Facebook

Twitter

09 fevereiro, 2024

Aquarylha do Brasil - União da Ilha do Governador 1988




Saudade, só deixou saudade Pra ser mais um dos menestréis Vem na cegonha pra ver Ari Barroso, o tema é você Na Bela Época, nasceu em Ubá (em Ubá, em Ubá) O menino iluminado Hoje atravessa o mar Com a minha Ilha Nessa Aquarilha do Brasil Marcou gerações, ligou corações E o povo ainda canta as suas canções Tia Ritinha, foi ela Que abriu as portas pro seu caminhar (ô dá nela) Machucou meu coração Ô Maria, na palma da minha mão Vai cantar o quê? Calouro Morena da boca de ouro Quindim gostoso Quem vai provar? (bis) No tabuleiro de Iaiá Boneca de piche, faceira, grau dez Trabalha, trabalha, nego Alô amigos, Zé Cariocou Divina musa Sua voz maior no exterior A gaitinha tocando... é gol A galera vibrando... Mengo! (bis) Na homenagem veio a paz, a emoção Minha Ilha risque agora (bis) A saudade nesse chão

Em 09 de Fevereiro de 1964, num Domingo de Carnaval, a Escola de Samba Império Serrano  ia entrar na quando chega a Notícia, que seu Homenageado, Ary Evangelista Resende Barroso, havia nos deixado.
Nascido em 07 de Novembro de 1903, em Ubá, NG, o Compositor, advogado - formado, mas nunca exerceu a profissão - Radialista, juiz, Pianista, filho de deputado e sobrinho de ministro, foi o mais votado vereador da cidade do Rio de Janeiro em 1946 pela UDN. Órfão de pais aos 06 anos, foi criado por 02 tias-avós. Tinha um Espírito inquieto. Figura folclórica, Sarcástica e até ranzinza. Preferia a farra com Amigos a frequentar os bancos Escolares. Compôs mais de 500 Músicas, entre Sambas, Marchinhas, Canções, Valsas, Foxes, Frevos e Hinos. Começou aos 15 anos de idade.
O 1o. Sucesso foi "Dá Nela". Ganhou o concurso de Marchinhas da Casa Edison – distribuidora de Discos – para o Carnaval de 1930. Casou-se com Ivone Belfort Arantes. Produziu para Teatro de Revista; foi Locutor Esportivo, Humorista. Trabalhou em Rádio e TV. Como Locutor Esportivo, era Famoso por Tocar Gaita em cada Gol que os times marcavam. Como flamenguista, Tocava com mais Entusiasmo nos Gols rubro-negro. Apresentou Programas de calouros, tanto na Rádio como na TV. Na TC, “Calouros em Desfile” na TV Tupi, final de 50, ficou Famoso pelo mau Humor, que demonstrava quando um candidato não sabia responder corretamente, quem era o Autor da
Música que iria Interpretar. Em 1939 Gravou o seu 1o. Samba-Exaltação "Aquarela do Brasil", considerado o Hino extra oficial do país.
O Sucesso dessa Música rendeu-lhes convites para trilhas Sonoras de Produção norte Americanas. O Mago dos Desenhos Animados Walt Disney levou-o para Hollywood e usou várias Composições suas como "Aquarela do Brasil", "No Tabuleiro da Baiana", "Os Quindins de Iaiá". Destaque para o Filme "Você já foi a Bahia?".