19 julho, 2013

Cientistas britânicos descobrem maneira de recarregar celular com urina

1374010521074-celular
Pesquisadores do Laboratório de Robótica de Bristol, na Inglaterra, descobriram uma maneira inusitada de recarregar celulares: usando a própria urina. Os especialistas conseguiram gerar carga elétrica necessária para recarregar o telefone através de uma pilha de células microbianas, que reagem a compostos presentes na excreção humana, como o cloreto de sódio e o potássio. A descoberta foi anunciada, nesta segunda-feira, na revista da Real Sociedade de Química.
“É uma descoberta emocionante. Utilizar o resíduo final como uma fonte de energia para produzir eletricidade é muito ecológico”, disse ao jornal Telegraph o Dr. Ioannis Ieropoulos, um dos responsáveis pelo projeto.
A carga gerada foi suficiente para fazer uma breve chamada em um telefone Samsung, mas também poderia dar tempo para mandar uma mensagem de texto ou ainda dar uma rápida navegada na internet. “Fazer uma chamada em um telefone celular ocupa a maior parte da energia, mas estamos trabalhando para recarregar a bateria por longos períodos”, ele afirma
O laboratório, uma colaboração entre a Universidade do Oeste da Inglaterra e da Universidade de Bristol, disse que a eletricidade era um subproduto do ciclo natural de vida dos micróbios - quanto mais eles comem, mais energia geram. “Um produto que podemos ter certeza de uma fonte inesgotável é a nossa própria urina”, acredita Ioannis Ieropoulos.
As células microbianas usam o metabolismo de bactérias para produzir energia a partir de matéria orgânica. Neste caso, a urina. O Dr. Ieropoulos já pensa em “vasos sanitários inteligentes”, que pudessem também produzir eletricidade suficiente para chuveiros e iluminação de banheiro.
Extra Online

De: "Montanhas em Ação" < donotreply@wordpress.com >
--