30 julho, 2013

Datas 31 de julho - Falecimentos

  • 1556 - Inácio de Loyola, fundador dos Jesuítas (n. 1491).


  • 1750 - Dom João V, rei de Portugal (n. 1689).

  • 1784 - Denis Diderot, filósofo e escritor francês (n. 1713).

  • 1795 - Basílio da Gama, poeta luso-brasileiro (n. 1740)

  • 1886 - Franz Liszt, compositor e pianista húngaro (n. 1811).

  • 1944 - Antoine de Saint-Exupéry, aviador e escritor francês (n. 1900).


  • O pequeno príncipe.O Pequeno príncipe regando sua flor.

  • Clique na imagem para ampliar

    ..............................


    "Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

    Quase todo mundo, sabe a origem dessa frase... menos essa burra abestada que vos fala.

    Há um tempo, conversávamos no msn, eu e o Descharth do Estimulanet, quando ele me disse essa frase, acima citada.
    Achei linda e elogiei... foi quando ele disse:
    - Você não conhecia essa frase !!??... Não leu o O Pequeno Príncipe, do Antoine de Saint-Exupéry ????
    E eu, respondí que não.

    Qual não foi a supresa dele.
    - Como não leu? - Todo mundo já leu esse livro.

    Que vergonha... logo eu, que leio até rótulo de sabonete.
    Tratei de baixar o livro, rapidinho.
    Sim... de vez em quando eu baixo coisas na net... mas quem não baixa?

    Amei o livro, gente!
    Nunca é tarde, pra conhecer uma obra tão interessante... mesmo sendo uma literatura infantil.
    Então, para os desavisados como eu que não leram o livro, não tem mais desculpa... é só escolher se quer ler, ouvir ou assistir.

    Logo abaixo, têm os vídeos (são três), com a história completinha.




    Segue, um trecho do livro, onde a frase é mencionada.

    "E foi então que apareceu a raposa:
    - Bom dia - disse a raposa.
    - Bom dia - respondeu polidamente o principezinho, que se voltou, mas não viu nada.
    - Eu estou aqui - disse a voz -, debaixo da macieira...
    - Quem és tu? - perguntou o principezinho.
    - Tu és bonita...
    - Sou uma raposa - disse a raposa.
    - Vem brincar comigo - propôs o principezinho. - Estou tão triste...
    - Eu não posso brincar contigo - disse a raposa. - Não me cativaram ainda.
    - Ah! Desculpa - disse o principezinho. Após uma reflexão, acrescentou:
    - Que quer dizer "cativar"?
    (...)
    - Eu procuro amigos. Que quer dizer cativar?
    - É uma coisa muito esquecida - disse a raposa. - Significa "criar laços"...
    - Criar laços?
    - Exatamente - disse a raposa. - Tu não és ainda para mim senão um garoto inteiramente igual a cem mil garotos. Eu não tenho necessidade de ti. E tu não tens também necessidade de mim. Não passo a teus olhos de uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativas, nós teremos necessidade um do outro.
    Serás para mim único no mundo. Eu serei para ti única no mundo...
    (...)
    - A gente só conhece bem as coisas que cativou - disse a raposa. - Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas como não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos. Se tu queres um amigo, cativa-me!
    (...)
    - Os homens esqueceram essa verdade - disse a raposa. - Mas tu não a deves esquecer. Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas. Tu és responsável pela rosa...
    - Eu sou responsável pela minha rosa... - repetiu o principezinho, a fim de se lembrar."

    Under Creative Commons License: Attribution



  • 1953 - Clodomir Cardoso, jurista,escritor, jornalista e político brasileiro ( n. 1879).
  • 1966 - Bud Powell, pianista estadunidense de jazz (n. 1924).
  • 1981 - Omar Torrijos, político panamenho (n. 1929).

  • 1983 - Eva Pawlik, patinadora artística austríaca (n. 1927).

  • Nicola Petti (Rio Claro, 9 de maio de 1904 — Rio Claro, 31 de julho de 1984) foi um pintor e desenhista ítalo-brasileiro.

  • 1988 - Francisco José, cantor português (n. 1924).

  • 2001 - Francisco Costa Gomes, ex-presidente português (n. 1914).

  • 2008 - Athos Bulcão, artista plástico brasileiro. (n.1918).


  • 2010 - Tom Mankiewicz, realizador americano (n. 1942).
 
 Arte / Cultura / Educação!!!
Sabedoria, Saúde e $uce$$o: Sempre. http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/