13 novembro, 2013

MICROCASAS UNIDAS

Primeiro condomínio de residências minúsculas dos Estados Unidos só tem construções de até 20 m². Conheça

Quatro microcasas formam condomínio só para metragens pequenas nos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Inhabitat)
Sonha em morar em casa, mas não tem dinheiro para algo enorme? Então você vai amar o Boneyard Studios. Depois de passar meses buscando uma comunidade de microcasassem sucesso, a americana Lee Pera decidiu criar a sua. Logo ela conheceu Bryan Levy, que tinha a mesma ideia em mente. Ele comprou um terreno em Washington e criou ocondomínio para quatro residências minúsculas e móveis. Na infraestrutura, há horta orgânica e caixa-d’água com capacidade de 900 litros de água. Hoje, o espaço é aberto ao público e os fundadores dão palestras sobre design, construção e moradia em poucos metros.
Apesar da pouca metragem em comum, cada casa tem design diferente e reflete a personalidade do dono. Jay Austin, um dos moradores, criou sua Matchbox com a ajuda do construtor Tony Gilchriest e do urbanista Matt Battin. Com apenas 13 m², ela tem várias janelas e claraboia com vista para o céu, além de tecnologias sustentáveis, como coleta de água de chuva e painéis de energia solar. Para sobreviver ao calor, a residência conta também com equipamentos nem tão ecológicos, como ar condicionado e geladeira. O lar de Pera já existia, mas precisou de muito trabalho para atender às necessidades da atual moradora. Gilchriest foi chamado novamente e remodelou o espaço, construindo varanda com deque e mezanino para o quarto.
Área comum é aproveitada pelos moradores, que são amigos (Foto: Reprodução/Inhabitat)
As outras duas casas são chamadas de Restraint e Minim House. A primeira foi feita pelo designer Jay Shafer, no estilo vitoriano, com as cores vermelho e branco. Já a outra é a maior do condomínio, com 20 m² e foi projetada por Levy. Apesar de ser bem menor do que a maioria das residências comuns, tem espaço para 175 livros. Mas mesmo depois de prontas e bem equipadas, os proprietários não têm autorização para dormir no local. Segundo uma lei municipal ultrapassada, qualquer casa precisa ter pelo menos 30 m² e 3 m de fachada para ser considerada habitável. Os quatro estão lutando na justiça para ter o direito de morar em lugares tão pequenos quanto desejarem.
Cada microcasa tem um estilo (Foto: Reprodução/Inhabitat)
Apesar de bem organizado, o condomínio ainda não conseguiu autorização para funcionar (Foto: Reprodução/Inhabitat)
A casa de 20 m² é a maior no local (Foto: Reprodução/Inhabitat)
Na área verde, há horta comunitária (Foto: Reprodução/Inhabitat)

--