06 julho, 2013

Maria Bethânia diz que deseja gravar CD com poemas de Fernando Pessoa


Ao lado de Cleonice Berardinelli, cantora leu obra do português na Flip.
Com 96 anos, professora afirmou sempre descobrir sonetos do poeta.


Maria Bethânia leu poemas de Fernando Pessoa no terceiro dia da Flip (Foto: Flavio Moraes/G1)Maria Bethânia leu poemas de Fernando Pessoa no terceiro dia da Flip (Foto: Flavio Moraes/G1)
A obra de Fernando Pessoa foi celebrada por Maria Bethânia e pela estudiosa do poeta Cleonice Berardinelli na mesa mais disputada da 11ª Flip, que aconteceu na noite desta sexta-feira (5). Com ingressos esgotados logo no primeiro dia de vendas, em 10 de junho, a sessão de leitura começou com 20 minutos de atraso e lotação na Tenda dos Autores. Poucos minutos após a hora marcada para o início, 19h30, ainda havia uma multidão em frente ao local.
G1 transmitirá ao vivo todas as mesas da Flip 2013, tanto com áudio traduzido (se a palestra não for em português) quanto com áudio original.
Aplaudida de pé ao subir ao palco, dona Cléo - como prefere ser chamada -, de 96 anos, iniciou a mesa "Lendo Pessoa à beira-mar". Bethânia, que tem integrado versos do poeta português em seus shows há mais de 40 anos, foi convidada por Cleonice para entrar em cena
As duas fizeram uma leitura ininterrupta de 50 minutos de poemas de Álvaro de Campos, Alberto Caeiro e Ricardo Reis, como "Dois Excertos de Odes"; "O meu coração quebrou-se"; "Leve, breve, suave"; "Natal... na província neva"; "Autopsicografia"; "Cerca de grandes muros quem te sonhas"; "Prece"; "O rei"; “O infante”; "O guardador de rebanhos"; "Quando eu não te tinha"; "O amor é uma companhia"; "Já sobre a fronte vã"; "Quer pouco terás tudo"; "Aniversário"; "Esta velha angústia"; "Depus a máscara"; "Todas as cartas de amor são ridículas"; "Poema em linha reta"; "O Binômio de Newton".
Em seguida, o mediador Júlio Diniz questionou Cleonice sobre qual seria seu heterônimo favorito. "É como perguntar para a mãe de qual filho ela gosta mais. Eu tenho um aluno que faz pesquisa constantemente sobre Pessoa, descobrindo novos sonetos cada vez mais", disse.

Bethânia contou que foi o diretor teatral Fauzi Arap "quem colocou o Pessoa no meu colo". "Ele viu que tinha a ver comigo. Ele me fez aprender, ler, entender e gostar", afirmou. Junto com Cleonice, a cantora disse que deseja gravar um CD com leitura dos poemas. "Claro que eu aceito", respondeu dona Cléo.