19 julho, 2013

A hipocrisia do financiamento público de campanha

Caiu na rede, é peixe?
Brasileiros sortudos
Infelizmente, todos os 4 principais candidatos a eleição presidencial de 2014 concordam numa coisa: financiamento público de campanha. Na opinião de Dilma, Aécio e Marina, limitar o dinheiro privado nas campanhas seria fundamental para mitigar a corrupção, uma vez que o alto custo das campanhas praticamente “obrigaria” os políticos a sujarem as mãos.
O que nenhum desses gênios deve estar imaginando é que hoje, mesmo com o financiamento privado de campanha, existe uma prática comum em todos os partidos: o caixa 2.
Caixa 2
Hipocrisia
Não é preciso ser nenhum gênio para imaginar que o financiamento público não iria acabar com atuação política das grandes empresas. A única mudança provável é que os recursos que hoje são repassados legalmente seriam destinados para o Caixa 2, enquanto que recursos que hoje são destinado a saúde e à educação poderiam acabar nas campanhas políticas.
Caso da Marina
Acho que a Marina é, sem sombra de dúvidas, a mais honesta dos candidatos de 2014. Sendo assim, não vejo problemas nela viajar com o dinheiro privado. Se é dinheiro privado e dado voluntariamente, cabe ao político honesto não devolver o favor. O ruim mesmo seria se ela viajasse com o dinheiro publico. Logo, se viajar com dinheiro público é imoral, pior seria fazer campanha com ele – como, aliás, ela defende.

De: ACID BLACK NERD <donotreply@wordpress.com>

--