03 junho, 2013

Chicago Sun-Times demite equipe de fotografia e passa a utilizar smartphones

Com a intenção de substituir a sua equipe de fotografia por freelancers e repórteres treinados para tirar fotos com smartphones, o jornal Chicago Sun-Times demitiu, na última quinta-feira (30/5), os antigos funcionários. Ao todo, 28 fotógrafos foram dispensados após uma reunião, na qual o editor-chefe do Chicago Sun-Times, James Kirk, disse que a empresa estava entrando em uma nova fase de seu plano digital. 


Segundo o blog Jornalismo nas Américas, em um comunicado, anunciou-se que "The Chicago Sun-Times teve de tomar a decisão muito difícil de eliminar a posição do fotógrafo em tempo integral, como parte de uma reestruturação do pessoal de multimídia." E acrescentou-se que o "negócio está mudando rapidamente" e as audiências estão "buscando mais conteúdo em vídeo com suas notícias".

Dave Pollard, presidente do sindicato Chicago Newspaper Guild, disse que essas demissões eram "chocantes e desoladoras". Pollard disse que o Sun-Times não informou sobre quaisquer planos de rescisão, o que "pinta um quadro claro de quão pouco disposta a empresa está de trabalhar com o sindicato para ajudar a melhorar a qualidade do seu produto jornalístico".

A decisão do jornal foi amplamente criticada, caso do blogueiro Allen Murabayashi: "A ideia de que um jornalista de meio impresso com um iPhone, de repente, vai entender como usar a fotografia para contar uma história, para não falar em compreender a ética do fotojornalismo, é ingênua na melhor das hipóteses".


De: Newsletter Portal IMPRENSA <contato@imprensanews.com.br>
Assunto: "Chicago Sun-Times" demite equipe de fotografia e passa a utilizar smartphones
Para: cidad3@yahoo.com.br

 
 Arte / Cultura / Educação !!!