27 junho, 2013

Livro reúne fotos raras do Brasil e do Rio na década de 40

Fotógrafo Kurt Klagsbrunn chegou ao Brasil com 20 anos, em 1939.
'Refúgio do olhar' mostra fotos do cotidiano do Rio de Janeiro.


Modelos no Corcovado (Foto: Kurt Klagsbrunn)Modelos no Corcovado (Foto: Kurt Klagsbrunn)
Um arquivo praticamente inédito é aberto com o lançamento de um livro sobre o fotógrafo austríaco Kurt Klagsbrunn. Segundo um dos autores, Mauricio Lissovsky, o arquivo mantido em uma antiga casa em Araras-SP, deve passar de 150 mil itens, entre negativos, positivos, contatos e documentos.
Uma das primeiras dificuldades, a quantidade de material arquivado, deu origem ao recorte que o livro apresenta. "O arquivo era muito grande e não haveria tempo para organizar e revisar tudo. Decidimos trabalhar com os anos 40 porque estas fotos nos pareciam refletir bem este momento da chegada, dos primeiros contatos com o Brasil. Mesmo assim, partimos de um universo de 12 mil imagens, pelo menos", relembra o autor em entrevista ao G1.
De todo o material, que compreende fotos do cotidiano do Rio de Janeiro, e suas primeiras experiências visuais no país, existem algumas raridades, "os conjuntos de imagens relativos ao movimento estudantil e à luta anti-fascista no Rio de Janeiro foram os que mais me surpreenderam: pela extensão e pela variedade da documentação que produziu. Há um ensaio relativo á Ilha da Flores - lugar de quarentana de imigrantes e refugiados no Rio de Janeiro - que  também é muito raro", afirma Maurício.
Apesar dos fotógrafos recém chegados ao Brasil na década de 40 não terem formado um movimento, as imagens de Kurt se aproximam do trabalho de outros fotógrafos europeus. Maurício destaca o olhar impregnado pela nova visão, "a vanguarda fotográfica alemã nos anos 1920, que será em parte incorporada pela fotografia de imprensa, pela publicidade e pela propaganda política. Em larga, medida, estes fotógrafos - que em seu países de origem eram amadadores - vão olhar modernamente o Brasil pela primeira vez".

Sobre o título escolhido para a obra "Refúgio do olhar", o autor explica, "o livro é sobre um fotógrafo desta geração meio esquecida que veio ao Brasil em busca de refúgio, fugindo da perseguição nazista. Muitos não eram sequer fotógrafos profissionais em seus países de origem, como é o caso de Kurt Kagsbrunn. Foram, de algum modo, salvos pela câmera, pela cultura fotográfica que haviam adquirido na Europa. É como se tivessem sido despojados de tudo, mas a partir do pouco que lhes restava - o olhar - serão capazes de reconstruir suas vidas".

O lançamento do livro acontece na quarta-feira (26), no Rio de Janeiro, na Livraria da Travessa - Shopping Leblon às 19h.
Praia de Copacabana, 1947 (Foto: Kurt Klagsbrunn)Praia de Copacabana, 1947 (Foto: Kurt Klagsbrunn)
Rapazes na praia de Copacabana (Foto: Kurt Klagsbrunn)Rapazes na praia de Copacabana (Foto: Kurt Klagsbrunn)
Fotografia do arquivo de Kurt Klagsbrunn (Foto: Kurt Klagsbrunn)Fotografia do arquivo de Kurt Klagsbrunn (Foto: Kurt Klagsbrunn)
Kurt Klagsbrunn durante ensaio no Corcovado (Foto: Kurt Klagsbrunn)Kurt Klagsbrunn durante ensaio no Corcovado (Foto: Kurt Klagsbrunn)


 Arte / Cultura / Educação!!!

Sabedoria, Saúde e $uce$$o: Sempre. http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/