Facebook

Twitter

21 maio, 2024

🚨 Desmatamento cai na Mata Atlântica, mas aumenta nas fronteiras - SOS Mata Atlântica.

 

Amarildo 

Veja os novos dados do Atlas e SAD da Mata Atlântica!
Caso não esteja visualizando corretamente esta mensagem, acesse este link
Desmatamento cai na Mata Atlântica, mas aumenta nas fronteiras com o Cerrado e Caatinga
Ferramentas complementares, Atlas da Mata Atlântica e SAD Mata Atlântica indicam que, entre 2022 e 2023, desflorestamento caiu na parte contínua do bioma, mas teve grande aumento em fragmentos isolados e áreas de transição
Os dois principais mecanismos de monitoramento da Mata Atlântica trazem boas e más notícias. De acordo com o Atlas da Mata Atlântica, coordenado pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o desmatamento no bioma caiu de 20.075 hectares em 2022 para 14.697 em 2023 – uma redução de 27%. Esses dados, no entanto, oferecem uma visão parcial do cenário.

O Atlas monitora áreas superiores a três hectares em florestas maduras, que constituem 12,4% do bioma. A Mata Atlântica, entretanto, inclui ainda regiões em recuperação ou em estágios iniciais de desenvolvimento, o que amplia sua cobertura florestal total para 24%. Essa é a abrangência do SAD Mata Atlântica, que, capaz de detectar desmatamentos a partir de 0,3 hectare, traz números preocupantes. Segundo o SAD, parceria entre a SOS Mata Atlântica e o MapBiomas, o desflorestamento total saltou de 74.556 para 81.356 hectares entre 2022 e 2023. É o equivalente a mais de 200 campos de futebol desmatados por dia.
ACESSE O RELATÓRIO COMPLETO
Figura-28
Taxa de desflorestamento e tendência para a série histórica de mapeamento do Atlas.
Diretor executivo da Fundação SOS Mata Atlântica, Luís Fernando Guedes Pinto explica que a diferença entre os números se dá sobretudo pelo aumento das derrubadas observadas pelo SAD em encraves no Cerrado e na Caatinga, destacadamente na Bahia, no Piauí e no Mato Grosso do Sul. Embora o Atlas e o SAD tragam números aparentemente conflitantes, ambos apontam a mesma tendência de redução de desmatamento no bioma Mata Atlântica e aumento nos encraves dos outros biomas.
SAIBA MAIS
Captura de Tela 2024-05-20 às 11.43.52
Parnaguá/PI. 📸: Thomas Bauer/SOS Mata Atlântica.
Logo_Colorido_LetraPreta_Esquerda
 
3 formas de apoiar a Mata Atlântica
Ampliamos nossas formas de arrecadação, para que nossos apoiadores possam escolher o melhor caminho para contribuir.
solidariedade (1)
Seja um Defensor da Mata Atlântica e faça uma assinatura da sua doação através do site.
rio
Doe para a recuperação dos rios e acesso à saneamento básico apoiando o projeto Observando os Rios.
camisa havaiana
Acreditamos na camiseta como forma de expressão. Vista as nossas causas com os produtos da Chico Rei.


Cidad3: Imprensa Livre!!!