10 junho, 2013

Revelado o responsável por contar que americanos eram espionados

O departamento de justiça americano abriu investigação criminal para apurar o vazamento de informações ultrassecretas do governo para um jornal britânico. No domingo (9), o responsável por contar ao mundo que milhões de americanos comuns eram espionados revelou sua identidade.
Edward Snowden, 29 anos, trabalhou como técnico da CIA, a agência de inteligência americana, e era empregado de uma consultoria que presta serviços para a Agência Nacional de Informações. Ele revelou que vazou os documentos secretos ao jornal britânico com informações confidenciais que mostravam a extensão da espionagem eletrônica realizada pelo governo americano.
Os documentos, publicados nos últimos dias, revelaram que a agência nacional de informações mantém registros de todas as ligações telefônicas realizadas nos Estados Unidos, assim como das comunicações via internet com outros países.
Edward Snowden, que prestava serviços para a NSA como técnico em computação, entregou os documentos ao Guardian e fugiu para Hong Kong, onde está escondido em um hotel.
Ele corre o risco de ser extraditado para os Estados Unidos e condenado por traição. Mas disse ao jornal que não cometeu um crime ao entregar os documentos secretos. Segundo o jovem, ele fez isso para revelar a extensão da espionagem eletrônica realizada pelo governo americano, em todo o mundo.
Esse escândalo respingou em Londres. O ministro do exterior, William Hague, foi convocado ao parlamento para dar explicações sobre o papel do serviço secreto britânico no caso. E se algum cidadão foi rastreado no Reino Unido. Ele nega. Mas a oposição não está muito convencida. O depoimento está marcado para a tarde desta segunda (10).
Lembrando 

WikiLeaks





 Arte / Cultura / Educação!!!

Sabedoria, Saúde e $uce$$o: Sempre. http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/