09 agosto, 2013

Pery Ribeiro e Leny Andrade - Show da boate Porão 73 Postado por Laura Macedo


 

Pery Ribeiro e Leny Andrade - Show da boate Porão 73



O Fino da Praia

Samba, mais que qualquer outra coisa, deve ser temperado com sal. E, para ficar no ponto, precisa levar uma camada dourada de sol. Sol e sal são contingências do samba direito. Se não for assim, o samba fica com gosto de dieta: muito colorido mas sem ‘pra frente”, sem tempero. Todos, exatamente todos, sabem que, sem um estágio carioca, a coisa não acontece, ‘não abre a flor’. Seja que flor seja. Vermelha ou azul, rosa da favela ou rosa-só.


Este LP explica um pouco disso tudo. O Bossa 3 [Luiz Carlos Vinhas (piano), Tião Neto (contrabaixo) e Edison Machado (bateria)] por exemplo, desabrocha no verão e tempera seu ritmo com o dourado essencial. Cor-de-praia. São três cobras a cobrar de Pery um estilo que ele agora define. Pery exige do trio - em réplica – o que há de lindo em matérias de frases românticas.


A integração de Pery com o Bossa 3 está perto da total. E que dizer de Leny Andrade? Talvez dizer que ninguém mais a supera. Para mim, ela passa a ser neste LP a maior cantora do Brasil. Ao menos para aqueles que sabem ouvir. Leny amadureceu um estilo, limpou a sofisticação em favor da comunicação mais direta e encontrou no trio uma alavanca poderosa.


Quem duvidar do que a gente afirma é só aparecer no Porão 73, exceto às segundas. Foi numa praia que Miele. O grupo e eu bolamos este show. Com tão bons elementos não foi difícil realizar isso que vocês vão ouvir, mesmo em trechos. Se estamos faturando milhões com o Porão 73 superlotado? Não, nada disso. Mas juntos estamos todos felizes. Por fazer o que achamos o melhor que achamos a melhor. Gemini V pretende um samba feliz e moreno. Simplesmente".



Ronaldo Bôscoli – autor do texto acima






FAIXA 1: “O astronauta” (Baden Powell/Vinicius de Moraes); “Só tinha que ser com você” (Tom Jobim/Aloysio de Oliveira); “Rio” (Roberto Menescal/Ronaldo Bôscoli); “Coisas do dia” (Billy Blanco/Tom Jobim); “Estamos aí” (Durval Ferreira/Maurício Einhorn/Regina Werneck); “Feitinha pro poeta” (Baden Powell/Lula Freire); “Garota de Ipanema” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes).


FAIXA 2: “Eu e você” (Carlos Lyra/Vinicius de Moraes); “Preciso aprender a ser só” (Marcos Valle/Paulo Sérgio Valle); “Consolação” (Baden Powell/Vinicius de Moraes); “Amor em paz” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes); “A felicidade” (Tom Jobim/Vinicius de Moraes); “Marcha da quarta-feira de cinzas” (Carlos Lyra/Vinicius de Moraes); “O sol nascerá” (Cartola/Elton Medeiros).



FAIXA 5: “Deus brasileiro” (Marcos Valle/Paulo Sérgio Valle); “Vivo sonhando” (Tom Jobim).






Ficha Técnica Original do LP Odeon MOFB 3.445 (!965)

Direção artística: Milton Miranda
Direção musical e orquestrações: Luiz Carlos Vinhas
Coordenação artística e musical: Miele & Bôscoli
Direção técnica: Z.J. Merkey
Técnico de equalização e corte: Reny Rizi Lippi
Lay-out: Moacyr Rocha
Foto: Mafra

Ao ouvir este disco me senti transportada para o espaço do Porão 73, no ano de 1965 (neste ano eu tinha apenas 11 aninhos). Quem diria que passados tantos anos eu iria ouvir/curtir e divulgar, no meu blog, este antológico disco.


***********
Fonte:
- O próprio disco objeto deste post.

************

De: Mensagens de blog de todos - Portal Luis Nassif <>
Assunto: Mensagens de blog - Portal Luis Nassif
Para: sulinha13@yahoo.com.br