13 janeiro, 2015

Celebrando 86 anos de Tintim!

http://2.bp.blogspot.com/_5Ec36RiXbMQ/S-DfYZKSelI/AAAAAAAAEWk/n5BWfNfHgpU/s200/Especial+Herge.jpg


Primeira aparição de Tintim, famoso personagem de histórias em quadrinhos de Hergé

10-01-1929
O desenho As Aventuras de Tintim era publicado pela primeira vez no dia 10 de janeiro de 1929 no suplemento Le Petit Vingtième, do jorna belga Le Vingtième Siècle. A última edição deste jornal foi publicada em 9 de maio de 1940. No dia seguinte, os exércitos alemães invadiram a Bélgica. A série de histórias em quadrinhos foi criada pelo cartunista e escritor belga Georges Remi, conhecido como Hergé.
As Aventuras de Tintim estão entre os desenhos europeus mais famosos do século XX, com  mais de 200 milhões de cópias vendidas. O desenho já foi traduzido em mais de 50 idiomas e adaptado várias vezes para o cinema, televisão e teatro.
A trama da história tenta reproduzir o mundo real, repleto de personagens com traços bem definidos. O herói da série é o personagem homônimo Tintin, um jovem repórter e viajante do mundo. Ele é acompanhado em suas aventuras por seu fox terrier Milu.

http://www.seuhistory.com/hoy-en-la-historia/primeira-aparicao-de-tintim-famoso-personagem-de-historias-em-quadrinhos-de-herge
 


10-01
Cabine histórica é a nossa viagem com a C.A.T.I.A aos fatos históricos da humanidade e por toda a linha temporal,hoje viajamos para:
O dia 10 de Janeiro de 1929 onde nasceu o cómico Tintim pelas mãos do desenhista Georges Remi, comummente conhecido como Hergé. O jornal belga “Le Petit Vingtième” foi incumbido de publicar uma pequena tira do Tintim e de Milú, o seu pequeno Fox Terrier branco.
Desde então, já foram vendidas mais de 230 milhões de cópias no mundo inteiro e as aventuras de Tintim foram traduzidas em mais de 70 idiomas. Em 1930, Hergé criou os irmãos Dupond e Dupont. As restantes personagens que protagonizam as diferentes aventuras de Tintim foram criadas posteriormente, conforme iam sendo publicadas as bandas desenhadas.
Tintim é um deus. Pelo menos ali no miolo da Europa, onde o personagem de Hergé nasceu, em 1929, Tintim é unanimidade, as crianças são alfabetizadas com seus álbuns, que também satisfaz igualmente os adultos. O jovem jornalista loirinho com topete tem até estátua, tamanha reverência e importância na cultura pop europeia e mundial. A pergunta é: por que é que ele não é tão importante assim por aqui ou em outros países latinos, por exemplo?   Bem, de uma forma ou de outra, é mais ou menos isso que o longa “As Aventuras de Tintim – O Segredo do Licorne” tenta “consertar”: a animação, premiada recentemente como “Melhor Animação ” no Globo de Ouro, revitaliza o personagem e alinha Tintim para uma nova audiência, evidentemente não somente a europeia. Méritos para os senhores Steven Spielberg (direção) e Peter Jackson (produção).
A primeira aventura publicada foi “Tintim no Congo”, no ano 1930, e foram desenhadas um total de 23 histórias completas.



Livraria Timtimportimtim, Foto: Alberto Gonçalves 



Coleção de António Monteiro, Foto: António Monteiro 




Coleção de Daniel Sasportes (Foto: Daniel Sasportes) 




Coleção de Mário Marques (Foto: Mário Marques)