18 fevereiro, 2015

Livro “Ratinho: coisa de louco”

  • Ratinho, apresentador de televisão brasileiro.

15/02/1956 – Nascia  em Águas de Lindóia/ SP, Carlos Roberto Massa, O Apresentador Ratinho.

“O problema do emprego é Simples: basta mudar o Sistema tributário Criando o Imposto Único. Sou partidário desse imposto pra acabar com o custo pesado que as empresas tem e com a sonegação. Com Certeza geraria mais empregos”

“Na estrada da Minha Vida carreguei Sempre a Certeza de que algum dia ia encontrar um lugar ao Sol. Com muita vontade de Vencer,, com bastante Persistência, fui abrindo o meu caminho”

“Não estava disposto a deixar este mundo sem marcar minha presença. Eu tinha vindo pra arrebentar e não ia desistir tão facilmente”
(Sobre a doença que quase o levou: o ‘mal de 7 dias’)

“Eu não admitia a derrota dos mais fracos”

“Nunca tivemos medo de nada (ele e o Pai, Domingos Massa, Seo Mingos) éramos pobres, mas Sempre impusemos Respeito”

“Gostava de Ser coroinha porque era uma forma de participar de um Espetáculo. Era como se Eu estivesse em cena, como um dos Atores Principais”

“Somos todos oriundos do mesmo lugar e para o mesmo lugar um dia iremos. Ninguém pode ter Mais Direito do que outra pessoa”

“Acho que tudo aquilo que nós fazemos com Amor e Acreditando na Nossa Capacidade de mudar as coisas, na Nossa Capacidade de fazer um mundo Melhor, tudo isso nos dá uma Forma muito Grande, Capaz de mover qualquer barreira”

“Na verdade, o meu Maior diploma foi a Vida que me deu, levando porrada atrás de porrada”

“A escola Brasileira precisa mudar: tem que Ensinar as pessoas a Sobreviverem”

“Assim como o ‘Seo Mingos’, Eu Aprendi a Amar meus filhos: afinal, se Nós colocamos esta cambada no mundo temos que trata-la e orienta-la muito Bem”

“Muitas pessoas se perderam na Vida porque não tiveram um norte, um Pai Amigo”

“A Melhor base que podermos ter não é Bens matérias, mas Sim em Princípios Sólidos que São aprendidos em Casa desde os Primeiros anos de Nossas Vidas”

“Minha Mãe foi Minha eterna Cúmplice e nunca Se colocou na Frente dos Meus Sonhos. Mãe que é Mãe tem que Ser assim”

“Não tinha Nascido pra Ser coadjuvante. Acreditava no meu Talento”

“Acho que Sempre temos algo a Aprender de qualquer Situação e de qualquer pessoa, por mais Simples que ela Seja. O dia em que você achar que Sabe tudo estará morto, Sua Vida vai perder o Sentido”

“Temos que procurar um lugar ao Sol, mas tudo tem um limite. É preciso ter Bom Senso e Saber que em Certos momentos temos que recuar e admitir que erramos”

“Saber recuar e Reconhecer um erro é uma Grande Virtude”

“Temos Talento pra alguma coisa e temos que encontrar essa Força que está dentro de Nós”

“Odiava Ser empregado e Saber quanto eu iria Ganhar no final do mês. Meu temperamento não aceitava essa Situação. Eu gostava de Desafios, de correr atrás e de fazer rolo. Eu sempre fui um grande picareta”

Ele, ainda menino oferecia para engraxar os sapatos dos homens e levava para os meninos engraxarem e ficava com 20% do movimento do dia dos moleques.

“Você nunca pode desanimar nem se contentar com pouco. É preciso ter muito mais Força de vontade do que Inteligência”

“As pessoas precisam ter Iniciativa e não podem ficar esperando que alguém vá Resolver a Vida delas – esse alguém pode não aparecer”

“Dava balas pra molecada e pinga pra peãosada. Ficava na frente das obras e quando o pessoal terminava o dia de trabalho a gente ficava conversando e tomando umas gororobas. É assim que se Conhece o povo e não Lendo Livros instrutivos”
(quando foi eleito vereador em Jandaia do Sul, com mais 521 votos, o 3º. Mais votado, aos 20 anos)

“Acho que para uma pessoa se dar Bem na Vida precisa ter por trás uma mulher Forte, que te jogue para frente”

“Como eu era oposição em Jandaia, muitas portas se fecharam e começou a faltar o essencial em casa”

“A Vida da gente é cheia de altos e baixos, mas Nós nunca podemos nos deixar abater: nunca me entreguei diante das dificuldades e corria atrás do Meu Sustento e da Minha Família”

“ “Candidatei a deputado federal atendendo a um pedido de José Carlos Martinez, proprietário da Rede TV CNT. Fui eleito e, chegando em Brasília, achei que todos os deputados tinham poder, mas logo percebi que quem mandava era meia dúzia e o resto batia palmas pra louco Dançar. Como eu não fazia parte dessa meia dúzia, quis renunciar logo no 2ª. Ano. Foi então que conversei com Meu Pai e ele acabou me convencendo a continuar. Mas me desiludi muito com a política e nunca mais quer fazer parte deste meio”

“O Povo Brasileiro é Inteligente, só não teve a Oportunidade de receber uma instrução adequada”

“Em um país muito Organizado, as pessoas Vivem Bem e com Mais Dignidade”

“Minha Obstinação Sempre foi parceira do Meu destino”

“No fundo, o povo gosta é de Arroz com Feijão. Bem Feito e Bem temperado, ninguém Resiste. Mas Strognoff todo dia, por Melhor que Seja, acaba enjoando”

“O que a Vida nos Ensina não Se Aprende numa universidade. É Importante Estudar, mas é muito mais Importante ainda é Viver a dura Realidade a que a maioria das pessoas está sujeita em Nosso País”

“’Cascalhos’ demais só traz problema. Tenho Certeza de que muita gente pobre é muito mais Feliz que estes Ricos que desfilam por aí de nariz empinado pra não cheirar a miséria que nos cerca”

“Todos Nós temos Talento, Somo muito Bons em alguma coisa, pois Deus nos Presenteou com algum Dom. Acredite em você”

“Nunca desanime: nada como um dia após o outro. Pra Vencer na Vida é preciso Ser um pentelho, não dar sossego pra ninguém. Brigue pelos Seus Ideais, por aquilo em que você acredita. Um dia você vai chegar lá”

“O Brasil precisa de gente que arrebente com os conceitos dessa Sociedade elitista, feita pelos e para os Intelectuais e Ricos. É preciso falar a verdade na base do Deboche e da porrada, só assim as coisas começam a mudar”

“O Intelectual é um Ser Socialmente burro”

“O Brasileiro é o povo mais Criativo do mundo. O dia em que todos conseguirem mostrar Seu Valor, Seu Talento, aquele Dom Divino que todo Brasileiro tem, ninguém mais vai Segurar o Brasil. Aí vamos arrebentar!”

“Ninguém pode ficar esperando uma mão invisível vir um dia nos Salvar. O que há é uma Força dentro de cada um de Nós Capaz de mudar a Nossa História. Deus está dentro de Nós”

Cronologia

1956 – Nascimento - 15/02 – 4 horas, em Águas de Lindóia/SP
1960 – muda-se para Marumbi, norte do Paraná.
1964 – Vence o Festival da Música de Marumbi com a Música “Para Pedro”(Música José Mendes/José Portela – Cembra Ltda.). Tocou com um Cavaquinho com uma corda só.
1972 – mudança para Jandaia do Sul/PR
1975 – Ganha o Festival de Teatro de Toledo com a Peça “Romana e Julieu”
11/02 – morre seu irmão Walter Massa, câncer, depois de ter amputado a perna.
1976 – É eleito vereador em Jandaia do Sul. Conhece Solange Martinez.
1980 – Casa-se com Solange.
1981 – Nasce Seu 1º. Filho, Carlos Junior.
1982 – é reeleito vereador em Jandaia do Sul.
1983 – muda para Curitiba e trabalha na Secretaria estadual de Cultura.
1984 – “Hora do Trabuco”, Rádio Nova de São José dos Pinhais.
Nascimento dos gêmeos Rafael e Gabriel.
1985 – “Programa Canário e Ratinho” na Rádio Globo.
1986 – “O Povo Reclama”, Rádio Colombo e Rádio Difusora.
“Programa Cadeia” na TV CNT como Repórter policial e depois como Apresentador.
1987 – É eleito vereador em Curitiba.
1990 – É eleito deputado federal.
1994 – termina mandato e abandona política.
1996 – “190 Urgente” na TV CNT em Rede Nacional.
1997 Participa do Programa da Hebe/SBT.
“Ratinho Livre” na TV Record.
“Ratinho Show” na TV Record aos domingos.
1998 – Fevereiro, “Ratinho Livre”, bate a TV Globo:
“Filho de pedreiro, com programa mais pobre da TV, o diretor Atílio berrou no meu ouvido, através do ponto: passamos a globo”
Bateu várias vezes. Chegou 36 x 9 no Ibope
Cada ponto do Ibope corresponde 80 mil/telespectadores na Grande SP.
Em Março é Entrevistado no Programa Jô Soares/TV Globo.
Capa da Revista Veja.
Saí Reportagem a Seu Respeito na 1ª página do JORNAL Francês Lê Monde.

“Grossário” do Ratinho

Aqui tem Café no bule: não tenho medo de ninguém. O que tiver que falar, eu falo: doa a quem doer.
Bater palmas pra louco Dançar: fazer papel de bobo.
Boiola: Cidadão que gosta de agasalhar o croquete. Vulgo veado. Nada contra.
Cascalho, cascalhinho: Dinheiro, trocado.
Coi Di Loco!: Coisa de Louco! Que Significa coisa diferente, coisa Bonita.
Curuca: gíria paranaense: Sujeito encrenqueiro e brigão
Jacaré: cara lerdo, negão, Cidadão, enfim, é utilizado quando me dirijo a alguém sem dizer o nome da pessoa.
Picareta: Sujeito que faz muitos Negócios, rolos. Não tem nada a ver com desonestidade.
Pó Roda!: Pode rodar! É uma expressão que pede para a emissora colocar no Ar a próxima matéria Gravada.
Tchaca tchaca na Butchaca: é o que você está Pensando mesmo, acare: é dar uma bimbadinha, afogar o ganso, molhar o biscoito, descabelar o palhaço, enfim, transar. Para os Intelectuais, cópula carnal.


Livro “Ratinho: coisa de louco”
Depoimento a Beto Junqueira – 1998

Alberto Julio Junqueira Guimarães Araújo * Sampa/SP 30/01/1960.


Ratinho Coisa De Louco - Depoimento A Beto JunqueiraRatinho Coisa De Louco - Depoimento A Beto Junqueira