22 agosto, 2013

Tom Jobim - no Feminino por Laura Macedo










A associação da música de Jobim com canto feminino é tão farta e forte que a semente da bossa nova brotou em álbum inteiramente dedicado por uma cantora, a carioca Elizeth Cardoso (1920-1990), ao cancioneiro composto por Jobim com Vinicius de Moraes (1913-1980). Iniciada em 1956, a célebre parceria de Tom e Vinicius já foi celebrada, apenas dois anos depois, neste histórico LP intitulado “Canção do amor demais” (1958), o primeiro disco que se encontra a batida diferente do violão de João Gilberto - ainda que, a rigor, não seja um disco de bossa nova.













Em 1959, duas outras cantoras, as cariocas Lenita Bruno (1926-1987) e Sylvia Telles (1935-1966), também gravaram discos somente com músicas de Tom Jobim. O de Lenita - “Por toda minha vida”- foi centrado na parceria de Tom com Vinicius. Já “Amor de gente moça”, o álbum de Sylvia Telles, abriu o leque de parceiros de Jobim em seu repertório.








Eu não existo sem você” (Tom Jobim/Vinicius e Moraes) # Lenita Bruno e Orquestra.








As praias desertas” (Tom Jobim) # Lenita Bruno e Orquestra.





















Por causa de você” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) # Dolores Duran.











Aula de matemática” (Tom Jobim/Marino Pinto) # Elizeth Cardoso, 1959.











Teu castigo” (Tom Jobim/Newton Mendonça) # Dalva de Oliveira.













Elizeth Cardoso, Lenita Bruno e Sylvia Telles foram apenas as primeiras de uma série de cantoras seduzidas pelas belas canções de Tom Jobim.


A cantora Vanessa da Mata, projetada nos anos 2000, vem percorrendo o Brasil, agora em 2013, com uma série de shows em homenagem a Tom Jobim.




Vanessa da Mata - NIVEA VIVA Tom Jobim ao Vivo em Brasília.









“Fotografia” (Tom Jobim) 0:34 / “Esse seu olhar” (Tom Jobim) 04:03 / “Falando de amor” ( Tom Jobim) 07:00 / Saudação da Vanessa à Brasília 10:40 / “Só tinha de ser com você” (Aloysio de Oliveira) 12:00/ “Chovendo na roseira” (Tom Jobim) 16:06/ “Caminhos cruzados” (Tom Jobim/Newton Mendonça) 19:54 / “Por causa de você” (Tom Jobim/Dolores Duran) 22:59 / “Desafinado” (Tom Jobim/Newton Mendonça) 26:03 / Vanessa fala sobre a obra do Tom 29:20 / “Samba de uma nota só” (Tom Jobim/Newton Mendonça) 31:08 / “Chega de saudade” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) 33:29 / “Dindi” (Tom Jobim/Aloysio de Oliveira) 37:34 / Vanessa fala sobre o romantismo das músicas do Tom e seu sucesso internacional 40:47 / Vídeo com Tom e Frank Sinatra cantando The girl from Ipanema (Tom Jobim/Vinicius de Moraes) 41:57.

Mais: “Wave - Vou te contar” (Tom Jobim); “Correnteza” (Tom Jobim); “O que tinha de ser” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes), “Sabiá” (Tom Jobim/Chico Buarque), “Samba do avião” (Tom Jobim), “Só danço o samba” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes), “Piano na Mangueira” (Tom Jobim/Chico Buarque), “Lamento no morro” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes), “Eu sei que vou te amar” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes), “Estrada do sol” (Tom Jobim/Dolores Duran).












“O certo é que as cantoras, desde os anos 1950, nunca mais saíram do Tom”.





************
Fonte:
- Mauro Ferreira - Tom no Feminino. Coleção Folha Tributo a Tom Jobim/Vol. 19. - 1ª edição. - São Paulo: Mediafashion, 2013.
- Site #Radinha.
- Site YouTube.

************

De: Mensagens de blog de todos - Portal Luis Nassif ()

--