09 junho, 2013

Vou Rifar Meu Coração



Revi, recentemente, o interessante semi-documentário (divulgado como fosse uma comédia de costumes), dirigido por Fernando Meirelles em 2001, Domésticas. Encantou-me a trilha sonora brega! Escute a playlist:
domesticas-poster01

2001 (BMG Brasil: 74321859252)
Faixas:
1 Eu vou rifar meu coração – Lindomar Castilho (LetinhoLindomar Castilho)
2 Não se vá – Jane e Herondy  (Alain BarriereVrs. Thyna)
3 Domingo feliz – Angelo Máximo (Vrs. Rossini PintoD. BooneR. McQueen)
4 Eu não sou cachorro, não – Waldick Soriano (Waldick Soriano)
5 A namorada que sonhei – Nilton César  (Osmar Navarro)
6 Filho – Amado Batista (César AugustoMartinha)
7 Ama-me – Jane e Herondy (D. CabucheVrs. Martinha)
8 Você é tudo para mim – Angelo Máximo (CezarJean Pierre)
9 Você é doida demais – Lindomar Castilho (Ronaldo AdrianoLindomar Castilho)
10 Estrada do sol – Perla (PanzeriPilatPaceContiVrs. Tito)
11 Me deixe te esquecer – Gilliard (Elias Muniz)
12 Tenho – Sidney Magal (SandroAnderleVrs. Sidney Magal)
Ao fazer esta pesquisa, acabei chegando no blog De Leigo para Leigo, onde há uma seleção do Top 10 da Música Brega Brasileira (MBB). Esse blog se define por apresentar “opiniões pouco embasadas e sem envergadura acadêmica sobre arte, cinema, música, literatura e outros“. É modesto como o meu! :) Para provar, caro seguidor, que o meu não é elitista, mas sim populista, reproduzo a lista de canções bregas selecionadas pelo expert:
10 – Fogo e paixão (Wando)
9 – Tenho ciúme de tudo (Orlando Dias)
8 – Esta Noite eu queria que o mundo acabasse (Silvinho)
7 – Você é doida demais (Lindomar Castilho)
6 – Uma Vida Só ou Pare de Tomar a Pílula (Odair Jose)
5 – Secretária (Amado Batista)
4 – Sandra Rosa Madalena (Sidney Magal)
3 – Fuscão Preto (Almir Rogério)
2 – Eu não sou Cachorro Não (Waldick Soriano)
1 – Garçom (Reginaldo Rossi)
Finalmente, interessado leitor que até aqui me seguiu, se ainda não viu, não deixe de assistir o documentário acimaVou Rifar Meu Coração (2011). Ele está sendo exibido em episódios no Canal Brasil (66), todo domingo às 20:30-21:00. É documentário que trata do imaginário romântico, erótico e afetivo brasileiro a partir da obra dos principais nomes da música popular romântica, também conhecida como brega. Letras de músicas de artistas como Odair José, Agnaldo Timóteo, Waldick Soriano, Evaldo Braga, Nelson Ned, Amado Batista e Wando, entre outros, formam verdadeiras crônicas dos dramas da vida a dois. EmVou Rifar Meu Coração, os temas destas músicas se relacionam com as histórias da vida amorosa de pessoas comuns, enfrentando o desafio de falar sobre a intimidade de pessoas reais, em situações reais.

De: Cidadania & Cultura < donotreply@wordpress.com >
Para: cidad3@yahoo.com.br