30 agosto, 2013

Estagiária da CBN que denunciou colunista por assédio sexual pede demissão via Tania Maria

Tania Maria compartilhou um link.

Bom dia, Menina!
Olha essa ...

Empresa afirmou que ela saiu por vontade própria na última terça-feira (27)


Internautas se revoltam com caso de assédio na CBN de CuritibaReprodução/Facebook

A estagiária de jornalismo da rádio CBN Curitiba, que registrou boletim de ocorrência contra um jornalista e colunista por assédio sexual, pediu demissão e deixou o veículo na última terça-feira (27). A informação foi confirmada pela CBN. A empresa afirmou que Mariana Ceccon pediu para deixar o cargo.

Em sua página no Facebook, a jovem se manifestou.

— Encerrei meu ciclo na Rádio CBN. Não porque eu concorde que eu SOU OBRIGADA MORALMENTE a sair do emprego (eu não sou obrigada a abrir mão de pequenas conquistas por falta de ética de outros funcionários) e sim porque hoje eu tive a certeza que eu fiz tudo o que estava ao meu alcance para melhorar a minha situação e a dos meus colegas.

Ela registrou um boletim de ocorrência na Delegacia da Mulher, que deve investigar o caso. Segundo relato da vítima, divulgado pelo Sindicato dos Jornalistas do Paraná, o abuso aconteceu depois de um tempo em que ela começou a trabalhar no local. Durante a apresentação do jornal, segundo o relato, o suspeito se aproximou da mesa onde a jovem trabalhava “abaixou-se, tirou os cabelos do ombro dela” e disse: “Eu estou morrendo de tesão em você e ainda vou te montar, você vai ver”. Assustada, a jovem não teve reação.

O caso, porém, vazou nas redes sociais no começo deste mês. Além de Mariana, outras mulheres que trabalham na empresa acusaram o suspeito de assédio sexual. Ainda segundo o sindicato, a gerência da emissora foi informada sobre o caso, mas não tomou atitude, o que teria causado uma paralisação dos jornalistas da rádio no dia 5 de agosto.

Três dos jornalistas se demitiram em forma de protesto: José Wille, diretor de jornalismo; Marcos Tosi, chefe de reportagem, e Álvaro Borba, âncora. Eles haviam investigado o caso, ouvindo cinco vítimas, entre estagiárias, telefonistas e secretárias. Os depoimentos foram registrados, na época, e encaminhados à direção da empresa.

Em nota, a CBN Curitiba informou que “em meados de julho passado, receberam denúncia de possível ocorrência de assédio sexual na emissora. No mesmo dia foi efetuado o afastamento do denunciado. As investigações estão a cargo da autoridade policial competente com a qual estamos colaborando”.

O Sindijor acompanha as investigações e encaminhará o relato ao Conselho de Ética da entidade para análise.

R.7