10 agosto, 2013

Luiz Assunção - Pianista, Carnavalesco, Boêmio e Compositor via Luciano Hortencio

Luiz Assunção - Pianista, Carnavalesco, Boêmio e Compositor

                                                               Luiz Assunção
Luiz Assunção, ao contrário do que muitos pensam, não é cearense e sim maranhense, nascido em São Luiz no começo do século XX. Veio para Fortaleza aos 26 anos e, mesmo amando seu torrão, adotou o Ceará, aqui constituindo família e permanecendo até sua morte.

Desde seu desembarque na Ponte Metálica até o fim de sua vida, Luiz Assunção teve grande atuação e influência no nosso meio artístico, como pianista, maestro, carnavalesco e compositor. 


Legou-nos centenas de excelentes composições, tais como valsas, rancheiras, choros, sambas e baiões. Dentre essas podemos destacar ADEUS PRAIA DE IRACEMA, SÁ MARIQUINHA e VIVE SEU MANÉ CHORANDO, gravadas por grupos e cantores de renome,  podendo citar de pronto, Ednardo, Dominguinhos, Trio Nagô, Quatro Ases e Um Coringa e outros que não me vem à memória.


Participou ativamente do nosso carnaval no século passado. Em 1945 tomou a responsabilidade de tocar a Escola de Samba Lauro Maia, que passou posteriormente a ter a denominação de Escola de Samba Luiz Assunção. Sua Escola de Samba foi campeã do carnaval de rua de Fortaleza em 1947, 1948 e 1949.


Lembro ainda de tê-lo assistido comandando sua Escola de Samba, todo de branco e carregando nas costas a responsabilidade de animar nosso carnaval de rua, cujo desfile acontecia à rua Senador Pompeu. Lembro até de uma música cantada pelos componentes que devia referir-se à segunda guerra, pois tinha, mais ou menos, a seguinte letra:


Ao raiar da madrugada,
Cheia de luz e de glória,
Após a última granada,
Surgiu a nossa vitória.


Recordo também a melodia, porém já tentei por diversas vezes identificá-la, porém sem sucesso.

                                           Luiz Assunção e o Estandarte de sua Escola

Luiz Assunção trabalhou na Ceará Rádio Clube e ali foi pianista, copista e arquivista por longo tempo. Viveu e morreu modestamente, porém teve a glória de ser reconhecido como excelente compositor, em vida, continuando suas composições a serem entoadas pelo povo do Ceará e dos demais Estados.

                                       Luiz Assunção sempre à frente de sua Escola
Vídeos:
Quatro Ases e Um Coringa - SÁ MARIQUINHA
Trio Nagô - VIVE SEU MANÉ CHORANDO
Coral do Estado do Ceará - ADEUS PRAIA DE IRACEMA
Fontes:
Estrelas que Nunca Envelhecem




De: Mensagens de blog de todos - Portal Luis Nassif <>
Assunto: Mensagens de blog - Portal Luis Nassif
Para: sulinha13@hotmail.com