08 agosto, 2013

O Monumento ao Renascimento Africano

Com 150 metros de altura, o Monumento ao Renascimento Africano domina o horizonte de Dacar, a capital do Senegal. Sua escala de medidas é de tirar o fôlego: novos monumentos deste tamanho são raros no mundo e esta é a maior estátua na África.
No entanto, apesar de ter sido anunciada como uma celebração ao renascimento do continente, tornou-se um escândalo para o paupérrimo país africano.
Algo reminiscente das estátuas da era soviética (curiosamente, foi construída pelos norte-coreanos), ela faz você pensar que, por trás da estátua, houve uma boa dose de megalomania. Principalmente, quando você leva em conta de que o salário médio anual no Senegal é de apenas cerca de 1.000 dólares, quer dizer, quase nada diante de uma estátua que custou cerca de 40.000.000 de dólares.
Além disso a estátua expõe outro problema.. Uma grande proporção dos senegaleses são muçulmanos - 94 por cento para ser exato. Apesar de não serem muito radicais em termos religiosos, uma fêmea esculpida com um dos seios à mostra, ao lado de um companheiro sem camisa,  não é para o gosto geral.
Sim, monumentos podem ser desaprovados quando construídos. St Paul, em Londres, foi considerado uma mancha terrível na paisagem da cidade, mas agora é um dos edifícios mais emblemáticos da capital inglesa. Talvez, em uma década ou duas, quando o país houver melhorado sua situação econômica e seu povo esteja mais feliz, a estátua - e seu valor para a nação e para a África - possam ser julgados novamente.



De: Mensagens de blog de todos - Portal Luis Nassif <oscar.alarcon@gmail.com>