07 junho, 2013

Costurar um adesivo plástico na língua para perder peso é a nova tendência na Venezuela



Até onde você iria para perder peso? Na Venezuela, as mulheres que não têm força de vontade para fazer uma dieta estão costurando um adesivo plástico do tamanho de um selo postal em suas línguas, o que torna o consumo de alimentos sólidos extremamente doloroso.

O chamado método de perda de peso "Patch Miracle" (algo como "remendo milagroso") foi inventado em 2009, por Nikolas Chugay, um cirurgião plástico de Beverly Hills (EUA) que queria oferecer a seus pacientes uma maneira eficaz para perder quilos extras sem os riscos de procedimentos cirúrgicos invasivos.

Mas, ao mesmo tempo que podem ajudar as pessoas a perder até 14 quilos em um mês, o adesivo que é costurado na parte superior da língua vem com uma série de efeitos colaterais. Alguns pacientes apresentam dificuldades de fala, enquanto outros têm dificuldade em dormir, para não mencionar a dor excruciante ao tentar mover a língua depois de receber o remendo.

O adesivo abrasivo é feito de Marlex, um material geralmente usado para reparar a hérnia, e contém poros que se aderem à língua se deixados por muito tempo. "O material tem poros que permitem o crescimento para dentro do tecido. Se você deixá-lo mais de um mês ele começa a se incorporar na língua", diz Paul Chugay, que trabalha com seus pai Nikolas nessa prática em Los Angeles. Após esse período, os pacientes se consultam com nutricionistas para manter seu peso sob controle.


O Patch Miracle não é tão popular como outras técnicas de perda de peso nos EUA, e ele só está disponível com o Dr. Chugay, mas é um grande sucesso na Venezuela, onde as mulheres fazem qualquer coisa, até mesmo costurar um adesivo em suas línguas, para ficarem bonitas. Ana Maria Parra, da Obesiesbel, uma das primeiras clínicas em Caracas que ofereceu este procedimento extremo de perda de peso, disse à revista Time que ela atende cerca de 900 clientes por mês, desde que ela começou a oferecê-lo há dois anos.

O baixo preço de 150 dólares (aproximadamente 300 reais), em comparação com os 4 mil reais cobrados nos EUA, também torna o "Patch Miracle" muito atraente. E de acordo com Giovanni Sosa, outro médico venezuelano que está fazendo o procedimento, "os venezuelanos são consciente sobre a beleza, por isso, quando oferecemos algo que mostra resultados concretos, as pessoas certamente vão fazer".

"Tentei comer alimentos sólidos, mas é impossível", diz Yomaira, uma mulher que optou pelo remendo para perder quilos extras. "É um enorme inconveniente, mas eu estou fazendo isso para me sentir melhor. Eu era muito gorda".

A beleza é muito importante na Venezuela, um país onde os implantes mamários são comumente oferecidos como presentes de aniversário para meninas de 15 anos, e onde os bancos realmente oferecem empréstimos para cirurgia plástica.




De: DIÁRIO INSANO <cepir@bol.com.br>
Assunto: Diário insano
Para: sulinha3@yahoo.com.br