03 agosto, 2014

Celebram no Uruguai 50 mil cirurgias em Hospital de Olhos Jose Marti


Montevidéu, 25 jul (Prensa Latina) O Hospital de Olhos José Martí, nesta capital, onde trabalha uma brigada médica cubana, superou as 50 mil intervenções cirúrgicas gratuitas, destacou hoje sua diretora, Sandra Medina.

Em declaração à Secretaria de Comunicação da Presidência, Medina destacou a cooperação cubana em saúde há quase sete anos através da "Operação Milagre".

Depois de informar que das 50 mil operações, 44 mil e 800 foram de catarata, afirmou que o centro é referência nacional e que os médicos atendem uma média de quatro mil e 200 consultas mensais e realizam 20 cirurgias diárias.

O centro é especializado em todo tipo de atenção oftalmológica, como intervenções cirúrgicas e tratamentos com raio laser, a pessoas de escassos recursos por médicos e equipes de saúde de ambos os países.

Em outubro de 2005 viajaram a Cuba para cirurgia os 13 primeiros pacientes, alojados no balneário de Tarará, em Havana, do qual tomou seu nome o centro pós-operatório uruguaio Tarará-Prado.

Segundo Medina, nessa primeira etapa, registraram-se 31 voos para Cuba, em uma operação que beneficiou 2.027 mil uruguaios. Depois, em 2007, criou-se em Montevidéu o Hospital de Olhos José Martí.

O moderno equipamento, que antes somente existia a nível privado, hoje se encontra à disposição de todos para dar solução às necessidades dos uruguaios com baixos recursos que antes não podiam ter acesso às cirurgias da visão.

Medina afirmou à Secretaria de Comunicação da Presidência que o objetivo central era formar um centro de referência nacional que atendesse todas as patologias oculares e sublinhou que foi alcançado.

Entre os serviços que oferece este centro figuram tratamentos de oftalmologia geral, glaucoma, retina, catarata, pterigio, miopia e oculoplastia. Além disso, diagnósticos, cirurgias, tratamento a laser para retinopatias diabéticas, transplante de córnea e tratamento de injeções de Avastin.

A brigada cubana, que trabalha junto ao pessoal uruguaio, está composta por 22 integrantes, dos quais seis são médicos, cinco cirurgiões oftalmológicos, uma epidemióloga e, os demais, pessoal técnico ou de serviço.

Por outro lado, foi informado que as conquistas do hospital serão celebradas na próxima segunda-feira, com um espetáculo musical em um teatro nesta capital, ao que foram convidadas as mais altas autoridades do país.

Sixto Amaro, representante dos aposentados no diretório do Banco de Previsão Social (BPS), assegurou à imprensa nacional que a ideia é "encher o teatro em sinal de gratidão a esta Operação Milagre".

Celebram no Uruguai 50 mil cirurgias em Hospital de Olhos Jose Marti