos economistas considerasse que o crescimento potencial estaria mais próximo de 1,5%.

O Banco Central vendeu US$ 1,5 bilhão nesta sexta-feira em leilão à vista da moeda norte-americana realizado entre as 9h30 e 9h35, informou a autarquia em comunicado, no que foi a segunda intervenção da instituição no câmbio desde o início do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ministério das Comunicações autorizou novos canais em 21 cidades brasileiras para elevar o alcance da TV digital para mais de 2,6 milhões de pessoas.

Um eventual ciclo de ajuste nos juros básicos, se ocorrer, será gradual, disse nesta sexta-feira o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, ressaltando que a autarquia optou por não dar uma orientação futura para a política monetária.

O Indicador de Incerteza da Economia Brasileira (IIE-Br) recuou 2,5 pontos em agosto em relação a julho, para 107,8 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV), patamar considerado uma incerteza moderada. Na métrica de médias móveis trimestrais, o indicador caiu 1,7 ponto, para 109,6 pontos.

Os gastos dos consumidores dos EUA aumentaram de forma sólida em julho, sugerindo que a economia permaneceu em terreno mais firme no início do terceiro trimestre e jogando contra um corte de meio ponto percentual na taxa de juros do Federal Reserve no próximo mês.

taxa de desemprego da zona do euro caiu para 6,4% em julho e voltou à mínima recorde, ante 6,5% em junho, segundo dados com ajustes sazonais divulgados nesta sexta-feira pela agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat.

LEGO, CROWDSTRIKE
Negócios

A fabricante de brinquedos Lego disse nesta semana que está no caminho certo para substituir os combustíveis fósseis usados na fabricação de seus tijolos característicos por plástico renovável e reciclado, mais caro, à medida que as vendas e os lucros aumentaram.

Um executivo sênior da CrowdStrike testemunhará perante um subcomitê da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos em 24 de setembro sobre a atualização de software defeituosa da empresa que causou travamento de milhares de computadores do país e ao redor do mundo.

 

PCE
Inflação nos EUA sobe 0,2% em julho e consumo indica recuperação
 

 

Os gastos dos consumidores dos EUA aumentaram de forma sólida em julho, sugerindo que a economia permaneceu em terreno mais firme no início do terceiro trimestre e jogando contra um corte de meio ponto percentual na taxa de juros do Federal Reserve no próximo mês.

Os gastos do consumidor, que representam mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, aumentaram 0,5% no mês passado, depois de um avanço não revisado de 0,3% em junho, informou o Departamento de Comércio nesta sexta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam que os gastos acelerariam em 0,5%.

Isso significa que os gastos dos consumidores mantiveram a maior parte do ímpeto do segundo trimestre, quando ajudaram a impulsionar o crescimento do Produto Interno Bruto para uma taxa anualizada de 3,0%. A economia cresceu 1,4% no trimestre de janeiro a março.

POLÍTICA MONETÁRIA
▸“Se Galípolo disser que precisa aumentar os juros, ótimo, aumente”, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (30) que se Gabriel Galípolo, indicado à presidência do Banco Central, ver a necessidade de aumentar a taxa básica de juros, não haverá problema. A declaração foi feita em entrevista à Rede Mais Rádios.
 

De acordo com o presidente, Galípolo tem o “perfil de uma pessoa competentíssima” e é “um brasileiro que gosta do Brasil”. Lula disse ainda que não o chamaria de gênio apenas por não gostar do termo.


Cidad3: Imprensa Livre!!!