26 dezembro, 2014

Índia tem HQ com super-heroína que combate os crimes de violência sexual

Priya Shakti HQ
Com os frequentes casos de estupro no país, uma publicação asiática veio ganhando destaque; se trata de “Priya Shakti”, a HQ que conta a história de uma sobrevivente de estupro e que luta contra os agressores com auxílio de um tigre e uma deusa hindu. Conheça esta super-heroína que combate os crimes de violência sexual!
A protagonista foi uma vítima de estupro coletivo; mas, através da deusa Parvati adquire superpoderes para lutar contra os crimes de violência sexual. Depois de contar a seus pais que foi vítima de violência sexual, Priya é considerada por eles a culpada pelo crime, sendo logo em seguida banida de casa. A moça pede ajuda a Shiva e Parvati (divindades do Hinduísmo) e junto com seu tigre, consegue dar a volta por cima e vence seus adversários.
Prriyas Shakti_4
O criador da HQ, Ram Devineni conta que teve a ideia depois que uma estudante foi estuprada por um grupo de homens em um ponto de ônibus em Nova Deli, capital da Índia, no final de 2012. Devineni contou à BBC, que na época ouviu um policial dizer que a culpada pelo crime era a própria estudante, já que “nenhuma mulher de bem anda sozinha à noite”. Esse crime gerou uma série de protestos.
O público alvo são as crianças de 10 a 12 anos. A obra mistura elementos religiosos do povo hindu para torná-la mais próxima dos leitores. Para ajudar com divulgação e estimular a segurança das mulheres, o criador da obra conseguiu inclusive que artistas de Bolywood (indústria cinematográfica indiana) fizessem pinturas de seus quadrinhos em muros e logradouros com a presença de Priya. Legal não?!
Achei bacana este projeto, sinal de que tem gente criativa que consegue unir o útil ao agradável. Parabéns ao criador desta bela obra; as mulheres de lá devem se sentir mais seguras com todo esse projeto!