09 agosto, 2013

O pastor Jeremias Steepek pegou até a página Apoio Policial




curta > Apoio Policial >>> LEIA O QUE ESTE PASTOR FEZ!


O pastor Jeremias Steepek (foto) se disfarçou de mendigo e foi a igreja de 10 mil membros onde ia ser apresentado como pastor principal pela manhã. Caminhou ao redor da igreja por 30 minutos enquanto ela se enchia de pessoas para o culto. Somente 3 de cada 7 das 10.000 pessoas diziam "oi" para ele. Para algumas pessoas, ele pediu moedas para comprar comida. Ninguém na Igreja lhe deu algo. Entrou no templo e tentou sentar-se na parte da frente, mas os diáconos o pediram que ele se sentasse na parte de trás da igreja. Ele cumprimentava as pessoas que o devolviam olhares sujos e de julgamento ao olhá-lo de cima à baixo.



Enquanto estava sentado na parte de trás da igreja, escutou os anuncios do culto e logo em seguida a liderança subiu ao altar e anunciaram que se sentiam emocionados em apresentar o novo pastor da congreação: "Gostariamos de apresentar à vocês o Pastor Jeremias Steepek". As pessoas olharam ao redor aplaudindo com alegria e ansiedade. Foi quando o homem sem lar, o mendigo que se sentava nos últimos bancos, se colocou em pé e começou a caminhar pelo corredor. Os aplausos pararam. E todos o olhavam. Ele se aproximou do altar e pegou o microfone. Conteve-se por um momento e falou:

“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que foi preparado para vocês desde a criação do mundo. Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram; necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram’. “Então os justos lhe responderão: ‘Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos? Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?’ “O Rei responderá: ‘Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram’."

Depois de haver recitado o texto de Mateus 25:34-40, olhou a congregação e lhes contou tudo que havia experimentado aquela manhã. Muitos começaram a chorar, muitas cabeças se inclinaram pela vergonha. O pastor disse então: "Hoje vejo uma reunião de pessoas, não a Igreja de Jesus Cristo. O mundo tem pessoas suficientes, mas não suficientes discípulos. Quando vocês se tornarão discípulos?". Logo depois, encerrou o culto e despediu-se: "Até semana que vem"! Ser cristão é mais que algo que você defende. É algo que vive e compartilha com outras pessoas


Será verdade a história do pastor que se disfarçou de sem-teto para testar os 10 mil fiéis de sua igreja? Veja o que descobrimos:
A história vem acompanhada de foto e se espalhou pelas redes sociais e em inúmeros sites e blogs no final do mês de julho de 2013. De acordo com o texto, o pastor Jeremias Steepek teria se disfarçado de mendigo e ido a uma igreja de 10 mil membros onde iria ser apresentado como pastor principal pela manhã. Somente 3 de cada 7 das 10.000 pessoas diziam “oi” para ele e nenhum membro da congregação lhe deu alguma coisa.
O texto ainda afirma que o “mendigo” Jeremias Steepek foi “convidado” a se sentar lá nos fundos da igreja, longe dos demais fiéis. Lá pelo meio do culto, os membros da igreja ficaram sabendo que aquele homem maltrapilho que ali estava era, na verdade, o novo pastor daquela congregação.
Mas será que essa história é verdadeira ou falsa?
O Pastor Jeremias Steepek teria se disfarçado de mendigo para testar os seus fiéis! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)
O Pastor Jeremias Steepek teria se disfarçado de mendigo para testar os seus fiéis! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeira ou farsa?

É farsa! A história, apesar de mostrar uma situação interessante, não passa de ficção.

Quem é Jeremias Steepek?

Essa é a primeira pergunta que surge ao ler o texto. Segundo é afirmado na história, o pastor era um homem conhecido, que (talvez, por isso) teria sido convidado para comandar uma igreja de “10.000 membros”. No entanto, uma busca exaustiva por esse sujeito na internet e não conseguimos nenhum resultado (além dos sites e blogs que apenas copiaram o mesmo texto).
Ao buscar em outras línguas, podemos notar que essa história do falso mendigo teria surgido em inglês e que lá no exterior o tal pastor da história se chama “Jeremiah Steepek”.
Sim, abrasileiraram o Jeremiah!
Vários jornais, como o Huffington Post, o Inquisitr e o Examiner, tentaram descobrir se o tal Jeremiah existe mesmo, mas todas as pesquisas foram infrutíferas.
Além disso, uma igreja com 10 mil membros seria digna de nota, não é? Mas o nome e o endereço da igreja onde o fato teria ocorrido não foram mencionados no texto. Que pena…
O autor dessa história também não explica como Jeremias compôs seu personagem. Pela fotografia que circula junto com a história, dá a entender que o pastor teve que ficar um bom tempo até que sua barba ficasse daquele tamanho (assumindo-se que a barba não fosse postiça). Será que o pastor teve que ficar meses longe do púlpito e da igreja até que sua fantasia de mendigo ficasse pronta?
Com essa farsa, ele teria mentido para os que seriam seus novos fiéis?
Além disso, ele teria feito com que outros pastores da igreja também mentissem?
Digo isso porque – como é mencionado no texto – outros pastores sabiam do “teste” que Jeremias estava fazendo.
Que coisa, hein? Como uma igreja pode ser comandada por uma pessoa que, logo no primeiro dia, já chega mentindo?
Como ele conseguiu interagir com tantas pessoas em tão pouco tempo? O artigo afirma que em 30 minutos, 3 em cada 7 das 10.000 pessoas falaram com ele…
 

O mendigo da foto

Mas, deixando a matemática de lado, vamos voltar ao elemento chave desse bloco da nossa pesquisa: Quem é o homem da foto?
Existem várias versões do texto, assim como também há várias fotos de homens diferentes como sendo o pastor. Mas nenhuma delas é o Sr. Jeremias:
O Pastor Jeremias Steepek teria se disfarçado de mendigo para testar os seus fiéis! Verdadeiro ou falso? (foto: Reprodução/Facebook)
Homem sem-teto (foto: Flickr/Brad J. Gerrard)
Essa fotografia é a de um sem-teto mesmo! Foi tirada em 2010 pelo fotógrafo Brad J. Gerrard, em Richmond, Surrey (em Londres). Brad diz em seu Flickr que nunca ficou sabendo o nome do mendigo, mas que ele era um cavalheiro que lhe permitiu tirar essa fotografia.

Joaquim Vieira Basílio interpreta há anos o papel de Mendigo em Portugal! (foto: Daniela Margarida dos Santos Martins)
O ator Joaquim Vieira Basílio interpreta há anos o papel de Mendigo em Portugal! (foto: Daniela Margarida dos Santos Martins)
Essa outra versão mostra um mendigo que, na verdade, é o ator brasileiro Joaquim Vieira Basílio, que interpreta há anos o papel de Mendigo em Portugal e em outros países da Europa. A foto foi tirada pela fotógrafa portuguesa Daniela Margarida dos Santos Martins, em 2008.
Nessa notícia, de 2004, o jornal português Oeste Online conta que o “Mendigo Bazilyus” angariou 557.09 euros em “esmolas” e entregou o dinheiro à Santa Casa da Misericórdia de Óbidos (uma vila portuguesa).

Mais uma foto que circula em uma das versões desse texto! (foto: Reprodução/Facebook)
Mais uma foto que circula em uma das versões desse texto! (foto: Reprodução/Facebook)
O homem que aparece na fotografia acima é mostrado em algumas versões como sendo o pastor Jeremias, mas não é! Ele é pastor, sim (isso é verdade!), e também ator e palestrante. Seu nome é João Gimenes Reis.

Origens

Não se sabe ao certo onde essa história surgiu. Tampouco é incerta a autoria dessa parábola, no entanto, é bom deixar claro que ocorreu um fato real semelhante a essa história, um mês antes.
De acordo com o USA Today, no dia 23 de julho de 2013, um pastor chamado Willie Lyle – recém-nomeado para a Igreja Metodista Unida em Clarksville, Tennessee – se enrolou em um cobertor e deitou-se ao pé de uma árvore próxima a sua igreja. Despenteado e com a barba por fazer, ele quis mostrar como as pessoas são indiferentes aos sem-teto que sofrem nas ruas. O pastor Willie foi explicando aos seus fiéis como foi a sua experiência como mendigo, durante o culto, enquanto sua filha ia lhe fazendo a barba.
Apesar das diferenças nas proporções (Willie Lyle tinha 200 párocos em sua igreja), é possível que essa situação provocada por Willie tenha inspirado a criação da parábola de Jeremiah Steepek.

Conclusão

Essa historia de pastor Jeremias Steepek que se vestiu de mendigo só para testar seu rebanho é falsa e, se fosse verdade, iria pegar muito mal para um líder de igreja.




De: E-farsas.com - Desvendando farsas da web desde 2002! < farsasdaweb@gmail.com >
Para: sulinhacidad3@zipmail.com.br
Assunto: E-farsas.com - 10 Anos Desvendando as Farsas da Web!
--