16 junho, 2013

Faroeste Caboclo – Versão para Lula PT

lula na cruz 300x256
Faroeste Caboclo
Os versos adaptados resultou num dos melhores vídeos críticos sobre política produzidos nos últimos anos. Enquanto uma sequência de desenhos feitos a mão rola na tela, uma voz parecida com a de Renato Russo, autor de Faroeste Caboclo, canta a letra satirizada contar a biografia não autorizada de Lula e descreve a trajetória do PT.

Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, ingressou com um pedido na Justiça para que o vídeo fosse retirado, o que só deve aumentar sua notoriedade do vídeo. “Não quero que a obra do meu pai seja usada para atacar as pessoas.
E ainda mudaram a letra. A obra dele é completa e eu tenho que preservá-la”, diz Manfredini. Será que ele queria que fizessem uma paródia sem mudar a letra? Atacar as pessoas? Obra completa?
Imagino que se fosse censurada uma paródia atacando os tucanos haveria indignação da imprensa, mas como o atacado é Lula, ok. Quando a paródia ataca uns, é piada; quando ataca outros, é peça política.
Dessa forma, a liberdade de expressão é mitigada devido ao uso de uma música já a muito eternizada na cultura popular brasileira.


De: Tela Crente <donotreply@wordpress.com>
Para: centroculturalresistencia@yahoo.com.br


 Arte / Cultura / Educação!!!

Sabedoria, Saúde e $uce$$o: Sempre. http://br.groups.yahoo.com/group/Cidad3_ImprensaLivre/