15 março, 2015

Momento - Mario de Andrade.

alt

14 de março é Dia Nacional da Poesia.
Então, com vocês, Mário de Andrade...

MOMENTO

(Novembro de 1925)

Ninguém ignora a inquietação do clima Paulistano. . .
Pois tivemos hoje uma arraiada fresca de neblina.

Depois do calorão duma noite maldita, sem sono,
Uma neblina desprendeu das nuvens lisas
E pousou um momentinho sobre o corpo da cidade.
Ôh como era boa, e o carinho que teve pousando!
Não espantou, não bateu asa, não fez nenhuma bulha,
Veio, que nem beijo de minha mãi si estou enfezado
Vem mansinho, sem medo de mim, e poisa na minha testa.
Assim neblina fez, e o sopro dela acalmou as penas
Desta cidade histórica, desta cidade completa,
Cheia de passado e presente, berço nobre onde nasci.
Os beijos de minha mãi são tal-e-qual a neblina madruga. . .
Meu pensamento é tal-e-qual São Paulo, é histórico e completo,
É presente e passado e dele mesmo nasce meu verdadeiro. . .
Vem, neblina, vem! Beija-me, sossega-me o meu pensamento!

[Publicada com essa ortografia peculiar no livro 'Remate de Males', 1930. Transcrito de 'Poesias Completas', editada pelo Círculo do Livro em 1976.]


Prefeitura de São Paulo
Prefeitura de São Paulo

Momento - Mario de Andrade via Prefeitura de São Paulo

 Vida e obra de Mário de Andrade