Facebook

Twitter

25 abril, 2012

Paulo Vanzolini e "Tempos de Cabo"



Um dos grandes nomes da música brasileira, o compositor e cientista Paulo Vanzolini, 85 anos, presenteia os fãs do samba paulista com a reedição fac-similar do livro Tempos de Cabo, de sua autoria, pela editora Imprensa Oficial.

Para comemorar o lançamento, o Teatro FECAP dedicou duas noites (14 e 15/11/2009) ao compositor, ao lado de Ana Bernardo (voz), Ítalo Perón (violão), Jayme Saraiva, o Pratinha (flauta) e Adriano Busko (percussão).

Entre um número e outro, Vanzolini conversou com o público, revelando histórias curiosas sobre sua vida e obra e recitando trechos de Tempos de Cabo.

Vanzolini ficou apenas um ano na função, mas a experiência lhe rendeu boas histórias. Tanto que, em 1981 esse pequeno período da sua vida culminou no livro "Tempos de Cabo", lançado à época pela editora Palavra e Imagem, com ilustrações do pintor Aldemir Martins.

Quase trinta anos depois, a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo decide homenagear um dos grandes nomes da música brasileira com a reedição fac-similar de "Tempos de Cabo".

Hoje com 85 anos, Vanzolini conta que escreveu as histórias dentro do próprio quartel, durante o ano em que serviu no Exército, mas o livro só saiu depois que o Aldemir Martins fez as ilustrações. São histórias da boemia na região central de São Paulo, do Bom Retiro, do Bexiga, da malandragem que frequenta os bailes, das brigas, das desilusões amorosas, sempre com o sotaque típico do paulistano da região central.

A Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, editora do livro, na gestão do diretor-presidente Hubert Alquéres transformou-se em editora de sucesso, com sua excelência gráfica e editorial reconhecida no Brasil e no mundo.