10 maio, 2013

Mãe — poema de Martins Fontes

mãe e filha primaveraCartão postal início do século XX.
-
Mãe
-
Martins Fontes
-
Beijo-te a mão, que sobre mim se espalma
Para me abençoar e proteger.
Teu puro amor o coração me acalma;
Provo a doçura do teu bem querer.
-
Porque a mão te beijei, a minha palma
Olho, analiso linha a linha, a ver
Se em mim descubro um traço de tu'alma
Se existe em mim a graça do teu ser.
-
E o M, gravado sobre a mão aberta,
Pela tua clareza, me desperta
Um grato enlevo, que jamais senti:
-
Quer dizer -- Mãe -- este M tão  perfeito,
E com certeza, em minha mão foi feito
Para, quando eu for bom, pensar em ti.
-
-
Em: 232 Poetas Paulistas:antologia,  ed. e col. Pedro de Alcântara Worms, São Paulo, Conquista: 1968, p. 131.

De: Peregrinacultural's Weblog <donotreply@wordpress.com>
Assunto: Sumário do dia para May 10, 2013
Para: sulinha3@yahoo.com.br