27 julho, 2013

Geraldo Alckmin perde 40 pontos entre eleitores da Baixada Santista, conforme pesquisa IBESPE

Geraldo Alckmin perde 40 pontos entre eleitores da Baixada Santista, conforme pesquisa IBESPE
Na sucessão para presidência da república, Dilma Rousseff e Marina Silva aparecem tecnicamente empatadas, com 27 e 26 pontos, respectivamente, com vantagem de apenas 1% para a atual presidente 
O atual cenário político fez com que a situação ficasse desfavorável para a imagem do Governador, Geraldo Alckmin e da Presidente da República, Dilma Rousseff, conforme última pesquisa realizada pelo Instituto IBESPE (Instituto Brasileiro de Estudos Sociais, Política e Estatística) nas nove cidades da RMBS (Região Metropolitana da Baixada Santista).
O estudo desse mês revelou que o nome de Alckmin caiu 40% em relação à pesquisa realizada em abril, quando o Governador tinha a preferência de 60% dos entrevistados e agora tem apenas 20%.
Mesmo com a liderança ocupada por Alckmin, a pesquisa apresentou reviravolta na segunda posição. Além de ocupar o posto que era de Alexandre Padilha, que decresceu de 13 para 12 pontos, Gilberto Kassab diminuiu a diferença de 54 pontos para apenas 3 em relação ao atual governador. A opção de não votar em nenhum dos nomes ficou com 39%, a preferência do público.
Já o quadro de sucessão à presidência da república apresenta disputa acirrada. Empatadas tecnicamente, Dilma com 27%, tem vantagem de apenas 1 ponto, em relação a Marina Silva que possui 26%. Na terceira posição aparece Aécio Neves com 20%, seguido por Eduardo Campos com 4%.
Em relação à opinião dos entrevistados com idades entre 16 e 19 anos, Marina Silva lidera a preferência dos jovens com 67%, seguido por Aécio Neves e Dilma Rousseff empatados com 2%. Eduardo Campos não foi citado.
Para o público acima de 60 anos, 82% preferem o nome de Dilma. Aécio e Marina empatam com 9% e Eduardo continua sem ser lembrado.
Na opinião do Diretor Técnico do IBESPE, Cientista Social e Político, Marcelo Di Giuseppe, os atos de reivindicação da população refletiu diretamente na imagem dos atuais gestores públicos. “Embora haja uma queda significativa na imagem do Governador de São Paulo e da Presidente, os quadros são bem distintos. No caso de Geraldo Alckmin, a maioria dos eleitores votariam nulo, sem ter preferência por nenhum nome. Dessa forma o Governador poderia reconquistar seus votos. Diferentemente dessa situação, o caso da atual presidente é pior porque os eleitores buscam por outro nomes”.

-- 
RELAÇÕES COM A IMPRENSA
Jornalista: Alfredo Rodrigo - MTB 50.564
E-mail: imprensa@ibespe.com.br
Telefone: (13)9107-9106
IBESPE
Av.Ana Costa, 61 - Vila Mathias - Santos/SP
Telefone: (13) 3229-1916
www.ibespe.com.br

De: Imprensa IBESPE <imprensa@ibespe.com.br>
Para: sulinha13@yahoo.com.br