11 agosto, 2013

Tarcísio Meira ganha homenagem de Tarcisinho e Glória Menezes no Dia dos Pais

Tarcísio Meira aproveita intervalo de ‘Saramandaia’ para encontrar o filho, no ar em ‘Sangue bom’ Foto: Terceiro / Alex Carvalho/Rede Globo/Divulgação
Luiza Souto

Traços, vozes, trejeitos e sorrisos que quase se confundem de tão parecidos. As semelhanças entre Tarcísio Meira, de 77 anos, e Tarcísio Filho, de 48, não são mera coincidência. Mas param por aí. O patriarca da família, no ar atualmente como Tibério Vilar, de “Saramandaia”, assume sua posição de pai coruja e não economiza elogios a Tarcisinho, o Nelson da novela “Sangue bom”.
— Não há como comparar. Ele é todo melhor do que eu. Tem uma personalidade muito própria e habilidades que eu não tenho, como velocidade para lidar com assuntos tecnológicos — derrete-se o veterano.
Família posa unida, em 1980
Família posa unida, em 1980 Foto: / Adir Mera / O Globo
Ser filho de um galã do primeiro escalão da TV nunca foi intimidador. Mas fazer o remake de um trabalho protagonizado pelo pai sempre esteve fora de cogitação.
— Acho perigoso. “Irmãos Coragem” significou tanto para a década de 70. É uma obra que mexeu muito com o imaginário do público — opina o ator, que garante ter sido uma criança comportada: — Eu fazia as coisas na surdina. Não era de aprontar. E nós sempre fomos muito próximos. Mas já recebi broncas memoráveis. É muito difícil irritar meu pai, mas quando isso acontecia...
Tarcísio Filho aproveita pausa em ‘Sangue bom’ para visitar o pai, em ‘Saramandaia’
Tarcísio Filho aproveita pausa em ‘Sangue bom’ para visitar o pai, em ‘Saramandaia’ Foto: / Alex Carvalho/Rede Globo/Divulgação
A paternidade mudou completamente a vida de Tarcísio Meira, casado há 51 anos com a atriz Glória Menezes.
— Não tive medo, mas pensei bastante sobre as responsabilidades de ser pai. Na hora do parto, quase me arrependi do que fiz a Glória. Pensei: “Quanto sofrimento! Como fui fazer ela passar por isso? Que criminoso você é!”.
Glória ri ao descrever o momento em que o casal saiu do hospital, em São Paulo, com o menino nos braços:
— Tarcísio andava a 20km por hora de tão preocupado com aquele bebê que dependia de nós — conta a atriz, lembrando do dia em que deu a notícia da gravidez ao marido: — Depois do exame, comprei umas roupinhas azuis e levei para casa. Era muito tarde. Eu o acordei e mostrei as peças. Ele estranhou e demorou para entender. Comecei a rir e disse: “Tarcísio, se liga!”. Foi uma gargalhada só.
A chegada de uma criança também influenciou para sempre a vida do casal.
— Meu filho transformou minha união com a minha mulher. Você não olha mais só para você, mas para a família — valoriza o pai e marido orgulhoso.
Glória destaca que o marinheiro de primeira viagem se saiu muito bem com o bebê. Na época, ela já tinha Maria Amália, então com 10 anos, e João Paulo, com 8, frutos de seu primeiro casamento:
— Ele tem as mãos grandes. Os netos adoram.
Tarcísio Meira e Glória Menezes em ‘Irmãos Coragem’
Tarcísio Meira e Glória Menezes em ‘Irmãos Coragem’ Foto: Divulgação
Tarcisinho optou por não ter filhos e não escapou da cobrança dos pais.
— Insinuei várias vezes, mas não foi suficiente. Ele é muito teimoso — reclama Tarcísio, que garante ser um avô superlegal e se emocionar no convívio com os netos: — Sempre fui bastante emotivo. Me comovo com um monte de coisas. Recentemente, a visita do papa Francisco, por exemplo, me tocou. Não sou religioso, mas acho que todos têm que ouvir o que ele fala.
.
Foto: Urbano Erbiste / Extra
E não é que uma das mais recentes emoções vividas pela família foi proporcionada pelo EXTRA? Tarcisinho não se esquece do episódio, que considera um dos maiores presentes que já deu ao pai.
— É muito difícil presenteá-lo. Mas ele chorou bastante na festa que o jornal fez para os dois no ano passado (o casal foi homenageado na sétima edição do Prêmio Extra de TV). Eu disse a eles que não poderia estar presente na cerimônia. Quando apareci no palco, foi aquela emoção que muita gente teve a chance de acompanhar, uma grande surpresa. A vida inteira meu pai fez a linha de durão, mas hoje em dia ele está com o coração mais mole — entrega Tarcisinho.
Tarcísio Meira com Glória Menezes e Tarcísio Filho
Tarcísio Meira com Glória Menezes e Tarcísio Filho
Tarcísio Filho elege personagens memoráveis do pai
Fã número um do pai, Tarcisinho aponta o João Coragem, de “Irmãos coragem” (1970), Renato Villar, de “Roda de fogo” (1986), Capitão Rodrigo, de “O tempo e o vento” (1985) e Hermógenes, de Grande sertão: veredas (1985) como trabalhos marcantes.
— Foi uma fase muito boa do meu pai, com ótimos personagens, um atrás do outro. Também gostei muito do Dom Jerônimo, de “A muralha” (2000).
TARCÍSIO MEIRA E LOUISE CARDOSO EM ‘O TEMPO E O VENTO’
TARCÍSIO MEIRA E LOUISE CARDOSO EM ‘O TEMPO E O VENTO’ Foto: Eduardo Cunha/Divulgação
Tarcísio Meira em ‘Grande Sertão - Veredas’
Tarcísio Meira em ‘Grande Sertão - Veredas’ Foto: / Marcelo Prates
Tarcísio Meira e Bruna Lombardi em ‘Roda de fogo’
Tarcísio Meira e Bruna Lombardi em ‘Roda de fogo’ Foto: Divulgação
Tarcísio Meira em ‘A muralha’
Tarcísio Meira em ‘A muralha’ Foto: NELSON DI RAGO/REDE GLOBO/Divulgação




No dia dos pais, Tarcísio Meira dá bronca no filho para que ele pare de fumar


Tarcísio Filho aproveita pausa em ‘Sangue bom’ para visitar o pai, em ‘Saramandaia’ Foto: / Alex Carvalho/Rede Globo/Divulgação
Mas pai que é pai não abre mão de seu posto. E neste domingo, data que é dele, Tarcísio não perde a oportunidade de dar um puxão de orelha público no filho, que mais tem cara de grande demonstração de amor.
— Já fumei e acho péssimo. Gostaria de saber o que eu preciso fazer para que meu filho pare de fumar. Fico preocupado. Não tem nada pior — lamenta o zeloso Tarcisão, que depois ameniza: — Ele é companheiro. Somos unidos. Graças a Deus chegamos aqui sem grandes tropeços.