16 maio, 2013

Conheça as cidades menos religiosas do Brasil

Por conta da expressão “do Oiapoque ao Chuí” – que designa as extremidades do país de norte a sul – todos os brasileiros já ouviram falar na pequena cidade gaúcha de Chuí. 
Pois nenhum município brasileiro tem, proporcionalmente, tanta gente “sem religião” na mesma área quanto a cidade de 6 mil habitantes, no extremo sul do país. E embora quase 90% da população brasileira seja católica ou evangélica, lá em Chuí a soma dos dois grupos atinge apenas 30%, conferindo a ela o título de menos cristã do país. 

Curiosamente, é também no Rio Grande do Sul que se localiza a cidade mais católica do Brasil

Mas Chuí não está sozinha. Deem uma olhada no primeiro infográfico do Blog para conhecer outras 19 cidades brasileiras em que mais de um quarto dos cidadãos não se compromete com nenhuma religião, seja por optarem pelo ateísmo e agnosticismo, seja por seguirem sozinhos a própria espiritualidade.

Apesar da posição de Chuí, 12 das cidades estão na região Nordeste. Os dados são do Censo 2010, do IBGE.












NÃO É NOVIDADE PARA NINGUÉM QUE NENHUMA RELIGIÃO SE EXPANDE A RITMO TÃO ACELERADO QUANTO A EVANGÉLICA NO BRASIL, APESAR DO PAÍS AINDA SER A MAIOR NAÇÃO CATÓLICA DO MUNDO EM TERMOS ABSOLUTOS (123 MILHÕES – 64,6% DA POPULAÇÃO). HOJE, 42,3 MILHÕES DE PESSOAS - 22,2% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA, SEGUNDO O CENSO 2010, DO IBGE – SÃO EVANGÉLICAS. DEZ ANOS ANTES, 15,4% DOS CIDADÃOS SE DECLARAVAM DA RELIGIÃO. 

Mas se nacionalmente 2 em cada 10 brasileiros são evangélicos, em algumas capitais, o números aumenta para 4. Em outras, é apenas um. 

São Paulo tem mais evangélicos que qualquer outra cidade do Brasil, 2,3 milhões, mas em termos percentuais fica longe de Rio Branco (AC), onde a presença de católicos e evangélicos é quase igual. 

O segmento mais numeroso da religião evangélica são os pentecostais, sob a liderança da Assembleia de Deus, com 12 milhões de fieis. Entre as de Missão, a Batista lidera, com 3,7 milhões de pessoas. 


De: Rede Esgoto de Televisão <noreply@blogger.com>
Assunto: Rede Esgoto de Televisão

--