07 agosto, 2013

PT realiza Encontro do Interior nesta sexta (09) com a presença de Lula



A cidade de Bauru será sede do Grande Encontro do Interior do Partido dos Trabalhadores que tem início nesta sexta-feira, dia 09. A atividade vai reunir cerca de 500 delegados, além de lideranças políticas, para debate e deliberação de documento que norteará as ações do partido no próximo período. A abertura, prevista para as 19h, contará com a presença do ex-presidente da República, Luiz Ignácio Lula da Silva.
De acordo com o presidente do PT-SP, o deputado Edinho Silva, o Encontro fecha o ciclo de debates pelo estado realizado por meio das Caravanas 2013. As plenárias ocorreram de abril a junho nas 20 macrorregiões de São Paulo e mobilizaram milhares de militantes e movimentos sociais.
O objetivo, segundo ele, foi chamar a militância para o debate sobre a conjuntura e a organização interna do partido, além de fazer o diagnóstico dos municípios para formular um programa de governo regionalizado para ser apresentado à população na disputa de 2014. “Os dados coletados serão reunidos e organizados. O documento final servirá de base para orientar nossa ação política em 2014 e a construção partidária”.
O Encontro do Interior será realizado em duas etapas: o ato político de sexta-feira – aberta ao público em geral. Já as mesas de debate e plenária de votação ocorrem no sábado. A imprensa deve se credenciar com antecedência. (Confira programação em anexo). O Encontro da Região Metropolitana ocorre na semana seguinte, nos dias 16 (sexta) e 17 (sábado), também com a presença de Lula.
Interior e Região Metropolitana
Edinho lembra que as Caravanas 2013 foram divididas em duas estruturas organizativas (uma pelo interior, envolvendo 16 Plenárias e outra pela região metropolitana, com 4 Plenárias), assim como os Encontros. Na sua avaliação, a ação foi extremamente exitosa e já mostrou resultados importantes.
“Dialogamos em cada uma das Plenárias sobre realidades distintas, diferenças sociais, econômicas e, consequentemente, políticas. A divisão facilitou os debates não só de construção partidária, sobre nossa organização interna, avanços e dificuldades do PT como também sobre o diagnóstico regional. Nosso objetivo ao final desse processo de diálogo era entender as especificidades de cada região e obter elementos para início da construção de um bom programa de governo para o estado de São Paulo em 2014”.
Segundo Edinho, os problemas enfrentados pela população em cada uma das regiões paulistas se diferenciam em muitos aspectos e precisam de respostas concretas. “Existem regiões no interior paulista que estão se esvaziando demograficamente. A juventude tem saído de suas cidades por falta de alternativas. Outras regiões estão mudando suas economias, sem qualquer fomento ou planejamento por parte do Governo do estado. Falta um projeto de desenvolvimento regional. A política de pedagiamento imposta pelos mais de 20 anos do governo PSDB inibe investimentos no interior e impede, dessa forma, seu desenvolvimento”.
Da mesma forma, outros problemas afetam diretamente a região metropolitana como enchentes, infraestrutura precária e a grave situação da mobilidade urbana com trânsito e transporte público. “Também não há respostas do Governo estadual para áreas críticas comuns a todas as regiões como segurança pública, saúde, educação do ensino médio e superior, entre outras”, explica.
PT protagonista
Para Edinho, o processo de Caravanas, que culmina agora com os Encontros do Interior e da Região Metropolitana teve o protagonismo da militância. “A proposta central das Caravanas era ouvir o PT de fato e isso nós buscamos em cada uma das Plenárias realizadas”.
Durante as atividades, o público pôde se manifestar sobre variados temas, pautar as lideranças sobre as fragilidades e dificuldades do partido na região, bem como apresentar contribuições para a formulação de um programa de governo regionalizado. Assuntos difusos foram colocados em pauta como saúde, segurança pública, educação, infraestrutura urbana, reforma política, posicionamentos contrários a respeito do debate que pautou a sociedade nesse primeiro semestre sobre a redução da maioridade penal, entre outros. No último período, as manifestações que tomaram as ruas do Brasil também estiveram na pauta. Somente após ouvir todas as ponderações que as lideranças presentes se manifestavam e faziam análises da conjuntura.
“Penso que a abertura desse espaço de diálogo aberto e franco com a militância foi o principal fator para que conseguíssemos levantar as principais demandas de cada região e obter elementos importantes para nossa atuação no próximo período em todo o estado de São Paulo. Nossa militância mais uma vez mostrou sua força, sua sensibilidade às demandas da população e, num processo coletivo, colaborou para a formulação das bases desse documento que norteará nossa atuação em 2014”, finalizou Edinho.

SERVIÇO
Grande Encontro do Interior com a presença de Lula
Data: dias 9 e 10 de agosto
Horário: 19 horas (sexta-feira) e a partir das 9 horas (no sábado)
Local: Haras Canarim - Rodovia Marechal Rondon, Km 358, Bauru/SP

Credenciamento de imprensa
Os profissionais da imprensa devem enviar um e-mail com nome, veículo que representa e telefone para os e-mails linhadireta@pt-sp.org.br e jornalismo@pt-sp.org.br até às 14 horas de quarta, dia 7. 

Não será permitida a entrada de profissionais não credenciados.

From: imprensa@edinhosilva.com.br
To: sulinha13@hotmail.com 
Subject: PT realiza Encontro do Interior nesta sexta (09) com a presença de Lula