24 junho, 2013

PEC diminui número de deputados federais para 250 - (PEC) 280/08


Sulinha Imprensa Livre - Evoé Clodovil!!! admiro com Artistas, como pessoa e como parlamentar.
Vou num centro espírita para votar em você... 

90% dos políticos dão aos 10% restantes uma péssima reputação. 

    Herry kissinger


Instituto Clodovil Hernandes (página oficial)

Instituto Clodovil Hernandes (página oficial)


O ICH vai apresentar pela primeira vez em São Paulo a Exposição CLODOVIL E O PODER, onde além de conhecer seu belíssimo Gabinete Parlamentar(remontado na íntegra) você poderá participar de palestras.

Foto: O ICH vai apresentar pela primeira vez em São Paulo a Exposição CLODOVIL E O PODER, onde além de conhecer seu belíssimo Gabinete Parlamentar(remontado na íntegra) você poderá participar de palestras.

A Câmara avalia a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 280/08, que diminui o número de deputados federais dos atuais 513 representantes para 250. De autoria do deputado Clodovil Hernandes (PR-SP), a proposta determina que cada estado terá, no mínimo, quatro representantes e, no máximo, 35 deputados.


Os parlamentares, de acordo com o texto, continuarão sendo eleitos pelo sistema proporcional, e o critério para o número de deputados por estado continuará o mesmo usado atualmente: a população. A PEC altera o artigo 45 da Constituição para inserir o novo número e estabelece ainda que eventuais territórios que venham a ser criados terão apenas um representante na Câmara Federal.



A representação por estado e pelo Distrito Federal será estabelecida por lei complementar, proporcionalmente à população. Os ajustes necessários serão feitos no ano anterior às eleições (para que nenhuma das unidades da Federação tenha menos de quatro ou mais de 35 deputados).



Enxugamento

O parlamentar destaca que a atual composição da Câmara dos Deputados, com representantes de todos os estados e do Distrito Federal, "resulta em um Parlamento com diversidade de idéias, bastante plural, o que é imensamente positivo". Entretanto, ele considera que o atual número de deputados é excessivo, especialmente "em um momento em que a sociedade se volta contra a classe política e exige a depuração de seus quadros".


Para o deputado, "uma Câmara com 250 membros já possuirá amplas condições de representar a diversidade da sociedade brasileira, e possibilitará um enxugamento de estruturas administrativas que redundará até mesmo em significativa diminuição de despesas públicas como ganho secundário".



Além disso, o parlamentar ressalta que o funcionamento da Casa, com a simplificação, deve melhorar. "Preservado o federalismo com a manutenção da representação igualitária do Senado, estamos certos de aprimorar nossa democracia", acrescenta.



Tramitação

A proposta tramita apensada à PEC 170/99, que altera a composição da Câmara Federal para 380 deputados, estabelecendo um mínimo de três e o máximo de 70 deputados por estado. Já aprovada na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, a matéria deve ser analisada ainda por uma comissão especial, antes de seguir para o Plenário.




Notícias anteriores:

Reportagem - Cristiane Bernardes/SR 

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
SR

APLAUS~12



 Arte / Cultura / Educação !!!