09 maio, 2013

Marília Batista, preferida de Noel Rosa - Samba do Sino



Quem ri melhor... (samba, 1934) - Noel Rosa

Pobre de quem já sofreu neste mundo
A dor de um amor profundo
Eu vivo bem sem amar a ninguém
Ser infeliz é sofrer por alguém
Louco de quem faz assim
Quem me fez chorar
Hoje chora por mim
Quem ri melhor
É quem ri no fim.

Felicidade, é o vil metal quem dá
Honestidade, ninguém sabe onde está
Acaba mal quem é ruim
Quem me fez chorar
Hoje chora por mim
Quem ri melhor
É quem ri no fim.

Sabendo disso
Eu não quero rir primeiro
Pois o feitiço
Vira contra o feiticeiro
Eu vivo bem
Pensando assim,
Pois quem me fez chorar
Hoje chora por mim
Quem ri melhor
É quem ri no fim !
______________________________________
Comentário Final: Hermínio Bello de Carvalho
______________________________________
Arquivo: Raíssa Amaral - Piracicaba / SP - Brasil

Marília Monteiro de Barros Batista (Rio de Janeiro, 13 de abril de 1918 — 9 de julho de 1990) foi
uma cantora, compositora e instrumentista brasileira.

Uma das mais importantes intérpretes da obra de Noel Rosa, que gravou com ela em dupla seis de suas composições: De Babado, Cem Mil Réis, Provei, Quantos Beijos, Você Vai Se Quiser e Quem Ri Melhor. Em 1940, após a morte do compositor, lançou o seu Silêncio de Um Minuto, um clássico. Dona de timbre grave característico, ela mesma compositora de recursos, dedicou-se a divulgar preferencialmente a obra de Noel Rosa. De sua própria autoria é, por exemplo, o samba Menina Fricote, imortalizado em disco por Araci de Almeida Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Carioca, estudou teoria, solfejo e piano no Instituto Nacional de Música. Desde cedo compunha suas próprias canções, e cantava em reuniões. Mais tarde resolveu estudar violão clássico. Na década de 30 conheceu Noel Rosa, Almirante e Luiz Peixoto, e acabou gravando um disco pela Victor, com músicas suas em parceria com o irmão Henrique Batista. Contratada pela Rádio Philips, fez sucesso no programa de Adhemar Casé, se apresentando ao lado de Noel Rosa, com quem gravou um disco. Tocou também com o regional de Benedito Lacerda e gravou em torno de 30 discos ao longo de sua carreira. Foi uma das mais importantes intérpretes da obra de Noel Rosa, além de divulgadora de seu trabalho. Entre as suas gravações de sambas do Poeta da Vila estão "De Babado" (com João Mina, um grande sucesso da dupla Marília-Noel), "Cem Mil-réis" (com Vadico), "Quem Ri Melhor", "Você Vai Se Quiser", "Provei" (com Vadico), "Silêncio de um Minuto" e "Tipo Zero". http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/ver/marilia-batista  



De: Samba do Sino - Samba Raiz <noreply@blogger.com>
Assunto: SAMBA DO SINO



Para: cidad3@yahoo.com.br