Facebook

Twitter

24 junho, 2012

Neuroestética: Artes do Cérebro

Graça Ramos (Valor, 15/06/12) entrevista Eric Kandel, Prêmio Nobel de Medicina em 2000. Ele é um importante cientista, pioneiro na área de neurociências, ganhador do Prêmio Nobel de 2000 pelos estudos sobre o armazenamento da memória no cérebro. Em 2006, o professor da Columbia University publicou a autobiografia "In Search of Memory" (Em busca da memória), ganhadora do Prêmio Los Angeles Times Book.
Aos 82 anos, Kandel volta a surpreender ao lançar livro em que concilia a larga experiência de cientista do cérebro, o conhecimento da psicologia e a paixão pela arte. O título da obra é tão extenso quanto a abrangência a que se propõe: "The Age of Insight: the Quest to Understand the Unconscious in Art, Mind, and Brain, from Vienna 1900 to the Present" - em tradução literal: A era do insight: a busca da compreensão do inconsciente na arte, na mente e no cérebro a partir de Viena 1900 até o presente. Ricamente ilustrado com imagens de obras artísticas, em especial retratos, e desenhos do cérebro, o livro, que ganhará edição brasileira pela Companhia das Letras, tem mais de 600 páginas.
Na primeira parte, o autor explica o entrecruzamento das ideias do psicanalista Sigmund Freud, do escritor Arthur Schnitzler e dos artistas Gustav Klimt, Oskar Kokoschka e Egon Schiele para a compreensão do inconsciente, em especial o feminino. Na segunda, a atenção se volta para o espectador, concentra-se nos mecanismos biológicos da empatia e da criatividade que ajudam a definir percepções e reações do observador da arte. O autor mostra como o cérebro processa a imagem visual, de que maneira a biologia responde à beleza e à feiura, e mostra caminhos do cérebro para perceber faces, mãos e corpo, aproximando-se da Neuroestética, a disciplina que busca entender as bases biológicas da percepção estética.
Nas explicações sobre o trabalho do cérebro, autor aproxima-se da Neuroestética, que busca entender as bases biológicas da percepção estética. Kandel pesquisa a compreensão de como se dá em termos biológicos a resposta do observador da arte, colocando-se entre a ciência e a expressão poética. “Aproximar ciência e humanidades é o grande desafio para os próximos anos"


http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/message/18774


De: Fernando Nogueira da Costa < donotreply@wordpress.com >
Para:
sulinhacidad3@zipmail.com.br
Assunto:
Resumo diário para 23/06/2012
Enviada: 23/06/2012 03:23

Sulinhahttp://sulinhacidad3.blogspot.com.br/
@SulinhaSVO